Através de sua divisão Turbo Systems, o Grupo BorgWarner preparou-se para suprir a contínua demanda mundial por motores a gasolina ou diesel de menor tamanho (downsizing), que visam atender as rigorosas normas de emissão - porém com maior economia e melhor desempenho em relação aos propulsores maiores. E não há como alcançar estes objetivos sem o uso do turbocompressor.
Um exemplo significativo de “downsizing” dos motores é o 1.6 do Mini Cooper inglês (foto), cuja versão conversível recentemente passou a ser comercializada no Brasil. Segundo o fabricante, com 16 válvulas, injeção direta e turbo BorgWarner K03 Twin-Scroll, o motor desta versão gera 211 cv, faz de 0 a 100 km/h em 6,9 segundo e tem velocidade final de 235 km/h. Com o mesmo motor, o carro que disputa as corridas da Mini Challenge Cup tem 221 cv e velocidade final de 240 km/h.
O que está acontecendo na atualidade, principalmente na Europa, é que os motores de 1.600 cm³ de cilindrada estão substituindo os motores aspirados 1.8 e 2.0, enquanto os 1.2 e 1.4 já absorvem os aspirados 1.6 e 1.8. Previsão no Brasil: nossas montadoras contarão com vários motores 1.400 cc turbo a partir de 2014.
Dentro deste contexto, o Grupo BorgWarner preparou-se não somente com o lançamento de novos produtos, mas, e principalmente, com a criação da infra-estrutura ideal visando desenvolver projetos cada vez mais complexos e com altos números de produção.
Para tanto, o grupo investiu na modernização e diversificação de suas plantas em Bradford (Inglaterra) e Pyongtaek (Coréia do Sul). Também expandiu a unidade de Oroszlany (Hungria), além da construção da fábrica de Rzeszow (Polônia). Todos estes investimentos agora permitem o fornecimento de turbocompressores com qualidade, preços competitivos e no prazo solicitado pelos clientes.
No Brasil, a BorgWarner planeja inaugurar uma nova fábrica e Centro de Engenharia até dezembro do próximo ano. Localizada em Itatiba, interior de São Paulo, nesta planta a empresa introduzirá novas tecnologias e produtos no país, além de expandir as linhas atuais.
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