terça-feira, 25 de maio de 2010

Neste final de semana será dada a largada do Racing Festival

Máquinas, equipes e pilotos a postos para a primeira etapa do Racing Festival, evento que reúne as mais novas categorias do automobilismo nacional - Trofeo Linea e Fórmula Future Fiat - no autódromo Nelson Piquet (Jacarepaguá), Rio de Janeiro, nos próximos dias 29 e 30 de maio. Para a Fiat o Racing Festival é de extrema importância já que traz novas opções de competição para o cenário automobilístico nacional. O Trofeo Linea chega com carros de alta tecnologia dentro da categoria de turismo, veículos de competição baseados em veículos de linha, ou seja, mais uma atração do esporte a motor que oferece benefícios para o público, as equipes e os pilotos. Já o Fórmula Future Fiat é uma categoria que dá aos jovens talentos a oportunidade de continuarem a carreira de piloto, saindo dos karts para os Formulas, todos equipados com motor E-Torq 1.8 16 válvulas da FPT Powertrain Technologies que gera 160 cv de potência. No Trofeo Linea, pilotos de peso do automobilismo nacional estarão ao volante de um Fiat Linea T-Jet com o motor 1.4 turbo da FPT Powertrain Technologies equipado com kit de competição da renomada Abarth italiana. Com esta preparação, o motor turbinado do Linea ganha um perfil Racing de alta performance: a potência original de 150 cv salta para incríveis 215 cv. Para isso, o motor ganhou uma turbina maior em relação ao veiculo de rua, e passou a usar o etanol, combustível com maior poder antidetonante que a gasolina, ganhando em rendimento, além de ser ecologicamente correto. Mas não foi só isso, na parte de injeção eletrônica a versão de pista do Linea utiliza uma central eletrônica de competição da Magneti Marelli Motorsport, modelo SRA – EDL 8. Esta central juntamente com a nova bomba de combustível e as novas válvulas injetoras, todas Magneti Marelli, impulsionam e dão o suporte para o incremento de mais de 40% na potência. O acréscimo de potência e torque não poderia ficar isolado, por isso, para complementar este o motor, o carro recebeu um câmbio seqüencial importado da França, do fabricante SADEV de 6 marchas. Além disso, o Fiat Linea teve toda sua estrutura e equipamentos retrabalhados para deixar seu perfil de sedan de luxo de lado para ganhar características de um carro de competição. O carro ganhou rodas Scorro 8,5JX16” equipadas com pneus Pirelli 235/65 VR16” slick ou opção rain (biscoito) para pista molhada. As suspensões foram totalmente refeitas, sendo desenvolvidas visando um maior e melhor contato com o solo. Como elementos elásticos o carro recebeu amortecedores Koni desenvolvidos especialmente para o Linea de pista. Enormes pinças de freio da Brembo, de competição, foram importadas da Itália para complementar o carro. A carroceria recebeu peças de fibra de carbono e de vidro para contribuição de alivio e distribuição de peso, reforços de estrutura com santantonio de cromo-molibdênio foram exigências para a segurança dos pilotos e boa parte da carroceria retrabalhada. Visando dar o máximo de informações ao piloto e equipes o carro utiliza um quadro de instrumentos (dash board) de ultima geração da Magneti Marelli, capaz de armazenar diversas informações sobre o rendimento do Linea volta a volta. O desenvolvimento do modelo de competição foi totalmente realizado pela MetalMoro, empresa com mais de 40 anos no mercado automotivo, especializada em veículos de competição, em parceria com a engenharia Fiat. “Com as alterações realizadas, o carro ficou ainda mais no chão. Gostoso de dirigir e muito rápido de curva”, afirma o piloto Juliano Moro, piloto responsável pela ajuda no desenvolvimento do carro que rodou cerca de 800 km dos mais 1000 km em testes realizados nos autódromos de Tarumã e Brasília. Com Fórmulas importados da França, todos equipados com motores E-Torq 1.8 16 válvulas da FPT Powertrain Technologies com 160 cv de potência, uma das grandes vantagens da Fórmula Future Fiat é o baixo custo, viabilizando assim a continuidade dos jovens pilotos que saem do kart fazerem uma boa escola nos fórmulas e chegarem ao exterior com uma grande experiência em carros de última geração. “Por ter uma característica de 100% escola, a Fórmula Future Fiat é inédita por aqui. Os pilotos terão as mesmas condições ao longo do campeonato, uma estrutura de ponta, muito importante para que todos ganhem experiência técnica e esportiva em suas carreiras. Ou seja, todos terão o caminho correto para crescer no automobilismo”, explica Felipe Massa. O campeonato promete ser competitivo até a última etapa. As etapas do Racing Festival serão realizadas aos finais de semana no formato “rodada dupla” para cada categoria, as quais disponibilizarão o mesmo número de pontos na classificação geral. Além do título, os 22 pilotos do Trofeo Linea disputarão o prêmio de R$ 120.000,00, que será dividido ao longo das seis rodadas duplas, a primeira marcada para dias 29 e 30 de maio, no Rio de Janeiro. O Trofeo Linea pagará R$ 20.000,00 por final de semana. "Os três melhores em número de pontos das duas corridas dividirão o dinheiro", explicou Titonio Massa, da organização do Racing Festival. A premiação da categoria de turismo soma-se à da Fórmula Future Fiat. A marca italiana anuncia também uma importante novidade ao campeão da Fórmula Future Fiat, ele passará a fazer parte do Ferrari Driver Academy, criado para descobrir e apoiar pilotos jovens e talentosos do mundo todo, com o objetivo final na Fórmula 1. Ele ganhará ainda uma temporada paga na Fórmula Azzurra, além de fazer um teste na Fórmula 3 européia, tudo na temporada de 2011. Calendário do Racing Festival: 29-30/05 - Rio de Janeiro; 24-25/07 – Londrina; 21-22/08 - São Paulo; 25-26/09 – Curitiba; 16-17/10 – Brasília e 11-12/12 - Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário