Responsável pelo funcionamento do motor do veículo e de todo o seu sistema elétrico, a bateria possui uma série de letras e números na etiqueta que a maioria dos consumidores desconhece. São números e letras que devem ser conferidos no momento de substituição do produto, por refletirem as suas características, como a capacidade de energia para as partidas, reserva de capacidade e posição dos polos para fixação, entre outros.
De acordo com Marcos Randazzo, engenheiro de aplicações da Heliar, ao adquirir uma nova bateria o proprietário deve conferir se o novo produto possui as mesmas características do modelo original, para garantir o adequado atendimento à demanda elétrica do veículo.
Ah – Ampère/hora
O primeiro cuidado é com a capacidade da bateria. Ampère/hora é a medida, conferida em laboratório, da corrente que a bateria é capaz de proporcionar em descarga, nas partidas e na alimentação do sistema elétrico.
CCA – Corrente de arranque a frio
O CCA (Cold Cranking Ampère-Corrente de Arranque a Frio) é um importante complemento na observação das características do produto. O CCA indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, principal função do produto no veículo. Quanto maior for o CCA, melhor será o desempenho da bateria.
O teste de CCA é regulamentado pela norma internacional SAE J537 e determina a corrente elétrica fornecida pela bateria durante 30 segundos, mantendo a tensão final maior ou igual a 7,2 Volts, à temperatura de -18º. Celsius ou 0º. Fahrenheit. A Heliar apresenta o resultado do teste de CCA em seus produtos porque possui condições tecnológicas para atender a todas as especificações desta norma.
É importante a atenção a esse valor porque uma bateria de mesma amperagem pode ter CCA diferente. Como exemplo, uma bateria com 60Ah e CCA de 475 tem performance superior a outro produto com os mesmos 60Ah, mas com CCA de 375. Isso demonstra que a bateria com CCA superior terá melhor performance e maior vida útil.
CA – Corrente de arranque
Outra característica da bateria é o CA (Cranking Ampère ou Corrente de Arranque). O CA é um teste sem norma regulamentada, que mede a corrente da bateria à temperatura de 25º.C. A Heliar também mostra este valor nas etiquetas de suas baterias para que o consumidor possa compará-la com outros produtos que só apresentam o CA sem indicar o CCA correspondente. E alerta que o CA não pode ser comparado com o CCA.
RC – Reserva de capacidade
O RC, também exposto nos rótulos, é o teste para determinar o tempo (em minutos) que uma bateria plenamente carregada pode fornecer 25 Ampères até uma tensão final de 10,5 Volts. Este teste simula o tempo que a bateria poderá alimentar os acessórios de um veículo se o alternador deixar de funcionar por algum defeito.
Há outros números e letras no idioma das baterias que se diferenciam de acordo com a marca do produto. Nas baterias Heliar, a identificação SL65DD 12V 65 Ah, por exemplo, representa o seguinte:
SL - Código da marca Heliar;
65 - (Valor de Ampères/hora);
DD - (O primeiro D corresponde ao modelo da caixa e o segundo D à polaridade - Polo positivo à direita);
12V - (Tensão nominal).
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