sexta-feira, 8 de julho de 2011

Scania incentiva mulheres motoristas de caminhão

Parceria da montadora sueca com a Associação dos Transportadores de Carga do Mato Grosso forma a primeira turma feminina e promove a inclusão das profissionais no mercado de trabalho.
A Scania, fabricante sueca referência do segmento de veículos pesados, participa da qualificação de mulheres para o trabalho como motoristas de caminhões no Centro-Oeste do País. Desde 2002, a empresa atua como apoiadora da ATC (Associação dos Transportadores de Carga do Mato Grosso), entidade sem fins lucrativos que, a partir deste ano, passa a treinar profissionais do sexo feminino para a atividade.
A Scania apoia a associação com quatro caminhões destinados às aulas do Programa Guia Volante, que possui carga horária de 96 horas e aborda temas como direção econômica, defensiva, técnicas operacionais em caminhões pesados e uso racional dos pneus.
Um dos caminhões é o G 420 6x4. Os outros três são do modelo R 420 6x2. Os veículos foram desenvolvidos para oferecer reduzido custo operacional, além de conforto e ergonomia ao motorista em viagens de longa distância. Ambos possuem motor de 12 litros e potência de 420 cavalos a vapor.
“Essa iniciativa é parte de nosso compromisso de valorizar o motorista de caminhão. O incentivo ao treinamento ajuda a promover a inclusão social e contribui para diminuir o número de acidentes, proporcionando mais segurança nas estradas para toda a sociedade. Além disso, o motorista é um agente importante para a economia de combustível e a preservação do meio ambiente”, afirma Eronildo de Barros Santos, gerente executivo de Vendas de Caminhões da Scania no Brasil.
O curso tem por objetivo abrir espaço para as mulheres no mercado de motoristas profissionais – tradicionalmente dominado por homens –, além de treinar e qualificar aquelas que já possuem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para condução de caminhões.
“Nos últimos meses, a busca por motoristas de caminhões do sexo feminino no mercado têm crescido. O motivo é o bom resultado operacional e econômico que as profissionais apresentam”, conta Miguel Mendes, diretor executivo da ATC. A primeira turma formada exclusivamente por 20 mulheres recebeu a certificação em junho.
O respeito pelo profissional do volante é uma área importante para a Scania. Há seis anos, a montadora promove a competição Melhor Motorista de Caminhão do Brasil, que tem como principal objetivo valorizar o motorista e contribuir para a redução de acidentes nas estradas. Durante a sua última edição, em 2008, a ação reuniu mais de 28 mil condutores, entre homens e mulheres, para disputar o título. A próxima edição do concurso acontece em 2012.
A Scania é um dos principais fabricantes mundiais de caminhões e ônibus para transporte pesado e de motores industriais e marítimos. Os produtos de serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 35 mil colaboradores, a Scania está presente em mais de 100 países e possui operações industriais na Europa e na América do Sul, com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2010, as receitas totais da Scania alcançaram 78 bilhões de coroas suecas e o resultado financeiro após a dedução de impostos foi de 9,1 bilhões de coroas suecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário