terça-feira, 1 de novembro de 2011

Projeto piloto do Audi A1 e-tron tem início em Munique

A Audi deu início ao projeto A1 e-tron na cidade de Munique: 20 unidades do modelo já estão rodando nas estradas da região-piloto. Alguns participantes do estudo receberam as chaves de seus carros elétricos semanas atrás. Além da Audi, a Universidade Técnica de Munique (TUM) e as fornecedoras de energia elétrica E.ON e Stadtwerke München (SWM) são parceiros do projeto. E.ON e SWM são responsáveis ​​pela expansão e manutenção da infra-estrutura de carregamento na área metropolitana de Munique.
Para simbolizar o início do projeto, a Audi entregou uma frota de A1 e-tron a parceiros e participantes do estudo. E.ON e SWM instalaram a infra-estrutura para a demanda de energia dos carros - no caso do SWM, os pontos de recarga estão dentro dos limites da cidade de Munique, e do E.ON, localizados principalmente em áreas periféricas. Todas as estações de abastecimento elétrico oferecem energia gerada por meio de fontes renováveis.
Este teste da frota faz parte do projeto "Modellregion Elektromobilität München" (Mobilidade elétrica em Munique como uma região-piloto) e é patrocinado pelo Ministério Federal de Transportes da Alemanha, Construção e Desenvolvimento Urbano. O Ministério está fornecendo à região cerca de dez milhões de euros para investimento na mobilidade elétrica. O estudo irá abordar uma série de questões, que vão desde a rede elétrica a transferência de dados entre condutores, veículos, e postos de abastecimento de energia elétrica. Será analisado, por exemplo, o uso de um smartphone como interface principal do motorista.
“A Audi está trabalhando em abordagens abrangentes que maximizam os benefícios para os clientes. Nesta era da mobilidade elétrica, vamos oferecer aos nossos clientes uma ampla gama de serviços que ultrapassam a condução em si. Por exemplo, tanto a rede de veículos com toda a infra-estrutura que a envolve, bem como os novos conceitos de mobilidade são importantes", enfatiza Franciscus Van Meel, Chefe de Estratégia de Mobilidade Elétrica da AUDI AG.
Ele acrescenta: "Queremos usar este teste da frota para aprender mais sobre o uso de carros elétricos por nossos clientes, e suas expectativas a respeito. Estamos planejando investir também em uma frota adicional nos mercados estrategicamente importantes".
O Audi A1 e-tron é um carro elétrico com extensor de autonomia. Seus 102 cv permitem que o carro atinja uma velocidade máxima de 130 km/h. Se a bateria ficar descarregada, um motor compacto de combustão - o extensor de autonomia - recarrega a bateria conforme necessário para aumentar a gama operacional do veículo para cerca de 250 km. Este carro elétrico compacto é um veículo de emissão zero para os primeiros 50 km de uma viagem no trânsito da cidade, por exemplo. Como bateria, utilizou-se um pacote de módulos em em íons de lítio, que foram integrados no assoalho à frente do eixo traseiro. Em suma, o A1 e-tron foi projetado para condução diária em áreas metropolitanas.
Ruth Werhahn, Chefe de Mobilidade Eléctrica do E.ON AG enfatiza: "O teste da frota, só vai acrescentar à expertise que temos adquirido durante desenvolvimento e execução de mais de dez projetos pilotos de mobilidade elétrica em seis países europeus. Fomos os pioneiros em a testar novas infra-estruturas de recarga. Criamos não somente pontos públicos de carregamento perto de grandes cidades, mas também pontos inovadores em garagens de estacionamento: O motorista simplesmente insere seu ticket e podem usar também os pontos de carregamento. Em seguida pagam pela eletricidade consumida juntamente com a taxa do estacionamento".
O E.ON já desenvolveu comercialmente soluções viáveis de carregamento para vários cenários. Por exemplo, a empresa comercializa um pacote de energia verde para pessoas físicas na Alemanha e uma caixa de carregamento para uso doméstico. Inicialmente é necessário que o E.ON realize uma inspeção de segurança nos equipamentos elétricos do cliente, afinal, nem toda saída elétrica e sua fiação são projetados para suportar as cargas pesadas associadas a recarga de um veículo elétrico durante horas.
E. ON também fornece estações de carregamento abertas ao público em geral - clientes principalmente comerciais. Nessas estações, dois carros elétricos podem recarregar as baterias ao mesmo tempo através de diferentes pontos de carregamento. Cartões de banda magnética concedem o acesso aos motoristas. Ambos os tipos de postos de abastecimento elétrico estão sendo utilizados no teste da frota em Munique. Além disso, o E. ON está promovendo uma melhoria contínua da tecnologia de cobrança, focando no carregamento rápido, bem como livre de cabos de carregamento.
"Temos trabalhado com parceiros há algum tempo em vários projetos de mobilidade elétrica individual. Como o operador de bondes e trens do metrô, temos mais de 115 anos de experiência em eletro-mobilidade. SWM é responsável pela infra-estrutura de carregamento na região urbana de Munique e oferecemos também a energia verde o que resulta em emissão zero de CO2 durante a condução. A nossa expansão em energias renováveis é o fundamento. Queremos gerar suficiente eletricidade verde até 2025 para suprir toda a necessidade de eletricidade da área metropolitana de Munique. Munique está, portanto, a caminho de se tornar a primeira cidade do mundo de um milhão de habitantes a atingir essa meta ambiciosa", diz Dr. Florian Bieberbach, diretor comercial do SWM.
A Universidade Técnica de Munique (TUM) está coletando e analisando dados sobre a mobilidade das pessoas durante o projeto. Quanto e em que situações elas dirigem carros elétricos? E como esta tecnologia influencia o uso de outros meios de transporte? Para responder a estas perguntas, os departamentos de Engenharia Automotiva e de Ergonomia da Universidade estão desenvolvendo uma aplicativo móvel que todos os participantes da frota de testes podem usar em seus smartphones. Mais especificamente, estes dispositivos irão documentar todo o comportamento dos participantes - desde o uso de bicicletas até o uso de carros elétricos e veículos com motor de combustão, para ônibus e trens. Em paralelo, o Departamento de Serviços de Marketing está realizando um estudo para verificar os modelos mais adequados de cobrança da eletro-mobilidade.
"Para os pesquisadores, a questão já não é mais se a mobilidade elétrica vai pegar, mas sim, quando. Mobilidade elétrica não somente constitui uma mudança de paradigma para as empresas, mas sim para toda a sociedade. Este estudo da frota nos permite saber mais sobre os hábitos de mobilidade das pessoas sob novas circunstâncias", diz o professor Markus Lienkamp do Departamento de Engenharia Automotiva de da Universidade de Munique. "O conhecimento adquirido pode servir como base imprescindível para novos conceitos de mobilidade individual sustentável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário