A COMLURB, empresa que regulamenta a coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro, desde o ano passado trás nos seus editais técnicos de licitação o item que obriga que os novos caminhões de coleta sejam equipados com transmissão totalmente automática. A medida foi tomada visando atender uma série de requisitos, entre eles, a maior produtividade do caminhão, o menor custo de manutenção e a operação mais silenciosa, este último ressaltado com mais ênfase, porque proporciona maior conforto acústico para a população no momento da coleta. As primeiras unidades equipadas com transmissões totalmente automáticas foram feitas para as empresas cariocas Ouro Verde e Julio Simões (Stralu). A entrega dos 59 caminhões VW 17.250E Worker com transmissões totalmente automáticas foi presenciada pelo prefeito Eduardo Paes, que elogiou o fato dos motoristas não precisarem mais “trocar de marcha”, numa clara alusão às transmissões automáticas Allison.
Os motivos que levaram a COMLURB a tomar essa decisão foram óbvios: veículos mais silenciosos, pois a compactação é feita em uma rotação menor do motor. Além disso, as trocas de marcha são obrigatoriamente efetuadas nas faixas de rotações pré-programadas pela fábrica, o que reduz ruído, consumo, emissões, além de prolongar a vida útil do motor; outro motivo importante é o fato do motorista deixar de fazer aproximadamente quatro mil mudanças de marchas por turno, portanto, fica menos estressado e dirige com as duas mãos no volante, proporcionando maior segurança para a operação.
Segundo técnicos da COMLURB, “Podemos dizer que um dos diferenciais adotados foi o sistema de compactação automática, implantado nos coletores somente a partir de 2009. Em relação ao câmbio automático, 2009 foi o ano em que se investiu mais nesse tipo de tecnologia, contribuindo sobremaneira para a redução do ruído na coleta. O menor nível de estresse do motorista também foi levado em consideração. Diante disso, a COMLURB optou por substituir, de uma só vez, 59 unidades de veículos compactadores com essa tecnologia”.
Para Evaldo Oliveira, Diretor Regional para América do Sul da Allison, “O fato de que todos os veículos coletores de resíduos da cidade do Rio de Janeiro tenham de ter, obrigatoriamente, transmissões totalmente automáticas confirma nossas certezas e expectativas. Nossas certezas por que conhecemos a fundo as qualidades e as infindáveis possibilidades de uso das nossas transmissões. E nossas expectativas por que, assim como o Rio de Janeiro, é uma questão de tempo até que outras cidades adotem a mesma medida. O futuro das transmissões automáticas é agora”.
Segundo Rogério Gil Costa, da MAN/WV, “O VW Worker 17.250E com transmissão automática Allison proporciona ao frotista de lixo, uma redução nos custos e nos tempos de parada para manutenção do veículo, uma vez que evita abusos nos componentes do trem-de-força, resultando numa maior disponibilidade de operação do caminhão. Também oferece segurança e bem estar para o motorista, que deixa de fazer quatro mil trocas de marchas por turno de trabalho. O silêncio para a população é outro ponto a ser destacado, pois as trocas de marchas serão feitas sempre na rotação correta e a compactação dos resíduos em um nível de rotação pouco acima da rotação de marcha lenta do motor. Os ganhos de produtividade são muito significativos”.
Diante do sucesso da iniciativa, Allison, MAN/VW e COMLURB se uniram novamente em uma ação inédita, só que desta vez para assinar a campanha “Cidade mais silenciosa. Cheia de encantos mil”. O intuito foi cumprimentar a cidade do Rio de Janeiro pelo fato da COMLURB sair na frente no uso de caminhões automáticos na coleta de resíduos urbanos, igualando-se às principais cidades do mundo. Renato Sorriso, já um símbolo da cidade, emprestou sua imagem para a campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário