segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Dissecando um tensionador de correias automotivas Dayco

Responsável por gerar a tensão adequada das correias automotivas que trabalham num motor, além de mantê-las na posição correta, um tensionador agrega muita tecnologia e sofisticadas matérias-primas. E a Dayco Power Transmission apresenta este seu produto por tópicos das partes mais importantes: tampão de borracha, embuchamentos, mola de aço, polia, carcaças, fita auto-lubrificante de teflon e rolamento. 01) Tampão de borracha – instalado junto à extremidade da mola, protege o mecanismo interno de impurezas; 02) Embuchamentos – de nylon ou de bronze. Servem para o funcionamento constante das peças móveis e garantem o alinhamento das polias; 03) Mola de aço temperada e revestida – de extrema importância num tensionador automático. Possui elos concêntricos para fornecer a tensão ideal, e de forma constante, da correia, além de compensar as variações de carga sofridas durante acelerações e desacelerações. Recebe tratamento térmico para assegurar a carga específica e pintura por eletroforese; 04) Polia – feita em aço usinado ou nylon injetado. Apresenta acabamento sem ondulações e rugosidades. Seu peso é distribuído de forma balanceada, o que proporciona integridade e durabilidade à correia e à transmissão de força; 05) Carcaça – é formada por peças de alumínio injetadas e tem seu formato e dimensão determinado visando a perfeita adaptação e performance do tensionador para cada motor que foi projetado; 06) Fita auto-lubrificante de teflon – posicionada entre os elos da mola, representa garantia adicional contra desgaste e fadiga por atrito; 07) Rolamento – montado internamente às polias, é blindado (lubrificação permanente). É responsável pelo funcionamento contínuo nas diversas rotações de trabalho e pelo alinhamento das polias.

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