segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Há 50 anos a Scania assumia a produção de seus caminhões no Brasil

Em 1960, apenas três anos após sua chegada em território brasileiro, a Scania ficava frente a seu maior desafio no País: fechar as portas da sua fábrica de motores ou ficar, mas com o compromisso de assumir a fabricação completa de seus veículos, até então realizada por uma empresa nacional. A decisão tinha que ser tomada em virtude às exigências de nacionalização de conteúdo do governo brasileiro naquela época. A Scania ficou. A partir do início do segundo semestre do mesmo ano, produzia ela própria seu primeiro caminhão no Brasil e fecharia o mês de dezembro colocando no mercado nacional 304 caminhões. Essa data também marcava o início de sua descentralização mundial, já que, no final da década de 50, a produção da Scania estava ainda concentrada na cidade de Södertälje, na Suécia. A montadora também teve grande importância na construção de Brasília. Por ter os caminhões com maior capacidade de carga, eles saíam de São Paulo e outras localidades com todo tipo de material. Pela alta resistência, robustez e confiabilidade, o caminhão Scania começou a ficar conhecido e respeitado nacionalmente. Os primeiros caminhões montados diretamente pela Scania deixam a linha de montagem no Ipiranga na cor cinza claro, o modelo é um L-7550. A cor mudará para azul a partir de agosto de 1960 até ser substituída pela cor laranja. O grande campeão de vendas da montadora foi o modelo T 113H, comercializado entre os anos de 1991 a 1998, o veículo vendeu 26.398 unidades. A planta de produção que começou no Ipiranga com 250 empregados e uma capacidade de não mais que 200 motores por mês transferiu-se em 1962 para São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, e emprega atualmente quase 3.000 pessoas, com capacidade para produzir 20.000 veículos completos e 5.000 motores por ano. Desde então, foram fabricados aqui 276 mil veículos, dos quais 208 mil foram vendidos no País. Atualmente, a montadora é líder absoluta no mercado brasileiro no segmento de caminhões pesados e cerca de 40% da frota que circula pelo Brasil é Scania. Exatamente 50 anos depois, o Brasil está consolidado como o maior mercado da história da Scania para todos os seus produtos, caminhões, ônibus, motores e peças, além de abrigar em São Bernardo do Campo, uma das quatro principais fábricas de produção do mundo, junto com a Suécia, França e Holanda. A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 32 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2009, as receitas totais da Scania alcançaram 62 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 1,1 bilhão de coroas suecas.

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