quarta-feira, 19 de maio de 2010

Chevrolet Malibu chega ao mercado

Um ícone. Assim pode ser definido o sedã da Chevrolet que leva o nome de um famoso balneário no estado da Califórnia (EUA). O Malibu nasceu em 1964 nos Estados Unidos da América, como uma versão topo de linha do Chevrolet Chevelle que trazia, entre outras coisas, um interior mais generoso, refinado e luxuoso. Quarenta e seis anos e sete gerações depois, ele chega ao Brasil – estará disponível para venda nos quase 600 pontos de vendas da marca Chevrolet a partir da segunda quinzena do próximo mês de junho de 2010 -, trazendo na bagagem os mesmos valores que fizeram dele um sucesso de vendas no mercado norte-americano: design atraente, excelente espaço interno, equipamentos exclusivos para o segmento – como um câmbio de seis marchas com comandos no volante - e muita tecnologia. “A proposta da General Motors para o consumidor brasileiro é oferecer a linha mais completa do mercado. Identificamos que no portifólio da Chevrolet, hoje, há espaço entre o Vectra sedã e o Omega. O Chevrolet Malibu chega para ocupar este nicho”, ressalta Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e do Mercosul. “O Malibu reforçará a tradição que a Chevrolet tem no segmento dos sedãs. História de sucesso que começou com a linha Opala, em 1968, passando pelo consagrado Monza e chegando aos atuais Vectra Sedã e Omega”, afirma José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil. No mercado brasileiro, o Malibu será comercializado em versão única, a LTZ – topo de linha –, ao preço de R$ 89.900,00. Pelas suas características de tamanho e equipamentos, terá como principais concorrentes o Honda Accord e o Toyota Camry. “Nossa expectativa de vendas é comercializar cerca de 200 carros por mês. O Malibu é um modelo que além de todas as suas qualidades em termos de espaço, itens de série e tecnologia, tem a exclusividade como outro ponto forte”, ressalta Marcos Munhoz, diretor geral de Vendas e Marketing da GM do Brasil. O Malibu foi quem inaugurou a atual identidade dos veículos Chevrolet, ou seja, a grade do radiador como um elemento trapezoidal secionada por uma barra horizontal onde é aplicada a gravata dourada, símbolo da marca. A frente robusta e elegante do novo Chevrolet está perfeitamente integrada à lateral do carro através dos seus faróis esculturais. Nas laterais, o toque de elegância é dado pelos detalhes cromados, como maçanetas, pelas molduras dos vidros e pelo friso que acompanha a soleira das portas. Chamam atenção também as linhas fluidas que dão harmonia ao visual do sedã. Completam o visual da lateral as belas rodas de alumínio aro 18, com pneus 225/50 R18, que proporcionam maior estabilidade e um rodar mais firme. “O Malibu tem linhas atraentes, daquelas que não envelhecem com o tempo e que aumentam a percepção de valor por parte do consumidor. Seu desenho é clean. Clássico, bonito e sofisticado”, define Carlos Barba, diretor geral de design da GM do Brasil e da América do Sul. Mas o design do Chevrolet Malibu recebeu inspiração de outro ícone da Chevrolet. O Corvette. Na traseira, os dois círculos que compõem as lanternas – a posição e o espaçamento – seguiram a mesma linha aplicada na quinta e na sexta gerações do esportivo, assim como o delineamento vertical da tampa, que leva a gravata dourada e tem abertura remota. O Chevrolet Malibu será comercializado na versão LTZ, equipada com o consagrado motor 2.4 litros da família Ecotec, um dos mais eficientes produzidos pela engenharia da General Motors em todo o mundo e que trabalha em conjunto com o câmbio automático/sequencial de seis marchas, com comandos no volante, que permite trocas de marchas sem tirar as mãos da direção. Vale ressaltar que esta é uma combinação inédita e exclusiva no segmento. O Ecotec 2.4 litros é um motor de quatro cilindros, que tem bloco e cabeçote construídos em alumínio, com duplo comando de válvulas, que é variável, aperfeiçoando a entrada de ar/combustível no motor e, consequentemente, o regime de rotação e funcionamento. Assim como no Chevrolet Captiva, o Ecotec desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm e a oferece torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm, sempre abastecido com gasolina. Outro atributo deste motor é a sua durabilidade. Ele foi submetido aos mais duros e abrangentes processos de validação da General Motors. O motor Ecotec é global, foi desenvolvido para atender requisitos e condições dos mais variados mercados, possui componentes globais que protegem o mesmo das diversas condições ambientais e de combustíveis como, por exemplo, injetores em aço inox, vedadores, mangueiras, válvulas e assentos de válvulas em materiais especiais, velas com durabilidade de 80.000 km. (fotos de Fábio Gonzalez)

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