A Volkswagen apresentou o Novo Tiguan no mercado brasileiro. O utilitário esportivo, que foi lançado mundialmente em 2007, tornou-se um dos grandes sucessos da marca. Totalmente reestilizado, o Novo Tiguan traz um avançado pacote de sistemas tecnológicos e mecânicos que inclui inovações como o detector de fadiga, o sistema Kessy de acesso ao veículo e partida do motor sem uso da chave e o Park Assist II, que auxilia no estacionamento em vagas paralelas e também em vagas transversais. Realmente, chega com muita fome ao Brasil e avisa aos concorrentes que não está para brincadeiras, a começar do preço que parte de R$ 110.000 até pouco mais de R$ 120.000.
O SUV é equipado com o eficiente motor 2.0 TSI, com potência de 200 cv e torque elevado desde as baixas rotações, transmissão automática de seis marchas (que permite trocas manuais por shift paddles junto ao volante) e tração 4x4 permanente (4MOTION).
Design
Adota o DNA de estilo da Volkswagen, com predominância de linhas horizontais bem definidas. Como no Novo Touareg, sua grade é marcada por dois frisos cromados duplos, que fazem a ligação entre os dois grandes grupos óticos nas extremidades. Logo abaixo do para-choque, os faróis de neblina, alojados nas aberturas de ventilação laterais, dão um toque de dinamismo adicional ao carro. Os faróis auxiliares também atuam como luzes direcionais, acionadas em curvas fechadas, em baixa velocidade.
Uma das características de todos os novos modelos da Volkswagen são as lanternas traseiras com design marcante, bipartidas, com a parte interna incorporada à porta do compartimento de bagagem. Quando acesas, elas criam elementos visuais duplos, formando um L, que se integra às formas da carroceria. A borda inferior das novas lanternas segue uma linha horizontal, contribuindo para uma aparência ainda mais requintada da parte traseira do veículo.
Faróis de xenônio são oferecidos como opcionais, acompanhados por lanternas dianteiras formadas por um conjunto de 14 LEDs.
Linhas fortes e limpas predominam também na lateral do utilitário, onde se destaca uma nova moldura na parte inferior. As molduras bem definidas das rodas, a linha das janelas, que sobe na direção da traseira e as superfícies das portas e ombros, e a coluna traseira com formato típico da marca acentuam o caráter do mais novo produto da VW no mercado brasileiro. Complementando, o SUV traz de série novas rodas de liga leve com 17 polegadas, design Philadelphia.
Interior
Um dos fatores primordiais do sucesso do SUV é o design versátil, sofisticado e ergonômico de seu habitáculo. Todos os controles e sistemas têm fácil acesso e compreensão intuitiva, dispensando, em larga parte, a necessidade de consulta ao manual do carro para sua utilização. O volante multifuncional, com controles do som e do computador de bordo, é equipamento standard.
Os assentos atendem ao gosto predominante dos proprietários de SUVs, que apreciam o posicionamento elevado dos bancos, tanto dianteiros como traseiros. O assento de trás, bipartido na razão 60:40, pode ter a posição ajustada longitudinalmente em até 16 centímetros e também permite regular a inclinação do encosto. A capacidade do compartimento de bagagens vai de 470 a 1.510 litros, dependendo do posicionamento do banco traseiro.
De série, vem equipado com bancos com revestimento especial em tecido, com uma faixa central de couro Alcantara, estilo Milan, em preto, cinza ou bege.
Opcionalmente, pode ter os bancos totalmente revestidos de couro, também com três opções de cores: preto, marrom ou bege. Os bancos dianteiros têm ajuste de altura manual e mesas dobráveis nos encostos, para uso pelos passageiros de trás. Sob o banco do motorista há uma gaveta porta-objetos. Ajuste elétrico do assento do motorista e teto solar panorâmico figuram entre os opcionais.
Outra novidade é a nova tela colorida no conjunto de instrumentos, com dados exibidos na horizontal. O SUV traz de série CD-player com tela touchscreen, capacidade para seis discos, Bluetooth, oito alto-falantes e entradas de áudio externo para SD Card e iPod. Opcionalmente, pode vir equipado com o conjunto de som com sistema de navegação integrado RNS 315.
Motor e câmbio
O motor, considerado um dos mais modernos e eficientes do mundo, é o 2.0 TSI (turbo e injeção direta de gasolina), com potência de 200 cv a 5.100 rpm e 28,5 kgfm de torque a 1.800 rpm. Conjugado a um câmbio automático de seis marchas e comando Tiptronic, precisa de 8,5 segundos para ir de 0 a 100 km/h e alcança velocidade máxima de 207 km/h.
O câmbio permite executar trocas manuais por meio de shift paddles localizados junto ao volante. O Novo Tiguan é o único SUV do segmento com acionamento eletrônico do freio de estacionamento e sistema auto-hold, que mantém o veículo parado em aclives durante alguns segundos, após o motorista ter tirado o pé do pedal do freio, evitando recuo nas arrancadas.
Tração integral 4MOTION
O sistema 4MOTION, usado no Tiguan, se adapta às condições de uso, distribuindo a força do motor para as quatro rodas do carro de acordo com a situação momentânea. No uso normal, 90% do torque é dirigido para o eixo dianteiro, o que ajuda a economizar combustível.
Caso necessário, o eixo traseiro pode ser mais beneficiado. A distribuição de torque é feita por uma embreagem eletrohidráulica multidiscos, integrada ao diferencial traseiro, e pode variar de forma constante, controlada eletronicamente. O sistema também evita que as rodas dianteiras girem em falso nas arrancadas e nas acelerações, podendo transferir até 100% da força do motor para as rodas traseiras nessas circunstâncias.
Além de garantir maior tração em pisos molhados, com lama ou areia, o sistema 4MOTION garante maior segurança em caminhos sinuosos, proporcionando maior aderência à pista em todas as circunstâncias.
Segurança ativa e passiva
A segurança dos ocupantes é garantida por uma rígida célula que cerca o espaço dos passageiros e zonas de deformação para absorção de energia em caso de colisões.
O carro está equipado com seis airbags (dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina). O airbag do passageiro da frente pode ser desativado. Sistema de freios ABS e controles eletrônicos de estabilidade e de tração contribuem para reduzir a possibilidade de acidentes. Para aumentar a segurança no transporte de crianças, o Novo Tiguan tem sistema ISOFIX para acomodação de cadeirinhas no banco traseiro.
Recebeu a classificação máxima de cinco estrelas nos testes de colisão realizados pelo EuroNCAP (Programa Europeu de Avaliação de Novos Carros). Nos Estados Unidos, foi classificado pelo American IIHC (Insurance Institute for Highway Safety) como TOP SAFETY PICK, através de um estudo que abrange medidas de segurança ativas e passivas.
Um importante adendo ao sistema de segurança é o detector de fadiga, que analisa a forma como o motorista dirige e compara com os 15 primeiros minutos de direção. Caso detecte um desvio no comportamento ao volante, o equipamento emite um alerta, sugerindo ao condutor uma parada para descansar e tomar um café.
Tecnologia
Um dos mais bem equipados veículos de seu segmento, o Novo Tiguan traz de série uma extensa relação de equipamentos de alta tecnologia, visando tanto a segurança do motorista e passageiros como seu maior conforto ao viajar.
Entre esses itens estão o retrovisor interno com escurecimento automático, o acendimento dos faróis com sistema Coming & Leaving home, controle automático de velocidade e o freio eletrônico de estacionamento com função auto-hold.
Também vêm no veículo computador de bordo, volante de direção multifuncional com ajuste de altura e profundidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva e indicador da pressão dos pneus. Opcionalmente, o Novo Tiguan pode vir equipado com o Park Assist II, sistema de estacionamento automático que, nessa segunda geração, também executa manobras para colocar o utilitário em vagas transversais. Outro opcional é o Kessy, que além de oferecer ignição do motor por meio de um botão, permite abrir e fechar as portas do veículo sem necessidade do uso da chave.
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