quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Panamera S Hybrid: 380 cv com baixo nível de emissões

O Panamera S Hybrid marca o início de um novo capítulo na história da Porsche, ao mesmo tempo em que dá continuidade à história de sucesso de seu Gran Turismo de quatro portas. Sem sacrificar o caráter esportivo e a elegância, a nova versão combina uma potência total de 380 cv com o melhor consumo de combustível possível - 14,7 km/l - e emissão de apenas 159 g/km de CO2. Isso faz não apenas com que o Panamera S Hybrid seja o Porsche mais econômico de todos os tempos comoo coloca muito à frente de todos os outros veículos híbridos de produção em sua categoria quando se trata de consumo de combustível e emissões de CO2. Esses valores são alcançados graças aos pneus com resistência à rolagem ainda mais baixa para todo tipo de clima, desenvolvidos especialmente para o Panamera pela Michelin. Esses pneus são opcionais, mas mesmo com os pneus convencionais o consumo e as emissões do Panamera S Hybrid se encontram em um nível muito baixo, sem precedentes dentro da sua categoria: 14,0 km/l e 167 g/km de CO2. O Panamera S Hybrid estabelece novos padrões, tanto em termos de desempenho clássico quanto comparado com características de veículos híbridos. Ele acelera de zero a 100 km/h em 6,0 segundos, alcançando a velocidade máxima de 270 km/h. No modo puramente elétrico, o carro percorre aproximadamente dois quilômetros e a velocidade da propulsão elétrica pode chegar a 85 km/h, dependendo das condições. A propulsão híbrida da Porsche é também o único sistema no mundo com a capacidade de explorar outras reservas de consumo, graças à chamada "navegação" em estradas e avenidas. Isso faz com que o trem de transmissão seja desativado e desligado em velocidades de até 165 km/h (no Cayenne S Hybrid: 156 km/h) durante as fases em que o motor a combustão não está fornecendo potência.
O Panamera S Hybrid conta com a mesma combinação de motores que já se provou competente no Cayenne S Hybrid: a propulsão principal é proporcionada por um motor V6 comprimido de 3 litros com 333 cv de potência, apoiado por um motor elétrico com 47 cv de potência. Ambos dão potência ao Panamera S Hybrid tanto juntos como separados. O motor elétrico também opera como um gerador e um arranque. Juntamente com a embreagem de separação, ele forma o módulo híbrido compacto localizado junto ao motor a combustão e a transmissão. O motor elétrico está conectado a uma bateria híbrida de metal níquel (NiMH) onde é armazenada a energia elétrica recuperada das frenagens e da tração. O conhecido câmbio Tiptronic S de oito marchas lida com a transmissão da potência que vem de fábrica nos modelos Cayenne, e conta com uma ampla gama de relações de transmissão. Em termos de equipamento, o Panamera S Hybrid conta com uma especificação ainda mais elevada do que o nível já bastante generoso do Panamera S com motor V8 aspirado. A versão híbrida vem de fábrica com suspensão a ar adaptável (incluindo o sistema adaptável de absorção de choques com o PASM), Servotronic e limpador do vidro traseiro. O novo Gran Turismo também conta com o conceito inovador de mostrador do Cayenne S Hybrid, que oferece ao motorista todas as informações relevantes sobre as condições da direção híbrida específica do veículo. Com o novo híbrido, a linha Panamera passa a contar com seis versões diferentes. Esta oferta reforça a importância estratégica do "Porsche Intelligent Performance" e cria realces completamente novos no exclusivo segmento de categoria superior - um carro tanto esportivo como ecológico. Isto vai de acordo com aquilo que os clientes desejam, conforme pode ser verificado pelo seu enorme sucesso no mercado: aproximadamente 15 meses após o início de suas vendas, quase 30.000 veículos já foram entregues. Isso significa que Panamera conseguiu obter uma participação de 13% no mercado de veículos de luxo. No Brasil, ele respondeu em 2010 (seu primeiro ano completo de comercialização no País) por mais de 60% das vendas em sua faixa de mercado, formada pelos sedãs de alto luxo e desempenho, com 127 unidades vendidas. A Stuttgart Sportcar, importadora oficial da Porsche, ainda não tem previsão de comercialização do Panamera S Hybrid no País.

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