A cerimônia de lançamento da oferta de ações da China Lifan Industry (Group) Co, Ltd acaba de ser realizada com sucesso, hoje, na Bolsa de Valores de Xangai, na China. Esta é a primeira iniciativa do mercado de capitais da China de absorver uma empresa automotiva de capital privado. A Lifan passa a ser a primeira indústria de automóveis e motocicletas a abrir seu capital desde a crise financeira global. Numa evolução de sua origem como fabricante de motores para motocicletas, a Lifan transformou-se em uma potência da área automotiva, cobrindo três grandes áreas de negócios: automóveis, motocicletas e motores a gasolina de uso geral. A Lifan fabrica desde veículos de passageiros, motores para veículos de passageiros, motocicletas, motores para motocicletas e motores a gasolina de uso geral até produtos para usuários finais.
O faturamento da Lifan em 2009 foi de 5,329 bilhões de yuanes. O lucro líquido destinado aos acionistas foi de 305 milhões de yuanes, com um lucro por ação de 0,41 yuan. No primeiro semestre de 2010, a Lifan deu continuidade ao seu crescimento e obteve um faturamento de 3,306 bilhões de yuanes, dos quais 202 milhões de yuanes em lucro líquido a serem distribuídos aos acionistas. A Lifan fez uma emissão pública de 200 milhões de ações, ao preço de 14,5 yuanes por ação. O lançamento online foi de 160 milhões de ações, com uma taxa de sucesso de 0,70787392%. O valor on-line de fundos congelados é de, aproximadamente, 327,742 bilhões de yuanes. O lançamento off-line foi de 40 milhões de ações, a uma percentual de colocação de 1,7396%, com direito de subscrição de 57,48 vezes, sendo que o volume total de fundos congelados é de 38,404 bilhões de yuanes.
O total arrecadado será investido, principalmente, em um novo projeto de produção de 150.000 veículos de passageiros, na produção de motocicletas e também na fabricação de 200.000 motores automotivos e de uso geral, representando uma previsão anual de produção da ordem de 1 milhão de unidades. A filosofia do Grupo Lifan se baseia no que a organização aponta como seus “três tesouros”: a inovação, a exportação e a reputação. Como uma das principais organizações de alta tecnologia do mercado chinês, o Grupo Lifan é uma das primeiras corporações privadas a possuir um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) autorizado pelo governo.
No ranking de centros de P&D organizados pela Comissão de Desenvolvimento e Reforma Nacional da China, a Lifan obteve a 2º posição no setor de motocicletas. A empresa se situa em 24º lugar em propriedade de patentes, sendo a única empresa da indústria de automóveis e motocicletas a ostentar este recorde. O Grupo Lifan detém 1.566 patentes válidas e 1.023 aplicações de patentes. Em dezembro de 2009, a empresa foi condecorada pelo órgão nacional de patentes da China como “Modelo de comprovação de patentes entre as empresas nacionais”, a única empresa selecionada da província de Chongqing e também a única empresa do ramo de motocicletas a receber esta distinção. Em março de 2010, o Grupo Lifan recebeu o “Prêmio da Mais Alta Qualidade em Administração”, honraria concedida pelo governo municipal de Chongqing a apenas uma entre cinco empresas selecionadas.
No que se refere às diferentes características de sua administração, tanto no mercado doméstico como no mercado internacional, o Grupo Lifan adota variadas e flexíveis metodologias de expansão, além de uma política diferenciada para o canal e um modelo de vendas personalizado. Isto lhe confere um importante papel na expansão e na abrangência do canal de vendas e na cooperação em longo prazo. Num trabalho contínuo de mais de 10 anos, o Grupo Lifan já se transformou em uma das organizações que possui os mais altos níveis de reputação e reconhecimento de marca, tanto no mercado doméstico como no mercado internacional.
Graças ao sucessivo aumento de seus investimentos, o Grupo Lifan seguirá expandindo sua capacidade produtiva. A escala de produção e a cooperação são fatores que merecem atenção especial. Simultaneamente, os novos equipamentos adquiridos por meio dos recursos angariados pela abertura de seu capital poderão trazer grandes avanços para a automação da produção, a racionalização da mão de obra e à maior produtividade de seus profissionais. No longo prazo, os maiores investimentos derivados desta iniciativa poderão estabelecer uma sólida base para a estratégia de crescimento da empresa como um todo. Este fato tem grande relevância para o aumento da competitividade da organização no longo prazo.
No futuro, o Grupo Lifan pretende ater-se cada vez mais à sua estratégia de propriedade de sua marca, de manter a independência de sua pesquisa e desenvolvimento e de perseguir a internacionalização. Usando como referência alguns modelos de desenvolvimento de sucesso, como a Honda, a Lifan seguirá fomentando sua principal competência na área de tecnologia de propulsão, para desenvolver seus três principais segmentos de negócios, que incluem automóveis, motocicletas e motores de uso geral. Entre as metas da Lifan, destacam-se também a expansão de sua distribuição industrial para o mercado global, concretizando negócios conjuntos, tanto no mercado doméstico como internacional, para transformar o Grupo Lifan em uma grande corporação mundial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário