quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Iveco Trakker 8x4, máquina para trabalhos ininterruptos

A Iveco, a marca de caminhões que mais cresce no mercado nacional, traz para o Brasil o melhor caminhão para trabalhos pesados em mineradoras e construção civil de grande porte. Trata-se do Iveco Trakker 8x4, um extrapesado inteiramente desenvolvido para operações fora de estrada e que faz sucesso no mercado mundial por seu alto desempenho operacional, mesmo quando submetido às mais severas aplicações. Mais de 60.000 unidades da linha Trakker já foram vendidas pela Iveco em todo o mundo. O novo Iveco Trakker 8x4 é mais que um caminhão fora de estrada: é uma máquina profissional concebida para trabalhar ininterruptamente sob as mais exaustivas condições de carga, relevo e clima. Ele vem com o consagrado motor Iveco FPT Cursor 13, de 420 cv de potência e 1.900 N.m de torque máximo. A transmissão é automatizada, com caixa ZF Astronic de 16 velocidades com intarder, que combinado ao Iveco Turbo Brake dá ao modelo capacidade de frenagem de 910 cv, a maior da categoria. Além disso, o freio ABS é de série. Com carga útil de 35.500 kg e PBT técnico de 50.000 kg, o Iveco Trakker 8X4 tem capacidade máxima de tração (CMT) de 132 toneladas, chegando, em condições excepcionais de operação, a 176 toneladas (a maior da categoria). Com esse novo produto, a Iveco oferece mais uma opção no promissor mercado off-road, que representa cerca de 8% das vendas dos caminhões extrapesados no País. A Iveco tem avançado nesse mercado. O Iveco Trakker 6x4, lançado no Brasil em 2008, já ganhou o respeito por sua excepcional robustez, baixo custo operacional e grande disponibilidade de utilização. Com ele, a Iveco multiplicou por cinco o market share da marca nesse segmento desde então e dá uma indicação do potencial de crescimento com o novo modelo. “O Iveco Trakker 8X4 é mais um passo dentro da estratégia da Iveco de oferecer a maior e a mais moderna gama de caminhões do mercado, para atender a todos os tipos de transporte”, explica Marco Mazzu, presidente da Iveco Latin America. “E com o Iveco Trakker 8X4 estamos inovando ao vender o produto com pacotes de serviços de pós-venda que garantem a total disponibilidade de utilização do caminhão”, diz Mazzu. “Oferecemos seis opções de serviços de manutenção que batizamos como Iveco Service Combos. Com eles, o cliente opta pelo pacote que melhor se adapta à sua realidade de operação”, diz Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco. “Este é um mercado em que é mandatória a alta produtividade. No setor de mineradoras e de construção civil de grande porte, os caminhões costumam trabalhar sem desligar o motor em regime de 24 horas por dia”, afirma o diretor da Iveco. Enquanto o Iveco Trakker 6x4 é produzido no Brasil, inicialmente a versão 8x4 será importada da fábrica da Iveco em Madri, na Espanha, especializada na produção dos caminhões dessa linha e a principal plataforma de exportação desse produto para todo o mundo. Contudo, os modelos comercializados no Brasil recebem adaptações projetadas pelo Centro de Desenvolvimento do Produto da Iveco em Sete Lagoas (MG), para atender plenamente às necessidades específicas de operação no País e em outros mercados latino-americanos. Essas adaptações foram definidas depois que o Iveco Trakker 8x4 foi amplamente testado nas mais variadas e severas condições de utilização no Brasil. Desde 2009, modelos foram emprestados a mineradoras e construtoras no País. “A Iveco não fez simplesmente a ‘tropicalização’ do caminhão, mas uma profunda adequação do produto à realidade brasileira, levando-se em conta as informações coletadas em testes exaustivos no campo”, conta Cristiane Nunes, gerente de Marketing de Produto da Iveco. O Iveco Trakker 8x4 já é um sucesso, de acordo com Alcides Cavalcanti, diretor de Vendas e Marketing da Iveco no Brasil. “Antes mesmo do seu lançamento oficial, a Iveco já vendeu 45 veículos para a Nacional Minérios SA (Namisa)”, afirma ele. “Nosso novo produto já chega ao mercado com o aval de uma das principais empresas brasileiras e líder no setor siderúrgico do País”, completa o diretor. Os veículos já estão em operação desde dezembro de 2010 na mina de ferro da empresa, localizada em Congonhas (MG).

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