sexta-feira, 17 de junho de 2011

Volvo Cars inicia produção do C30 Elétrico

A Volvo Cars inicia a partir do segundo semestre a entrega das primeiras 250 unidades do Volvo C30 elétrico. O veículo, que alia prazer de condução com quase zero de emissão de dióxido de carbono, faz parte da estratégia da marca de eletrificação de seus veículos.
"Recebemos respostas extremamente positivas do mercado. Este primeiro lote de veículos é destinado a autoridades e locadoras de automóveis em diversos países, como Suécia, Noruega, Bélgica e Holanda. Se a demanda continuar alta, vamos aumentar a nossa produção", afirma Lennart Stegland, Diretor do Departamento de Veículos Especiais da Volvo Cars.
Com apenas uma carga na bateria de 24 kWh, o Volvo C30 elétrico tem autonomia para 150 km, chega a 70 km/h em apenas 6,5 segundos e velocidade máxima de 130 km/h. O motor elétrico é capaz de gerar 111 cavalos e 220 Nm de torque. O veículo pode ser carregado numa tomada normal de 220 Volts em apenas 6 horas, caso a corrente utilizada seja de 16 Amperes. O Volvo C30 Elétrico possui soluções inovadoras, como as baterias instaladas no local do tanque, proporcionando o mesmo espaço interno do porta-malas que o oferecido por um veículo normal. Discos traseiros do freio fabricados em alumínio e rodas de 16 polegadas 11 quilos mais leves, além de garantirem maior confiabilidade e eficiência no conjunto, reduzem o peso do veículo e economia das baterias.
Outro exemplo de sofisticação da Volvo Cars fica por conta dos detalhes. Os faróis dianteiros utilizam LEDS de baixíssimo consumo, que possibilita maior economia das baterias. Os vidros traseiros são mais escuros que o normal para oferecer menor incidência de calor dentro do veículo. O painel de instrumentos possui um display ECO, que mostra como os vários agentes podem afetar o consumo de eletricidade, como o desembaçador traseiro e o clima.
O Volvo C30 elétrico, se carregado com energia totalmente renovável, como a produzida pelos parques eólicos ou por hidrelétricas, tem praticamente nenhum impacto ambiental. "Até 2025, espera-se que os carros elétricos tenham conquistado de 3 a 10% do mercado na União Européia", afirma o executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário