terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Mitsubishi Lancer Evolution X: novidades no sedã esportivo

A mais nova versão de um dos veículos mais desejados do mundo, o Mitsubishi Lancer Evolution X já está disponível para o mercado brasileiro. Sinônimo de vitória no World Rally Championship (WRC), onde sagrou-se tetracampeão, o Lancer Evolution X migrou para as ruas e se tornou um verdadeiro objeto de desejo, ao unir tecnologia e alta performance com sofisticação e conforto. Em sua mais recente geração, disponível neste segundo semestre nas concessionárias da Mitsubishi, além de trazer o DNA 4x4 da marca impresso em cada detalhe, o Lancer Evolution X incorpora conforto e desempenho, características que o alçam ao patamar de um autêntico carro esportivo de luxo. Design Arrojado À primeira vista o Lancer Evolution X impressiona com suas linhas modernas, com destaque para a grade dianteira em forma trapezoidal de grande superfície, que se mostra imponente no painel frontal do veículo. O conjunto ótico potencializa o visual esportivo e traz tecnologia de segurança intensiva, além de faróis bi-xenon com lavador e controle automático de altura, faróis de neblina e sistema AFS (active front light system), que melhoram a visibilidade em curvas. Projetado para obter o máximo desempenho nas pistas, o Lancer Evolution X reforça esta sua personalidade com a presença de vários itens da carroceria em alumínio, como teto, para-lamas dianteiros e capô. O resultado é um veículo mais leve e com centro de gravidade mais baixo, que confere maior estabilidade, mesmo em velocidades superiores e em trechos sinuosos. O design esportivo se torna completo com a presença do aerofólio traseiro, especialmente construído para melhor aproveitar o efeito down force (o veículo ganha mais aderência à medida que se acelera), somado ao charme conferido pelas ponteiras duplas dos escapamentos em inox. Premium Os bancos dianteiros esportivos Recaro® (tipo concha) oferecem alto nível de retenção ao motorista e passageiro e também são aquecidos e revestidos em dois tons de couro, proporcionando conforto e segurança ao dirigir. No painel de instrumentos, onde predomina luz prateada, chamam a atenção os detalhes que realçam esportividade, como os ponteiros em ângulos retos e o computador de bordo que oferece 19 funções diferentes: indicador de marchas, temperatura do motor, combustível, posição de tração, posição de transmissão, advertências diversas, temperatura externa, idiomas disponíveis, rest reminder, menu setup, autonomia, momento de manutenção, odômetro parcial, velocidade média, média de consumo, s-awc, abastecimento e aviso de portas abertas. O volante esportivo incorpora os comandos de áudio, piloto automático e paddle shiftts, resultando em um conjunto harmônico e suave, sem perder o espírito das pistas de velocidade. O conforto interno é valorizado ainda mais com a presença dos sensores de chuva (acionamento automático dos limpadores de para-brisa), de luminosidade (acendimento dos faróis e do painel de instrumentos quando há pouca iluminação natural) e do ar-condicionado. Desempenho, tecnologia e muito estilo Extremamente esportivo, o Lancer Evolution X conta com o novo motor MIVEC DOHC 2.0 L turbo, 16 válvulas com intercooler, que garante uma potência de 295 CV e 37,3 kgf.m de torque. Este motor, em alumínio, tem menor peso e agora está alojado em uma região mais baixa do veículo com relação às versões anteriores, o que diminui o centro de gravidade do conjunto. Além disso, as tomadas de ar sobre o capô propiciam maior refrigeração e melhoram o rendimento do motor. A transmissão Twin Clutch SST (Sportronic Shift Transmission) é sinônimo do que há de mais avançado e que permite três modos de condução: normal, sport e super-sport. Seu sistema de dupla embreagem, com pré-acoplamento, possibilita respostas extremamente rápidas nas mudanças de marcha. Isso é possível, pois as marchas ímpares e pares são colocadas em engrenagens separadas no eixo de entrada, o que faz com o que o sistema funcione como se o veículo possuísse dois câmbios trabalhando simultaneamente, e o resultado são trocas dinâmicas e na rotação ideal. Na prática, tanta tecnologia permite que o Lancer Evolution X se comporte, em modo normal de direção, como qualquer veículo automático. Já no modo super-sport possibilita ao condutor experimentar uma direção esportiva ao extremo, caracterizada por trocas de marchas efetuadas em altas rotações, alinhada a um excelente desempenho do freio motor. Segurança Ativa Para se compatibilizar com a performance, o novo sistema de tração integral tri-mode (AWD) permite ao condutor escolher entre três diferentes tipos de calibração com total segurança: asfalto, terra e/ou piso molhados e lama e/ou pisos escorregadios. Total estabilidade e alta qualidade de frenagem, independente das condições de uso, são uma característica do Lancer Evolution X, graças ao exclusivo conjunto tecnológico: sistema S-AWC (Super All Wheel Control), que possibilita quatro diferentes controles de tração; ACD (diferencial central ativo), ASC (controle de estabilidade ativo), ABS-S (sistema anti-bloqueio de freios esportivos) e AYC (controle de aceleração lateral). Alinhado ao DNA 4x4 da Mitsubishi, o Lancer Evolution X traz um sistema de suspensão esportiva independente nas quatro rodas com tecnologia de última geração e braços de alumínio. E ainda dispõe de uma configuração vista apenas em linhas de competição e alta performance, composta pelos amortecedores Bilstein® e molas Eibach®. O controle suave de todo esse sistema fica a cargo dos freios Brembo®, que equipam os veículos top de competição, nas mais diversas categorias do automobilismo. Para incrementar, a aderência e desempenho foram selecionados os pneus esportivos de perfil baixo 245/40 que, associados às rodas BBS® raiadas e forjadas de 18 polegadas, imprimem um novo visual ao veículo. A carroceria conta com o sistema RISE de segurança, exclusividade da Mitsubishi, que preserva a célula dos passageiros por oferecer alta absorção de impactos. O Lancer Evolution X foi desenvolvido com base no conceito de proteção total e conta com o sistema full airbags, composto por dois frontais, quatro cortinas, dois laterais e um específico para o joelho do motorista. O veículo está disponível em cinco cores: preta, vermelha, prata, cinza e branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário