A Volvo Cars apresenta no Salão de Los Angeles, entre os dias 19 e 28 de novembro, uma versão em escala do Volvo Air Motion Concept, veículo em forma de concha fabricado a partir de fibra de carbono ultraleve e movido por ar comprimido. A idéia por trás deste conceito é reduzir o peso e a complexidade e, ao mesmo tempo, potencializar a diversão ao dirigir.
Potentes motores de ar comprimido substituem o pesado propulsor à combustão e propiciam a eliminação de milhares de componentes existentes em um carro tradicional. Compartimentos de reposição de ar são utilizados para comprimir o ar necessário para abastecer o tanque central. A compressão é obtida por meio da conversão da força dos ventos em eletricidade. Os motores se resfriam quando carregados em vez de esquentar, dispensando assim o uso de sistemas de refrigeração.
A integração dos desenhos do chassi, interior e suspensão também contribui significativamente com o projeto, que tem peso total de pouco mais de 400 kg (902 libras) e não utiliza uma única gota de gasolina. O Volvo Air Motion foi desenvolvido no Volvo Monitoring and Concept Center (VMCC), inaugurado em 1986 em Camarillo, na Califórnia. A equipe do VMCC Air Motion Team é formada por Chris Benjamin, Dean Bakker, Steve Goodrich, Bjorn Wessman, Doug Frasher, Dean Shaw e Geza Loczi.
Design Challenge
Há sete anos, os principais estúdios de design automotivo da Califórnia concorrem ao Design Challenge, que a cada ano tem uma temática diferente. A edição deste ano será a primeira a contar com a participação de estúdios do Japão e da Alemanha, o que confere uma dimensão internacional ao concurso, conhecido por incentivar o uso da criatividade para explorar novas idéias em design automotivo. O tema da edição deste ano do Design Challenge é voltado aos projetos capazes de reduzir o consumo de recursos naturais. O objetivo é apresentar um veículo eficiente, leve e com capacidade para quatro ocupantes. Ele deve ser confortável e seguro, além de proporcionar desempenho satisfatório, sem comprometer o estilo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário