segunda-feira, 30 de maio de 2011

Manutenção de Sonda lambda garante economia de combustível

Com a função de medir a quantidade de oxigênio dos gases que saem pelo escapamento, a sonda lambda integra o sistema de injeção do veículo. Em perfeitas condições, este componente emite sinais eletrônicos para que a unidade de comando (ECU) determine o volume exato de injeção de combustível, podendo gerar uma economia de até 15%, além de proporcionar mais potência ao motor.
"Outro benefício da sonda lambda em boas condições é a proteção ao meio ambiente, pois ela atua junto ao catalizador permitindo a emissão de níveis mais baixos de poluentes na atmosfera", ressalta Dani el Angelo, especialista em conceito de oficinas da Divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch.
Parte da sonda fica em contato com os gases e a outra permanece exposta ao ar do ambiente. A sonda lambda compara a quantidade de oxigênio nesses dois meios e gera sinais elétricos para a unidade de comando, que utiliza essa informação para regular o volume de combustível que será injetado no motor.
Caso o sensor detecte muito oxigênio no sistema, significa que há uma mistura pobre de combustível que pode prejudicar o desempenho do motor. Já pouco oxigênio indica uma mistura rica demais, o que significa desperdício de combustível. Uma sonda velha ou defeituosa não passa a informação correta e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua eficiência. O catalizador é outro item que pode sofrer desgate com uma mistura muito rica ou muito pobre.

Prevenção

Por ficar instalada no tubo de escapamento, a sonda lambda recebe todos os gases resultante s da combustão. Portanto, a primeira orientação da Bosch para aumentar a durabilidade deste item é fazer uma manutenção constante no veículo, trocando filtros, velas e cabos de ignição; além de abastecer o veículo apenas em postos de combustíveis com qualidade reconhecida. A revisão do componente a cada 30 mil km é outra maneira de garantir a eficiência do sistema.
Não é possível realizar a limpeza da sonda lambda, pois o sensor de medição dos gases está instalado internamente no produto. Uma vez danificado, o problema só será resolvido com a substituição do sensor. Vale ressaltar que para a oficina avaliar o desempenho do sensor, ela deve ter um scanner de qualidade, com software atualizado. Equipamento indispensável a qualquer oficina de confiança.
"Sempre que o motorista levar seu veículo para manutenção, deve lembrar de incluir uma avaliação da sonda lambda, pois o sensor velho ou defeituoso não informa os dados corretamente e todo o sistema de injeção eletrônica perde sua eficiência", ressalta Angelo.

Campanha Carro 100%

Líder no mercado de reposição automotiva com a maior linha de produtos, a Bosch acredita que a manutenção preventiva é a maneira mais eficiente de aumentar a segurança do condutor e dos passageiros de veículo, economizar combustível e proteger o meio ambiente. Dessa forma, apoia a campanha Carro 100%, do Instituto de Qualidade Automotiva (IQA), que tem como objetivo a conscientização sobre os benefícios do cuidado preventivo e regular.
A campanha é direcionada às oficinas mecânicas, motoristas de veículos leves e pesados, profissionais técnicos e entidades públicas e privadas ligadas ao setor automotivo, e é coordenada pelo Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), do qual a Bosch faz parte. Mais informações sobre a campanha no www.carro100.com.br.
Os motoristas podem contar ainda com a maior rede de oficinas autorizadas do País - a rede Bosch Service. São oficinas multimarcas que oferecem, em um único lugar, uma ampla gama de serviços de manutenção, com qualidade e garantia de peças originais. Mais informações sobre a rede Bosch Service e a localização das mais de 1.400 oficinas em todo o País podem ser obtidas no site www.boschservice.com.br.

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