sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Novo Audi Q7: primeiro SUV com transmissão tiptronic de oito velocidades do mercado

No seu lançamento em 2006, o luxuoso Q7 rapidamente se impôs entre os chamados SUV´s, (sigla para sport utility vehicles) exibindo uma proposta de design imponente e tecnologia de ponta. Com alguns retoques de estilo e mais recursos de conforto e entretenimento a bordo, a versão 2011 chega ao Brasil ainda mais bonita e mais agradável de dirigir. Mostrando que a Audi está na vanguarda da tendência mundial de downsizing dos motores, o Q7 apresenta o moderno e eficiente 3.0 TFSI, combinado à nova transmissão Tiptronic de oito marchas. Externamente, o Q7 2011 mantém as medidas generosas e a conhecida elegância. O ponto principal do design é a frente agressiva, com grade ampla, cromada, expressando a identidade Audi. O conjunto se completa com os faróis bi-xenon com iluminação por leds, que já se consolida como um distintivo da marca. A silhueta musculosa transmite a um só tempo elegância, força, sofisticação e esportividade. É o reflexo de um conceito de produção moderno, que elege cuidadosamente cada material, de forma a conceber um perfeito equilíbrio entre forma e função. A ordem é privilegiar não apenas a beleza, mas também a rigidez estrutural e a aerodinâmica. Foi a partir desse incansável exercício que a carroceria do Q7 recebeu partes confeccionadas em alumínio, como a tampa traseira, as caixas de roda e os para-lamas. A alma do Q7 Mas é sob o capô que se esconde o mais poderoso trunfo do Q7: o novo motor 3.0 TFSI, com seis cilindros em V. O propulsor, mais compacto e leve que o anterior V8, além de ser mais econômico e muito menos poluente, entrega mais desempenho e eficiência. No caso do Q7, a comparação com a versão V8 4.2, vendida no Brasil até o final do ano passado, impressiona: a aceleração de 0 a 100 km/h, antes obtida em 7,4 segundos, baixou para 6,9 segundos neste V6 de última geração. O segredo do excepcional aproveitamento energético está na combinação de tecnologias de ponta, como o sistema de sobrealimentação por compressor volumétrico Roots e o sistema de injeção direta de gasolina (FSI). O compressor Roots tem dois rotores que geram uma pressão máxima de 0,8 bar quando giram a 23 mil rpm, o equivalente a uma tonelada de ar por hora. O ar que passa pelo compressor é resfriado em dois intercoolers de alumínio arrefecidos por água. Paralelamente, a injeção direta de combustível é feita por sistema common rail a uma pressão de até 150 bar nas câmaras de combustão. A rápida ação dos seis injetores permite até três injeções por ciclo operacional. Com essas características, o 3.0 TFSI rende 333 cv de potência e atinge velocidade máxima de 245 km/h. Mais impressionante é o torque máximo de 44,9 kgfm (440 Nm) a apenas 2.900 rpm, o qual se mantém nessa faixa até 5.300 rpm. A combinação com a nova transmissão Tiptronic de oito marchas, com opção de comando por meio de aletas atrás do volante (shift paddle), proporciona mudanças rápidas, apropriadas ao estilo do motorista e às condições do terreno. O motorista pode escolher entre o modo esportivo e econômico. A nova caixa ajuda a reduzir o consumo em até 5%. Falando nisso, o baixo consumo de combustível surpreende: o Q7 chega a fazer 11,7 km/l na estrada. A emissão de CO2 é de 249 g/km, 21% inferior à do motor V8. O Q7 conta com um chassi de construção sofisticada, com braços de alumínio independentes para cada roda. A inteligência de operação fica a cargo do consagrado sistema de tração quattro, exclusivo dos modelos Audi, que regula a distribuição de força entre os eixos dianteiro e traseiro, podendo transferir, se necessário, até 70% da força de tração para a dianteira ou até 85% para a traseira. As rodas de liga leve são de 20 polegadas, calçadas com pneus 275/45. Beleza interior Os três metros que separam os eixos dianteiro e traseiro criaram o espaço perfeito para que os engenheiros e designers da Audi pudessem conceber um interior amplo, que acomoda com todo conforto e segurança até sete pessoas. No ambiente acolhedor, sob a luz abundante que desce pelo vidro do teto solar panorâmico (com acionamento elétrico), a preocupação com o conforto e a ergonomia pode ser percebida nos mínimos detalhes, a começar pelo toque macio do couro Verano que recobre os bancos, as laterais das portas, o volante e a alavanca do câmbio. A tecnologia também dá sua contribuição, oferecendo requintes como as saídas de ar-condicionado independentes para motorista e passageiro da frente. Um eficiente sistema de evaporação mantém a climatização constante, agradável e de maneira uniforme entre os passageiros da frente e de trás. A viagem fica mais prazerosa com o pacote de entretenimento do Q7, que inclui o Audi Music Interface, um sistema acessível a diversos modelos de tocadores MP3 e MP4, incluindo o IPod. Outro destaque é o Audi MMI (Multi Media Interface), que gerencia as funções e informações do veículo, como climatização, sonorização, sistema de auxílio de estacionamento, relógio e termômetro externo. Os dados ficam disponíveis em um display colorido de 6,5 polegadas, localizado no centro do painel. O sistema Bluetooth é de série. Ainda em relação à conveniência, quem dirige o Q7 conta com um importante assistente de estacionamento, o Audi Parking System Advanced. Com alerta de aproximação e uma câmera instalada na tampa do porta-malas traseiro, o sistema captura as imagens e as envia para a tela do MMI. O motorista vê a localização e a distância em relação aos obstáculos, e pode movimentar o veículo para trás sem precisar virar o pescoço ou guiar-se pelos retrovisores. Tecnologia que salva Do ponto de vista da segurança - ativa e passiva -, o Q7 tem tudo o que se espera de um SUV de luxo e muito mais: freios ABS, carroceria com zonas de deformação programadas, reforços em pontos mais vulneráveis, ausência de cantos vivos dentro e fora do carro, além dos cintos com controle elétrico e de seis air bags (dois frontais e quatro laterais). Para evitar colisões laterais com motociclistas ocultos em pontos cegos, por exemplo, e também facilitar as manobras de troca de faixa, o Audi Q7 pode ser equipado opcionalmente com o Audi Side Assist. O sistema usa radares no para-choque traseiro que monitoram as áreas próximas e a traseira do veículo, para alertar o motorista no caso de alguma aproximação. Um sinal de luz amarela na lateral dos espelhos retrovisores indica que o motorista não deve mudar de faixa. Caso insista na mudança e acione a seta, o sistema dispara um flash para alertar do risco de colisão. Os sensores, com alcance de 50 metros, podem ficar ligados constantemente, bastando um toque na tecla que fica na lateral da porta. Extensa lista de equipamentos Também oferecido como opcional, o Adaptative Cruise Control é um controlador de velocidade de cruzeiro ligado a um sistema de radar que monitora distância e velocidade. O equipamento reduz automaticamente a velocidade quando o Q7 se aproxima de outro veículo, e retorna à velocidade preestabelecida quando detecta que o caminho está livre. A “leitura” é feita por radares instalados no para-choque dianteiro. Basta ao motorista escolher a velocidade e a distância a ser mantida, e preocupar-se somente com o volante. O sistema se encarrega de avaliar as condições de aceleração e frenagem. Na passagem por um guichê de pedágio, por exemplo, basta acelerar a mais de 30 km/h e dar um toque no sistema para que ele retome as condições escolhidas. O Audi Q7 á está disponível na rede de concessionárias Audi a partir de R$ 320 mil, em oito opções de cores e três de revestimentos internos. Por esse valor ele vem com um extenso pacote de itens de conforto, conveniência, segurança e acabamento. Os únicos equipamentos opcionais são o Audi Side Assist, o controlador de velocidade adaptativo, o pacote de entretenimento traseiro e o sistema keyless-go.

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