terça-feira, 13 de setembro de 2011

Frankfurt 2011: Renault Frendzy. O uso você decide!!!

Após o “o amor à primeira vista”, com o DeZir, a descoberta do universo, com o Captur, e a criação de uma família, com o R-Space, o FRENDZY chega para se relacionar com o universo do trabalho. Novo carro-conceito desenvolvido sob o comando de Laurens Van Den Acker, o FRENDZY é bivalente por excelência, sendo tanto um veículo utilitário como de passeio, respondendo às necessidades do trabalho e da família. ´´O FRENDZY é uma superferramenta, que reflete uma forte tendência: a necessidade de ser flexível e multifuncional. Eficaz e moderno para o trabalho, esportivo e aconchegante com a família´´, afirma Axel Breun, Diretor do Design de Carros-Conceito e Show-Cars.

Do lado de fora...

Do lado do passageiro, em vez de coluna central, uma porta “clássica” e uma porta lateral deslizante, com uma grande tela de 37 polegadas integrada – é o universo do trabalho. Do lado do motorista, duas portas envidraçadas opostas – é o universo da família. Nestes dois universos, a facilidade de carga e o acesso ao veículo estão garantidos! Como explica Deyan Denkov, Designer de Exteriores, “desenvolver uma carroceria assimétrica era o meio mais lógico de expressar a dupla utilização do veículo. Desde o início, me libertei do design tradicional dos veículos utilitários e, desta forma, pude mostrar que estes veículos podem ser mais emocionais, dinâmicos e atraentes. Eu me inspirei em diversas fontes, como a dos aviões de formatos inusitados, como o Airbus Beluga e o Antonov 224”.
Durante a semana, o FRENDZY é um veículo adaptado às necessidades profissionais, com uma grande tela do lado de fora, que pode divulgar mensagens com informações úteis ou publicitárias, tanto com o veículo parado como em movimento. Durante o fim de semana, o carro se metamorfoseia em veículo para a família, com um banco do passageiro confortável e um grande banco traseiro. As crianças podem tanto assistir a um filme como jogar com o tablet tátil, que desliza para fora do encosto do motorista. Elas também podem desenhar em uma “lousa”, integrada na porta deslizante.
Assim, o motorista adapta o seu veículo às suas necessidades: no modo “trabalho”, os retrovisores são verticais e a iluminação interna é verde; no modo “família”, os retrovisores giram para a posição horizontal, e o interior recebe efeitos de luz na cor laranja. Do lado de fora, os faróis dianteiros e traseiros piscam em cores diferentes para lembrar o modo de utilização. Líder em veículos utilitários na Europa há 13 anos, a Renault mostra novamente com o FRENDZY a funcionalidade, a modularidade e a multifuncionalidade que já são características dos modelos Kangoo e Master.

Do lado de dentro…

O lado do motorista tem um posto de condução criado como uma “bancada”. Para dar movimento a esta arquitetura orgânica e lisa, luzes verdes emergem do painel de bordo. Elas dão informações no modo “trabalho” e remetem à cor externa do veículo. No modo “família”, uma atmosfera mais aconchegante: as luzes verdes se tornam laranja, revisitando um aspecto do carro-conceito R-Space, dedicado à família. A atmosfera de “cabana” e a simplicidade funcional do camping se destacam, por isso a utilização da madeira.
De acordo com Antoine Génin, Diretor do Design de Interiores e Cores / Materiais, “as pesquisas de materiais foram focadas nos contrastes entre o industrial técnico e a suavidade do aconchego da família. Moderna, esta mistura entre madeira e metal reflete a estratégia de design da Renault: simples, sensual e calorosa´´.
Do ponto de vista prático, o teto em tecido se adapta ao formato dos objetos volumosos, ímãs permitem fixar a carga no piso e sistemas de organização modular facilitam a vida do profissional. O banco traseiro inteiriço é integrado ao assoalho, enquanto que o banco do passageiro desliza para frente para liberar espaço.
Ana Zadnik, Designer de Interiores, explica: ´´o lado de dentro do veículo mostra sua dupla identidade – de um lado, um ambiente espaçoso, aberto e básico, pronto para ser usado com carga; do outro, um espaço para quatro lugares de diversão e interatividade. Partes do painel frontal e dos painéis das portas formam suportes, que podem acomodar diversos acessórios, facilitando a vida do usuário”.

Inovação a serviço do escritório movel

Graças ao tablet BlackBerry® PlayBook™, o FRENDZY é um verdadeiro veículo de comunicação. Recentemente lançado pela empresa Research In Motion (RIM), o tablet conectado materializa o conceito de escritório móvel. O BlackBerry® PlayBook™ tem um design ultraportátil (tela tátil de 7 polegadas, peso de 425 g, dimensões de 130 mm x 194 mm x 10 mm) e oferece um desempenho de ponta, navegação na internet eficiente, com o suporte para Adobe® Flash®, multimídia de alta definição, funções de segurança avançadas e um atendimento imediato às necessidades das empresas.
O BlackBerry ® PlayBook™ permite que seus usuários se beneficiem de um posto de trabalho funcional e uma mobilidade sem compromisso durante seus deslocamentos. O tablet é conectado diretamente ao console central, assegurando uma ergonomia perfeita durante os trajetos, tornando-se um elemento totalmente independente do veículo. Fora do veículo, assegura a continuidade do trabalho, podendo ser utilizado com todas as suas funcionalidades. Ele também desempenha um papel fundamental na personalização do veículo, pois permite o controle do conteúdo da tela externa nas fases de rodagem e estacionamento, tanto para uso profissional como pessoal.
Os sensores instalados nas soleiras das portas permitem detectar os pacotes munidos de chips tipo RFID (Identificação por Radiofrequência), durante o carregamento ou descarregamento. Estes chips contêm informações importantes sobre o destinatário, peso, tamanho, entre outras, permitindo que o usuário seja informado em tempo real sobre o conteúdo do veículo. Além disso, os motoristas também podem programar ou reprogramar automaticamente suas rotas em função destes parâmetros.

Frendzy: o veículo utilitário elétrico

O FRENDZY é um veículo elétrico equipado com o grupo motopropulsor do Kangoo Z.E., com uma tomada de carregamento localizada sob o losango na frente do veículo, idêntica à do ZOE Preview. Como os veículos elétricos são bastante silenciosos, a Renault realizou um trabalho profundo em relação aos sons com o Instituto de Pesquisa e Coordenação Acústica / Música (IRCAM) para integrar as noções de segurança, principalmente em baixa velocidade. A dualidade do FRENDZY levou a Renault e o IRCAM a elaborar uma diversidade de sons, que permitem reconhecer o uso do veículo, seja ele profissional ou pessoal.
De acordo com o compositor Andrea Cera, que trabalhou a partir do software Modalys do IRCAM: ´´a pesquisa do som mais informativo possível me levou a trabalhar especificamente nas variações de velocidades, para expressá-las de forma clara. Em maior aceleração, o som se torna mais claro, mais agudo e com sibilação. Em desaceleração, incluí um componente que lembra o vento´´.

Nenhum comentário:

Postar um comentário