Com cerca de 800 estandes e público estimado em 1 milhão de visitantes, o Salão do Automóvel de Frankfurt será aberto à imprensa no próximo dia 13 de setembro (terça-feira) e para o público de 15 a 25. Muitos dos motores dos veículos expostos contam com turbocompressores BorgWarner, inclusive dois carros-conceito: o Alfa Romeo 4C (foto) e o Ford Evos.
Embora apresentado no último Salão de Genebra, o cupê da Alfa Romeo deverá ser uma das atrações de Frankfurt, mesmo porque começará a ser produzido no início de 2012. Seu motor é um 1.75 litro de 4 cilindros a gasolina, injeção direta, turbocompressor BorgWarner K04 com coletor integrado e gera 200 cv. Com dupla embreagem, a transmissão tem 6 velocidades. A tração é traseira.
A carroçaria do Alfa Romeo 4C é feita com materiais leves e o veículo pesa somente 850 kg, o que resulta em excelente relação peso/potência. Tanto assim que faz de 0 a 100 km/h em 5 segundos e atinge a máxima de 250 km/h. O motor é central, o que possibilitou a otimização do centro de gravidade do carro.
Já o Ford Evos que estará em Frankfurt é de tecnologia híbrida plug-in, com motor convencional e elétrico, cuja bateria pode ser recarregada usando-se a rede elétrica normal. Haverá a opção de três motores convencionais, sendo que o de 1.600 cm³ de cilindrada é dotado do turbocompressor BorgWarner K03.
O que está mais chamando a atenção no Evos, e que irá gerar muito movimento no estande da Ford, é a conectividade entre o veículo e a “nuvem pessoal” de informação do motorista, com a exploração de seu estilo de vida integrado entre lar, escritório e carro.
Segundo informa a Ford, a tecnologia inteligente reconhece os hábitos e habilidades do motorista e pode, a partir da nuvem, sobrepor dados de mapas e condições de tempo para ajustar potência, direção, suspensão e sistema de freio do Evos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário