terça-feira, 11 de maio de 2010

PERSONALIZAÇÃO É A APOSTA DA 3M PARA O MERCADO AUTOMOTIVO

A divisão automotiva da 3M do Brasil traz para o mercado brasileiro o STP (Specialty Trim Parts), tecnologia exclusiva de peças especiais para acabamento, que oferece para a montadora a possibilidade de personalizar diferentes partes do automóvel com a utilização de grafismos, brilho, textura, entre outros efeitos. Aplicando o STP sobre a peça original, é possível criar aspectos visuais diferenciados sem necessidade de pintura ou alteração nos ferramentais produtivos da peça. São exemplos de aplicação peças para retrovisor, maçanetas, painel e detalhes internos. O STP já está consolidado na Europa como uma tecnologia inovadora e versátil, tanto em carros quanto em motos. O produto contribui para a harmonização dos componentes customizados, de modo que se veja uma única peça. Dois modelos de automóveis recém-lançados no Brasil já trazem o STP como opção de customização de fábrica ou na concessionária: o Fiat 500 e o Mini Cooper, da BMW. A personalização de peças dos automóveis é cada vez mais comum no País, que fechou o ano de 2009 no quinto lugar em vendas mundiais de automóveis, atrás de China, Estados Unidos, Japão e Alemanha (fonte: Anfavea). "A demanda do consumidor final por diferenciar os veículos ao seu gosto particular é crescente. Os itens de design para séries especiais de fábrica são exemplo disso", destaca Flávia Mateus, especialista de marketing da divisão automotiva da 3M do Brasil. "As peças na tecnologia STP, além de já saírem das montadoras em alguns automóveis, estarão disponíveis também para comercialização nas concessionárias, possibilitando ao consumidor decidir como quer personalizar seu veículo", diz. O aumento na procura por diferenciação de produtos fez com que a 3M do Brasil, que possui um estúdio de design próprio em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, voltasse suas atenções para esse segmento. "Nossa área de design passou a desenvolver com mais intensidade projetos em parceria com as montadoras, e isso agrega mais valor ao produto final. Para garantir a flexibilidade de atendimento e competitividade, a 3M tem realizado inúmeros investimentos, como uma fábrica para produzir o STP no país, que entra em operação ainda este ano", explica Flávia. Além do STP, a 3M oferece outras soluções para diferenciação e personalização, como as Faixas Decorativas, que podem ser aplicadas em diversas partes do veículo: desde as mais convencionais como lateral, até as mais ousadas, como capô e teto. "Os nossos produtos possuem alta durabilidade e resistência a intempéries, conservando o aspecto de novo, requisito indispensáveis neste mercado. A facilidade de aplicação dos produtos torna esta customização possível tanto nas linhas de montagem quanto nas concessionárias", conclui a especialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário