sábado, 4 de junho de 2011

Fiat e o Departamento do Tesouro norte-americano anunciam acordo sobre participação na Chrysler

A Fiat e o Departamento do Tesouro dos Estados Unidos anunciaram hoje acordo que fixa em US$ 500 milhões o preço que a Fiat pagará pela aquisição de participação de 6% do governo norte-americano no capital da Chrysler Group LLC. Paralelamente, o Departamento do Tesouro também aceitou ceder à Fiat, por US$ 75 milhões, os direitos relacionados ao acordo de recompra de ações estabelecido com o VEBA, fundo de pensão dos trabalhadores do setor automotivo. Na prática, esta transferência de direitos permitirá à Fiat ampliar sua participação no capital da empresa norte-americana. As operações aguardam aprovação das autoridades competentes.
Ao comentar o acordo com o Departamento do Tesouro norte-americano, o presidente da Fiat, John Elkann, reiterou sua confiança na equipe liderada pelo CEO Sergio Marchionne, cujo trabalho tornou possível “retribuir a confiança que o Governo norte-americano depositou em nós há 23 meses”. John Elkann manifestou seu apoio a Marchionne para reforçar a aliança entre as duas empresas, de modo a constituir um grupo automobilístico internacional, capaz de competir com os melhores do mercado.
Sergio Marchionne, CEO da Fiat e da Chrysler, afirmou: “O acordo alcançado hoje, que assinala a retirada definitiva do Tesouro norte-americano do quadro de acionistas do Grupo Chrysler, não diminui o sentido de agradecimento que nutrimos pela administração do Presidente Obama, por haver confiado, há dois anos, na parceria com a Fiat. A aquisição dos direitos do Departamento do Tesouro junto ao VEBA é uma demonstração adicional do quanto acreditamos no futuro da Chrysler e em sua capacidade de avançar no caminho de conquistar o lugar que lhe cabe no âmbito da indústria automobilística global.
A operação realizada hoje permite à Fiat não apenas reforçar sua própria posição na Chrysler, mas também acelera o nosso projeto de integração, voltado para criar uma empresa global, eficiente e competitiva e para garantir a todas as pessoas envolvidas um futuro mais seguro, em um ambiente aberto e multicultural, fundado sobre valores compartilhados de integridade e de respeito pelo outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário