segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mercedes-Benz entrega o Econic de número 10 mil com transmissão automática Allison

O Econic de número 10 mil, equipado com uma transmissão automática Allison, foi oficialmente entregue à AWB, empresa coletora de resíduos urbanos de Colônia, na Alemanha. A AWB já conta com cerca de 130 Mercedes-Benz Econics com transmissão automática Allison em sua frota, que nos próximos três anos será revigorada com a incorporação mais 76 novas unidades. “No momento o mercado não oferece uma nova alternativa melhor que o Econic, e as transmissões automáticas Allison tem superado nossas expectativas em termos de eficiência e confiabilidade no exercício do trabalho diário. Trata-se de uma excelente combinação para esse tipo de serviço público”, explica Herbert Winkelhog, diretor da AWB. “Há 10 anos os Econic têm sido uma constante em nossa frota. E estamos satisfeitos de que eles continuarão circulando pela cidade de Colônia no futuro”. Em seu lançamento, em 1998, o Econic foi apresentado como um chassi exclusivamente voltado para a coleta de lixo. Mas seja em Estocolmo, Berlim ou Paris, o conceito low-entry (piso baixo) rapidamente mostrou seus benefícios para vários outros segmentos. Agora, o Econic tem sido utilizado para uma grande gama de aplicações que vão de serviços municipais, a distribuição, serviços em aeroportos, entrega de bebidas, combate a incêndios e até veículos de entrega de combustíveis. Desde 2008, o Econic também está disponível com motor movido a CNG ― Compressed Natural Gas ― gás natural. E desde o início da existência desse modelo a Mercedes-Benz optou, exclusivamente, pelas transmissões automáticas Allison. Essa combinação garante melhor dirigibilidade, conforto e um grande compromisso entre eficiência e consumo de combustível. No momento, todos os Econic são produzidos com transmissões automáticas Allison da Série 3000, enquanto a instalação do retarder é opcional. O versátil Econic está disponível com quatro, seis ou oito rodas e peso bruto que pode variar de 18, 26 e 32 toneladas. O motor pode ser o OM 906 LA de seis cilindros em linha e potência entre 175 kW (238 cv) e 210 kW (286 cv) ou o OM 926 LA com 240 kW (326 cv). Como alternativa para os propulsores diesel, desde 2002, o Econic pode vir equipado com um motor GN M906 LAG movido a gás com 205 kW (279 cv). A partir da sua apresentação, mais de mil Econic movido a gás estão em atividade. Quer seja a diesel, quer seja a gás, ambos atendem às leis de emissões EEV vigentes na Europa. Além disso, o biogás CNG Econic usado para a coleta de lixo em Estocolmo, na Suécia, é isento de emissões de CO2. Graças ao conversor de torque as transmissões Allison totalmente automáticas garantem um excelente desempenho para o veículo nas baixas rotações do motor, mesmo quando estão combinadas com propulsores de combustíveis alternativos, como os movidos a CNG. O fato de o conversor multiplicar o torque do motor se torna essencial para os modelos movidos a gás. “As transmissões Allison se caracterizam por proporcionar uma alta eficiência, com um mínimo de manutenção, o que fez com que se tornassem um item praticamente standard no Econic. Esse foi um fator preponderante no sucesso do caminhão”, analisa Michael Dietz, chefe de vendas especiais da Mercedes-Benz. Mais segurança O assoalho baixo dos veículos low entry e a cabine rebaixada são características bem vindas para os motoristas, sobretudo quando as entradas e saídas do veículo são freqüentes e fazem parte do dia a dia no trabalho. “No passado, pés, ligamentos e joelhos sofriam com esse tipo de esforço nos veículos com cabines normais. Desde o uso do Econic, esses casos foram sensivelmente diminuídos”, afirma Herbert Winkelhog, diretor da AWB. O parabrisa panorâmico, os vidros da portas e o bom posicionamento dos espelhos retrovisores proporcionam uma excelente visibilidade, principalmente em área urbanas. Além disso, as transmissões automáticas Allison tornam a vida mais fácil para o motorista e demais ocupantes do veículo. Transmissão resistente e duradoura Existe a comprovação de que as transmissões automáticas Allison são a solução ideal para percursos que exigem muito do veículo ― onde o ciclo de trabalho é especialmente pesado ―, e onde confiabilidade, durabilidade e desempenho são imprescindíveis. “Nas transmissões Allison o conversor de torque é fator importante na aceleração e desempenho do veículo”, comenta Manlio Alvaro, gerente de marketing da Allison para a Europa. “O conversor de torque assegura a conexão com o motor sem a necessidade da existência de uma embreagem seca. Ele proporciona resultados superiores de desempenho, reduzindo simultaneamente o stress e o desgaste do usuário, tornando-se imprescindível para as aplicações de coleta de lixo ou outras aplicações de ciclos pesados com inúmeros para e anda. Esses são apenas alguns dos motivos que garantem às transmissões Allison confiabilidade no setor. As transmissões automáticas Allison da Série 3000 contam com seis marchas e avançado comando eletrônico de controle. Oferecem ótimas sequências de mudanças de velocidade mantendo o motor do veículo sempre na faixa de rotação de melhor aproveitamento da sua força. Por todas essas razões o Econic com transmissão automática Allison proporciona uma inigualável combinação de desempenho, produtividade e eficiência de combustível.

Um comentário:

  1. Realmente esse modelo é bastante adequado para diversas aplicações, como por exemplo para corporações de bombeiros, em que menos tempo perdido em embarque e desembarque por conta da cabine de piso mais baixo podem representar a diferença entre a vida e a morte...

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