A General Motors do Brasil inaugurou nesta quinta-feira (06/05/2010), uma moderna central logística no Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros - Porto SUAPE -, em Ipojuca (PE), a 57 quilômetros de Recife. O objetivo é receber veículos importados, armazená-los e distribuí-los para 14 estados das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A operação começa com o modelo Chevrolet Agile, produzido na fábrica da GM em Rosario, Argentina. O pátio em SUAPE tem uma capacidade de movimentação de até 25 mil veículos anuais.
"A decisão de iniciar este projeto representa uma importante otimização na logística de importação e distribuição de veículos. Com a nova central em Pernambuco, a GM vai reduzir o tempo de entrega dos carros Chevrolet, com foco em atender melhor os consumidores", destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.
Ardila acrescenta, ainda, que a GM decidiu investir em Pernambuco, pelo grande potencial de crescimento do estado e também pela perspectiva de desenvolvimento sustentável das regiões Nordeste e Norte.
José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, ressalta o compromisso que a GM tem com o Brasil: "Nós estamos investindo R$ 5 bilhões até 2012 porque acreditamos no país. O vigoroso crescimento econômico experimentado nos últimos anos pelas regiões Nordeste e Norte, que concentram 40% da população brasileira (cerca de 80 milhões de pessoas), alicerça nossa decisão e nossa confiança no potencial de expansão da economia brasileira".
Segundo Pinheiro Neto, as vendas de veículos no Nordeste, por exemplo, tiveram um expressivo crescimento nos últimos cinco anos, no período de 2005 a 2009, superando a média registrada pelo setor como um todo.
O evento de inauguração oficial, nos cais "4" e "5" do Porto SUAPE, contou com as participações do governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, dentre outras autoridades - além de diretores do Complexo de Suape e outras autoridades locais.
Representando a GM estiveram presentes Jaime Ardila, presidente da GM do Brasil e Mercosul, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM, Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da Chevrolet, Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM, e outros diretores da empresa.
A formalização do projeto ao governo pernambucano havia sido feita pela diretoria em nove de maio de 2008. O investimento está orçado em R$ 30 milhões.
O Porto SUAPE tem localização estratégica e reúne condições de se transformar em um importante e moderno "hub port" brasileiro, destaca Luiz Moan, diretor de Assuntos Institucionais da GM, que coordenou todo o processo de definição da localização da nova central logística da empresa.
Entende-se por hub port ou porto de transbordo aquele porto concentrador de cargas e de linhas de navegação. O termo decorre das estratégias de aumentar o tamanho dos navios, concentrar rotas e reduzir o número de escalas adotadas pelas principais companhias marítimas, notadamente a partir dos anos noventa.
"Sem dúvida alguma vamos contar com excelentes condições de operação, seja na atracação das embarcações, seja na capacidade existente de calado para diferentes portes dos navios que trarão os veículos importados. Temos a convicção de que poderemos adotar um planejamento eficiente de atividade bastante estruturado e definido, de acordo com as nossas expectativas e necessidades", acrescenta Moan.
Segundo Moan, a capacidade de movimentação da central logística é de até 25 mil veículos/ano. Nesta primeira etapa de funcionamento do entreposto, a GM trará o modelo Chevrolet Agile, que é produzido na unidade da empresa em Rosario, na Argentina, para distribuição e venda para 49 concessionárias da Rede Chevrolet nas regiões Nordeste e Norte. Ele não descarta a possibilidade de, no futuro, também serem movimentados por SUAPE, modelos de produção nacional e importados da GM de outras regiões do mundo.
Devido à excelente infra-estrutura do Porto SUAPE, os desembarques dos veículos poderão ocorrer em operações diurnas e noturnas. O pátio de veículos ocupa uma área de 37 mil metros quadrados. Para movimentar os veículos e garantir o funcionamento de toda a operação, serão necessárias cerca de 200 pessoas, incluindo mão-de-obra portuária, operadores de logística, os transportadores autônomos e grupo de apoio administrativo, dentre outros.
As atividades de toda a operação da central logística incluem desde o atracamento dos navios, inspeção de qualidade, transferência dos veículos até o pátio, seu armazenamento, preparação dos veículos nos pátios de estacionamento e de carregamento para seu transporte em carretas (cegonheiras) destinadas para as regiões Nordeste e Norte, bem como escritórios e vestiários dos funcionários e dos operadores de logística. (foto de Ataide Alba)
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