sexta-feira, 16 de setembro de 2011

INFORMA
· A elevação na alíquota do IPI de 30 pontos porcentuais (13% para 43%) para automóveis importados, informado pelo Governo brasileiro ontem, traduz-se na realidade por um aumento de 230% na alíquota atual de IPI.
· O resultado desta nova alíquota de IPI na realidade equivale a um Imposto de Importação de 85% para os automóveis importados com origem fora do eixo do Mercosul e do México.
· De acordo com as regras da OMC (Organização Mundial de Comércio), o teto para alíquotas de importação de automóveis é de 35%.
· A função do IPI na cadeia tributária brasileira não é regular comércio exterior
· Essa medida protecionista do Governo é ainda mais severa do que a mudança de alíquota de importação em 1995, quando subiu de 32% para 70%.
· Naquele ano, o PIB do Brasil foi de US$ 800 bilhões, com déficit de balança comercial e alta dívida externa, além do nosso País contar com poucas reservas cambiais.
· Esse cenário é exatamente o oposto do que ocorre hoje: o PIB brasileiro foi de US$ 2,1 trilhões (maior do que o da Itália), o Brasil possui superávit comercial (principalmente com a China) e não tem dívida externa. Além disso, como se sabe, o Brasil hoje é credor internacional.
· Com apenas 1% de participação nas vendas de automóveis do Brasil, a JAC Motors atuou como regulador de preços dos automóveis nacionais, conforme confirmado por inúmeras reportagens que retrataram as reduções de preços de modelos produzidos por multinacionais instaladas no País.
· Todas as marcas chinesas somadas representam 2,5% do mercado nacional. Portanto, não há uma invasão chinesa no mercado brasileiro de automóveis!
· Apesar de contar com apenas 1% de market share no País e ter incomodado tanto as multinacionais instaladas no País, a JAC Motors vai continuar oferecendo automóveis bem equipados e dotados de equipamentos de segurança não disponíveis nos segmentos em que atua no mercado nacional, com 6 anos de garantia e relação custo/benefício imbatível.
· A JAC Motors Brasil informa que tem uma boa quantidade de carros nacionalizados no estoque na rede e que por enquanto não vai alterar os preços sugeridos de sua família de automóveis no Brasil.
· Todos os planos da JAC Motors para a construção de uma fábrica de automóveis no Brasil, que englobam o investimento de R$ 900 milhões, permanecem inalterados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário