quinta-feira, 24 de março de 2011

Marcopolo lança novos ônibus Paradiso Double Decker 1800 e Low Driver 1600

A Marcopolo lança dois novos modelos de ônibus rodoviários da Geração 7, o Paradiso Double Decker 1800 (dois pisos) e o Paradiso Low Driver 1600 (condutor posicionado mais abaixo). Os veículos foram desenvolvidos para oferecer ainda mais conforto, segurança e ergonomia, além do acabamento futurista, identidade da empresa, para o transporte de passageiros. A principal mudança externa é o desenho do veículo, com novo conjunto ótico, com LEDs nas luzes de direção e de posição - Daytime Running (farol diurno), que aumentam a eficiência luminosa e a durabilidade e reduzem a necessidade de troca/manutenção. Os dois modelos ganharam desenho mais arrojado, com novos para-brisas panorâmicos, maiores e curvos, que ampliam a visibilidade para o motorista e passageiros. Isso faz com que os viajantes da parte dianteira superior tenham a percepção de “visão total” do trajeto e da paisagem. Além disso, os novos espelhos retrovisores reforçam a identidade Marcopolo. Internamente, a principal novidade é a elevação do padrão de conforto e de segurança. Os veículos ganharam novas portas, mais largas, e escadas com desenho inedito para os degraus, que tornam a operação de entrada e saída mais confortável e agradável. A segurança também é garantida pelos corrimãos posicionados de forma mais acessível e iluminação em LEDs por meio de sensores de presença que acendem e apagam as luzes automaticamente. O Paradiso LD 1600 conta, ainda, com uma meia parede com pega-mão. Outra inovação dos veículos é o teto solar panorâmico no salão de passageiros, que permite maior contato com o ambiente externo. A iluminação do salão de passageiros é toda em LEDs, com luzes indiretas, que criam um ambiente de comodidade e sofisticação. Os LEDs estão presentes também nas luzes de leitura dos porta-focos, com acionamento por toque, que contam ainda com saídas individuais para ar-condicionado, plug para fone de ouvidos e controle de volume do som. Os amplificadores de áudio são individuais e integrados ao porta-focos. Para maior conforto, os dois modelos dispõem de novo monitor frontal em LED de 23 polegadas e monitores em LED de 15 polegadas, posicionados no teto ao longo de todo o salão para possibilitar a melhor visibilidade em qualquer poltrona. No piso inferior do Paradiso DD 1800, a iluminação, também em LED com luzes indiretas, e os materiais utilizados na confecção do teto transmitem a sensação de amplidão e maior espaço. Para o conforto dos passageiros, o veículo foi equipado com avançado sistema de renovação de ar natural, corredor do piso central revestido de madeira – o que permite melhor isolamento térmico e acústico. O sistema de ar-condicionado proporciona maior eficiência na climatização de todo o ambiente, pois conta com novos dutos integrados ao teto e chicote elétrico separado, para melhor funcionamento. Novo toalete Os modelos Paradiso DD 1800 e LD 1600 ganharam novo sanitário, mais prático, confortável e espaçoso. O interior foi redesenhado para torná-lo mais agradável, com cores e iluminação diferenciadas e nova entrada de ar-condicionado. O exaustor foi reprojetado para diminuir ainda mais o ruído de funcionamento e ampliar a eficiência na renovação do ar natural. A torneira e a descarga ganharam acionamento sensível ao toque, com a pia posicionada no sentido longitudinal, o que aumenta o conforto quando em uso durante a viagem. A adoção de vidro e de plástico de engenharia nas portas e nas paredes de separação permitiu aumentar a área livre para os passageiros, assim como o seu bem-estar. A fechadura possui acionamento suave e confortável e a porta de acesso para o piso inferior, que abre para o lado de fora, facilita a movimentação dos passageiros sem interferir nas poltronas. Maior conforto para motorista e auxiliar Nos novos Paradiso DD 1800 e LD 1600, o motorista e o auxiliar receberam especial atenção para aumentar o conforto e a ergonomia e facilitar a condução do veículo. A cabine dos modelos foi totalmente redesenhada, com nova porta, painel frontal completo, piso e poltronas. As linhas do acabamento interior da cabine seguem as tendências automobilísticas, com materiais com texturas mais “amigáveis” e comandos projetados ao alcance do motorista. O novo painel, com satélites retráteis, incorpora todos os instrumentos, como o display da câmera de ré, as câmeras internas e o sistema multiplex (funções conjugadas de todos os equipamentos do ônibus). Conta, também, com saídas de ar reposicionadas e sistema de ventilação mais eficiente, porta-objetos atrás da poltrona, iluminação individual para o motorista e para o motorista auxiliar com acionamento sensível ao toque. Os postos do motorista e do auxiliar também foram reprojetados de forma a facilitar o acesso e melhorar a visibilidade externa. A poltrona do condutor auxiliar está posicionada mais para trás, o que ampliou para 400 mm a distância em relação ao painel. O Paradiso DD 1800 é disponível nas versões 6x2 e 8x2 e tem 13.200 mm e 14.000 mm de comprimento, respectivamente, e 2.600 mm de largura. Já o Paradiso LD 1600 é disponível nas versões 4x2 e 6x2 e possui 14.000 mm de comprimento, 2.600 mm de largura e altura interna de 1.890 mm.(fotos: Waner Biazus/Marcos Andras)

Um comentário:

  1. Wοw that wаѕ unusual. I just wrote an extгemely lοng comment but
    after I сliсked submіt my cοmment didn't show up. Grrrr... well I'm not writing all that over again.
    Anyωays, јust wanteԁ to say excellent blog!


    mу website ... tylna belka
    My web site - peugeot

    ResponderExcluir