segunda-feira, 4 de julho de 2011

Desermpenho global do setor automotivo - Maio 2011

A JATO Dynamics do Brasil, líder em fornecimento de informações automotivas, divulga seu release mensal com os dados de veículos vendidos mundialmente no mês de maio 2011. Apesar da queda de 3,7% nas vendas em maio em relação ao mesmo período do ano passado, os EUA mantiveram a liderança, enquanto que a China, na segunda colocação, obteve um crescimento de apenas 1%. Em terceiro e quarto lugares no ranking mensal seguem a Alemanha e o Brasil com crescimento significativo de 22,8% e 27,5%, respectivamente, em relação ao ano anterior. Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves.
Em quinto lugar segue a França com crescimento de 9,4%, enquanto o Japão, agora em sexto lugar, vendeu 117.089 unidades de veículos a menos comparado ao mesmo período de 2010. A Rússia, na sétima colocação, apresenta recuperação com aumento expressivo de 47,9% nas vendas do mês, à frente da Índia e da Itália que obtiveram crescimento significativo de 7% e 4,3% em relação ao ano anterior, respectivamente. A Grã-Bretanha volta à 10ª posição e fecha o ranking com aumento de 0,2% no mesmo período.
No acumulado do ano, porém, algumas posições mudam: o mercado chinês mantém a liderança com 585.734 veículos vendidos a mais que os EUA, segundo colocado. O Japão mesmo com queda significativa de 33,1%, aparece na terceira posição, seguido da Alemanha na quarta colocação, com aumento de 13,7% no acumulado do ano em relação a 2010.
”Destaca-se o excelente desempenho da Alemanha quando comparado aos principais mercados europeus, ou seja, deve-se creditar esse incremento nas vendas (+27,5%) aos seguintes fatores: 1 - Parte ao fraco mês de abril e; 2 – Recuperação da demanda. Os dados acima reforçam a visão de que a economia alemã e o setor automotivo vivem o que chamamos de momentum”, afirma João Carlos Rodrigues, Diretor de Vendas OEM/Retail da Jato Dynamics do Brasil.
“O bloco BRIC continua demonstrando sua força no cenário mundial e a Rússia vem mantendo um crescimento fantástico acima dos 40%. Brasil se mantém na 5ª posição e Alemanha começa a se aproximar para assumir a 3ª posição”, afirma Luiz Carlos Augusto, Diretor Superintendente da Jato Dynamics do Brasil.

Desempenho das marcas

A Volkswagen liderou as vendas no mês de maio com crescimento de 22,1% se comparado a maio de 2010. A Ford segue em 2º lugar no ranking com um aumento de 9,1% e a Chevrolet, agora em terceiro, com crescimento de 9,7%. A Hyundai aparece em 4º lugar, com crescimento de 13,7% enquanto que a Toyota obteve expressiva queda de 38,5% em relação ao mesmo período do ano passado. Entretanto, as posições se invertem no acumulado do ano. A Volkswagen aparece na liderança com crescimento de 18,9%, deixando a Toyota na segunda colocação devido à queda brusca de 14,3% nas vendas no período em relação a 2010.
Destaque para KIA que obteve 23,3% de aumento nas vendas de janeiro a maio de 2011 comparado ao mesmo período do ano passado.
“Observa-se uma diferença muito pequena entre a Toyota e a Ford no acumulado do ano, ou também é correto afirmar que estão tecnicamente empatadas. Visando entender esse movimento, devemos resgatar a informação dos últimos meses de ligeira queda nas vendas da montadora japonesa em comparação com o incremento sustentável da americana, com foco em seus novos produtos lançados mundialmente, dentre eles o novo Fiesta, um produto que segundo a Ford, agrega valor à imagem da marca”, acrescenta João Carlos Rodrigues.
“Efetivamente Honda e Toyota demonstram que as marcas japonesas vão sofrer muito este ano para manter suas posições. Conforme esperado Volkswagen assume a primeira posição e deve ampliar esta vantagem pelos próximos meses”, acrescenta Luiz Carlos Augusto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário