sábado, 14 de maio de 2011

Citroën DS5: Crossover urbano luxuoso e de personalidade

Post originalmente publicado no Blog do Play dia 09/05/2011
A marca do duplo chevron não para de lançar variantes para a sua linha de luxo DS, cujo nome homenageia o Citroën DS lançado na década de 50, e ponto de referência em luxo e inovação técnica naquela época.
A cabine o DS5 segue o mesmo padrão da linha DS e tem alguns itens inspirados pelo concorrente Mini como alguns comandos localizados acima do retrovisor, mas o desenho tem aquelas linhas elegantes que só os franceses sabem fazer e sem cair no mau gosto. Os bancos são de couro watchstrap com costuras prateadas, exclusivos para o modelo exposto em Shangai. Um toque no botão de partida traz a cabine à vida com sua iluminação branco-avermelhada.
Na parte externa detalhes como os para-choques traseiros com "guardas-ponteiras" de escapes cromadas e a janela traseira dividida em duas pelo defletor aerodinâmico, colocado lá para diminuir o consumo, e ironicamente dar um toque esportivo ao crossover. E por falar em crossover ele pega emprestado a motorização híbrida a diesel do primo 3008, a Hybrid4 (veja aqui) que aqui rende 200 cv em modo contínuo, contra 190 em modo normal e 200 em overboost do primo mais franciscano.
A versão exposta tinha grandes rodas de liga com 20 polegadas, que na versão de produção diminuirão para razoáveis rodas de 19 a até 16 polegadas nas versões de entrada. Os cromados ganham detalhes interessantes como a barra que nasce do alto dos faróis e termina no espelho retrovisor, ou o corte inusitado na linha de caráter na coluna "C" que depois vira o contorno da estreita janela traseira.
Devido às limitações de nossa legislação, essa versão não será vendida aqui quando for produzida, somente a gasolinase tiver, já que a Citroën aposta no diesel para reduzir as emissões, de só 99 g/km. Um carro médio (o DS5 tem 4,5 metros de comprimento) emite de 50 a 100 g/km a mais se usar gasolina, o que é um trunfo contra as severas normas européias de emissões de poluentes, e que tendem a piorar obrigando a adoção de tecnologias alternativas mais caras e incentivando o uso de motores elétricos, um contra-senso na Europa coalhada por usinas termo-elétricas tão poluidoras que fazem um carro elétrico compacto "emitir" mais CO² que um carro grande e potente à gasolina.
Apesar de ser um crossover de quatro portas, a posição de condução é semelhante a de um coupé. Volante de base achatada e sistema head-up display colorido tornam a experiência mais divertida.
Alguns detalhes do DS5 como as lanternas traseiras e faróis em LED´s, a barra cromada que "nasce" dos faróis e vai até a altura do retrovisor e as grandes rodas de liga de 20 polegadas.
A dianteira característica da linha DS com os dois "chevrons" cromados que compõem a dianteira. Os faróis de xenon ganham os leds de iluminação diurna na base e as setas ficam em nicho abaixo.
Apesar da carroceria "crossover", a marca o define como um hachback com "cinco lugares reais e a funcionalidade de uma sportwagon". Sistema híbrido fornece 200 cv e emite só 99 g/km rodado.
Na traseira, cromados só no acabamento da saída de escape e no logotipo da divisão de luxo da marca. Defletor divide em dois a janela traseira, mas "alonga" o perfil aerodinâmico do veículo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário