Em sua pré-estreia no 64º Salão do Automóvel de Frankfurt, a Renault está apresentando o seu novo carro-conceito FRENDZY.
• Após o “amor à primeira vista”, com o DeZir, a descoberta do universo, com o Captur, e a fundação de uma família, com o R-Space, o FRENDZY chega para se relacionar com o universo do trabalho. Esta é a quarta etapa da estratégia de design da Renault, baseada no ciclo de vida.
• Novo carro-conceito desenvolvido sob o comando de Laurens van den Acker, o FRENDZY é bivalente por excelência, sendo tanto um veículo utilitário como de passeio, respondendo às expectativas profissionais e familiares.
• Verdadeiro escritório móvel com motorização elétrica e integração do novo tablet BlackBerry Playbook, o FRENDZY apresenta os novos códigos estilísticos da Renault.
"Com o FRENDZY, a Renault apresenta o quarto capítulo da nova estratégia de design, iniciada com o Renault DeZir. O FRENDZY abre as portas de uma atividade essencial na Renault, o universo do veículo utilitário, com uma proposta original e inovadora.” - Laurens van den Acker – Diretor de Design Industrial da Renault.
FRENDZY, um colega que vale por dois
A Renault está apresentando um veículo com dupla personalidade. Hoje em dia, a vida profissional e a vida pessoal estão intimamente ligadas e o condutor transita o tempo todo entre um universo e outro. O FRENDZY chegou para fazer o papel de colega facilitador.
“O FRENDZY é uma superferramenta, que reflete uma forte tendência: a necessidade de ser flexível e multifuncional. Eficaz e moderno para o trabalho, esportivo e aconchegante com a família.” – Axel Breun - Diretor do Design de Carros-Conceito e Show Cars.
Do lado de fora...
Do lado do passageiro, em vez de coluna central, uma porta “clássica” e uma porta lateral deslizante, com uma grande tela de 37 polegadas integrada – é o universo do trabalho. Do lado do motorista, também não há coluna central, mas sim duas portas envidraçadas antagonistas: é o universo da família. Nestes dois universos, garantia de facilidade de carga e acesso ao veículo!
Como explica Deyan Denkov, Designer de Exteriores, “desenvolver uma carroceria assimétrica era o meio mais lógico de expressar a dupla utilização do veículo. Desde o início, eu queria me libertar do design tradicional dos veículos utilitários e, desta forma, mostrar que estes veículos podem ser mais emocionais, dinâmicos e atraentes. Eu me inspirei em diversas fontes, como a dos aviões de formatos inusitados, como o Airbus Beluga e o Antonov 224”.
Durante a semana, o FRENDZY é um veículo adaptado às necessidades profissionais, com uma grande tela do lado de fora, que pode divulgar mensagens com informações úteis (“entrega em 5 minutos”, em modo ou nível de carga elétrica...) ou publicitárias, tanto com o veículo parado como em movimento. Durante o fim de semana, o carro se metamorfoseia em veículo para a família, com um banco do passageiro confortável e seu grande banco traseiro. As crianças podem tanto assistir a um filme como jogar com o tablet tátil, que desliza para fora do encosto do motorista. Elas também podem desenhar em uma “lousa”, integrada na porta deslizante.
Assim, o condutor adapta o seu veículo às suas necessidades: no modo “trabalho”, os retrovisores são verticais e a iluminação interna é verde; no modo “família”, os retrovisores giram para a posição horizontal, e o interior recebe efeitos de luz na cor laranja. Do lado de fora, os faróis dianteiros e traseiros piscam em cores diferentes para lembrar o modo de utilização.
Líder em veículos utilitários na Europa há 13 anos, a Renault mostra novamente com o FRENDZY a funcionalidade, modularidade e multifuncionalidade que já são características do Kangoo, Trafic e Master.
Do lado de dentro…
O lado do motorista tem um cockpit criado como uma “bancada” futurista, feita de metal líquido. Para dar movimento a esta arquitetura orgânica e lisa, luzes verdes emergem do painel de bordo. Elas dão informações no modo “trabalho” e remetem à cor externa do veículo.
No modo “família”, uma atmosfera mais aconchegante: as luzes verdes se tornam laranja, revisitando um aspecto do carro-conceito R-Space, dedicado à família.
A atmosfera de “cabana” e a simplicidade funcional do camping se destacam, por isso a utilização evidente da madeira. Símbolo tanto de calor, como de durabilidade e atemporalidade, ela serve de ligação entre os dois modos. Os bancos em couro trançado e os acessórios portáteis também são uma alusão ao camping.
De acordo com Antoine Génin, Diretor do Design de Interiores e Cores / Materiais, “as pesquisas de materiais são focadas nos contrastes entre o industrial técnico e a suavidade do aconchego da família. Moderna, esta mistura entre madeira e metal reflete a estratégia de design da Renault: simples, sensual e calorosa”.
Do ponto de vista prático, um teto em tecido se adapta ao formato dos objetos volumosos, ímãs permitem fixar a carga no piso e sistemas de organização modular facilitam a vida do profissional. O banco traseiro inteiriço é integrado ao assoalho, enquanto que o banco do passageiro desliza para frente para liberar espaço. Sua praticidade e modularidade fazem do FRENDZY um veículo perfeitamente adaptado às atividades profissionais do pequeno empresário.
Ana Zadnik, Designer de Interiores, explica: ´´o lado de dentro do veículo mostra sua dupla identidade – de um lado, um ambiente espaçoso, aberto e básico, pronto para ser usado com carga; do outro, um espaço para quatro lugares de diversão e interatividade. Partes do painel frontal e dos painéis das portas são extrudados e formam suportes, que podem fazer as vezes de receptáculos para diversos acessórios, facilitando a vida do usuário”.
Inovação a serviço do escritório móvel
A ergonomia do posto de condução, associada ao tablet BlackBerry® PlayBook™, fazem do FRENDZY um verdadeiro objeto de comunicação. Recentemente lançado pela empresa Research in Motion (RIM), o tablet é conectado ao painel de bordo, materializando o conceito de escritório móvel.
O BlackBerry PlayBook tem um design ultraportátil (tela tátil de 7 polegadas, peso de 425 g, dimensões de 130 mm x 194 mm x 10 mm) e oferece um desempenho de ponta, navegação na internet sem compromisso com o suporte para Adobe® Flash®, multimídia de alta definição, funções de segurança avançadas e um acolhimento imediato das necessidades das empresas.
O BlackBerry PlayBook permite que seus usuários se beneficiem de um posto de trabalho funcional e uma mobilidade sem compromisso durante seus deslocamentos. Isso pode ser útil principalmente às empresas de entregas rápidas, assim como aos microempresários, para os quais ele representa uma verdadeira ferramenta de trabalho, tanto do lado de dentro como do lado de fora do veículo.
O tablet é conectado diretamente ao console central, assegurando uma ergonomia perfeita durante os trajetos. Uma vez conectado, ele se torna um elemento totalmente independente do veículo, configurando-se em um universo Renault. Desconectado, assegura a continuidade do trabalho, podendo ser utilizado com todas as suas funcionalidades.
O BlackBerry PlayBook também desempenha um papel fundamental na personalização do veículo, pois permite o controle do conteúdo da tela externa nas fases de rodagem e estacionamento, para usos tanto profissionais como pessoais (pictogramas ilustram a vida com emissão zero, a visualização de um filme, por exemplo).
Os sensores instalados em cada soleira das portas permitem detectar os pacotes munidos de chips tipo RFID (Identificação por Radiofrequência), durante o carregamento ou descarregamento. Estes chips contêm informações importantes sobre o destinatário, peso, tamanho, entre outras, permitindo que o usuário seja informado em tempo real do conteúdo do veículo. Além disso, os pequenos empresários também podem programar ou reprogramar automaticamente suas rotas em função destes parâmetros.
FRENDZY: o veículo utilitário que também é elétrico
Assim como o DeZir, apresentado no Salão do Automóvel de Paris de 2010, o FRENDZY é um veículo elétrico.
O FRENDZY é equipado com o grupo motopropulsor do Kangoo Z.E., enquanto que a tomada de carregamento, localizada sob o losango na frente do veículo, é idêntica à do ZOE Preview.
Mas a grande novidade do FRENDZY em matéria de veículo elétrico é o trabalho em relação aos ruídos, conduzido de forma aprofundada com o Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica / Música (IRCAM). Como os veículos elétricos são silenciosos, um dos desafios com os quais a Renault se deparou é a personalização sonora destes veículos, principalmente por razões de segurança em baixa velocidade.
Enquanto que a Renault e o IRCAM iniciaram sua parceria com o DeZir através de um sistema de som esportivo, expressando o prazer de dirigir no espírito do veículo, o universo sonoro do FRENDZY tem o objetivo de personalizar o lado “escritório móvel” deste carro-conceito.
A dualidade do FRENDZY levou a Renault e o IRCAM a elaborar uma grande diversidade de sons. Assim, foram desenvolvidos ambientes sonoros para que, tanto do lado de dentro como do lado de fora do carro, todos possam reconhecer a identidade sonora única de utilização do veículo, seja ela profissional ou pessoal.
Ainda mais impressionante é a possibilidade de distinguir o lado do passageiro (universo do trabalho) do lado do motorista (universo da família), através da sonoridade única que emana do FRENDZY.
A vida do veículo e sua função como escritório móvel são destacadas por uma diversidade sonora elaborada pelo compositor Andrea Cera, a partir do software Mondalys, do IRCAM.
Como ele mesmo diz, “a pesquisa do som mais informativo possível me levou a trabalhar especificamente nas variações de velocidades, para expressá-las de forma clara. Em maior aceleração, o som se torna mais claro, mais agudo e com sibilação. Em desaceleração, incluí um componente que lembra o vento, o que resultou em uma grande diversidade sonora conforme o uso e a velocidade do veículo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário