terça-feira, 3 de agosto de 2010

Audi A7: Elegância em pacote fastback

Estou estreando aqui no Blog do Moquenco, a pedido do Orestes Moquenco, para postar sobre alguns lançamentos e outras novidades. Para quem não me conhece, escrevo há um pouco mais de um ano no Blog do Play (veja aqui) e modéstia parte, fui um dos responsáveis pela criação desse Blog capitaneado pelo Moquenco. Afinal quem deu a sugestão fui eu. Mas o Orestinho também foi culpado pela criação do Blog do Play, já que tive que abrir um para ajudá-lo com algumas funcionalidades e probleminhas que ocorrem quando se usa algum serviço na internet. Mas o bloguinho com post's curtos acabou crescendo lentamente, tanto em número de leitores quanto em audiência, e os textos curtos começaram a ficar cada vez maiores e mais detalhados, enquanto o do Moquenco já colhia os frutos com o bom retorno resultante de tantos anos no jornalismo automotivo. Esse post será o primeiro de muitos que os leitores verão por aqui, e tomara que se acostumem com a minha presença por aqui.
E começando bem, vou mostrar alguma coisa do novo sedan da Audi que aposta no formato fastback para cativar os clientes dos chamados coupés-sedans.
Lançado na semana passada o novo Audi A7, no rastro da próxima geração do Mercedes CLS e do possível BMW Série 7 "GT", vem cheio de mimos de segurança e conforto: Park Assist que ajuda a estacionar; frenagem ativa que aciona os freios quando detecta uma colisão inevitável independente dos pés do motorista; detector de objetos e veículos em pontos cegos; sistema que monitora alguma mudança involuntária de faixa e alerta o motorista, dentre outros. O conforto é garantido com os bancos dianteiros com massageadores e ventilados.
O sistema de som é da consagradíssima Bang & Olufsen com 1.300 w e 15 alto-falantes, controlado pelo onipresente MMI que ajusta além do multimídia, algumas funções de conforto e supensão do carro ao toque de um botão giratório.
Para encarar as autobahns, os tapetes alemães sem limite de velocidade, a engenharia apostou na aerodinâmica ativa, com um aerofólio escamoteável que se ergue aos 80 km/h e à suspensão que se abaixa 1 cm automaticamente, tudo para garantir a melhor aerodinâmica e melhorar o downforce.
São dois motores a gasolina e mais dois a diesel, todos V6 sendo as mais potentes com 3l, a gasolina turbo com injeção direta com 300 cv e torque de 44,8 kgm/f e a turbodiesel com commom rail, tem 245 cv, mas compensa no torque de caminhão: 50,1 kgm/f.
O desempenho não é superlativo, mas quase chega lá. As versões mais potentes movidas a diesel e gasolina chegam sem esforço aos 250 km/h limitados eletrônicamente sendo o 0-100 km/h feitos em 6,5 e 5,6 segundos respectivamente.
As versões a gasolina contam com tração integral e um cambio automático tradicional com sete marchas S-tronic, com direito a aletas no volante, e as versões a diesel contam com o câmbio multitronic de variação contínua (CVT) que emula 8 marchas.
Nesses tempos em que a eficiência é um item obrigatório, a versão mais potente a diesel faz 16,7 km/l e todas as versões contam com sistema start&stop e recuperação de energia nas frenagens, que é armazenada nas baterias.
E ainda nesses tempos em que é pecado ter mais de um carro, se precisar de uma perua com um bom porta-malas, que varia de 535l a 1390 com os bancos rebatidos e ampla porta traseira que se abre eletricamente, um sedan confortável e um coupé esportivo, o carro ideal é o Audi A7 Sportback.
Interior tem bancos em couro com ajustes pneumáticos, que podem ser alcântara, com detalhes em madeiras nobres como carvalho e raiz de nogueira, além de alguns acabamentos em alumínio dos botões. E o GPS está conectado ao Google Maps com telas de 6,5 e 8 polegadas opcionais, mas é preciso ver se esse serviço estará disponível no Brasil.

2 comentários:

  1. Este é o velho Play que conheço. Parabéns pela matéria do A7. Juntar meus visitante com colaboradores como o Play, meu Blog tá mais do que bem. Obrigado amigo.

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