quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Toyota anuncia parcerias com Yamaha e BMW durante o Salão do Automóvel de Tóquio 2011

A Toyota e a Yamaha trabalham, em colaboração, para o desenvolvimento da próxima geração de veículos com comunicação integrada, com o objetivo de construir o futuro da mobilidade para a sociedade. Uma parte dessa colaboração é a exibição conjunta de um triciclo elétrico e de uma bicicleta eletricamente assistida na 42ª edição do Salão do Automóvel de Tóquio, que acontece até 11 de dezembro.
A colaboração entre a Toyota e a Yamaha tem três grandes objetivos. O primeiro é construir uma abrangente infraestrutura de informação, onde veículos fabricados pelas duas montadoras possam se integrar ao Toyota Smart Center, sistema de gerenciamento de energia que permite controle integrado de consumo e conexão com casas, outros veículos, companhias elétricas e usuários. O segundo objetivo é estabelecer novos sistemas de transporte, incluindo aqueles de apoio a sistemas de compartilhamento de veículos. O terceiro é reduzir custos de desenvolvimento para serviços de Tecnologia da Inforamação (TI). As duas empresas planejam iniciar testes de verificação no futuro próximo, focando a comercialização de produtos de comunicação integrada e serviços de TI.
As duas montadoras também trabalharão na expansão da infraestrutura de estações de recarga, como as “G-Station”, desenvolvidas pela Toyota Media Service Corporation para motores elétricos e híbridos, que podem ser utilizadas tanto por veículos duas rodas como automóveis.
Desde o desenvolvimento conjunto do Toyota 2000GT, lançado em 1967, a Toyota e a Yamaha construíram uma sólida relação de trabalho colaborativo em uma ampla gama de atividades, como desenvolvimento e produção de motores de alta performance e componentes automotivos. Agora, as duas montadoras planejam estreitar sua cooperação para a próxima geração de veículos com comunicação integrada.

Toyota e BMW

A Toyota anunciou também a concretização de uma parceria com a BMW para o desenvolvimento da próxima geração de tecnologia verde. As duas montadoras conduzirão uma pesquisa sobre tecnologias aplicadas em baterias de lithium-ion.
Paralelamente, por meio de sua subsidiária europeia, a Toyota assinou um contrato com a BMW, para que a montadora alemã forneça motores 1.6 e 2.0 a diesel para a Toyota na Europa, a partir de 2014. Os motores equiparão alguns dos carros da Toyota voltados para o mercado europeu. Por meio desse acordo, a Toyota planeja expandir suas vendas e linha de veículos com baixa emissão de dióxido de carbono movidos a diesel na Europa.
“É um grande prazer celebrar essa relação de colaboração com a BMW, uma companhia com sua própria cultura e um histórico de muitos anos de produção de carros na Europa, além de fabricar veículos que evocam o prazer em dirigir. Com o espírito de contribuir para o desenvolvimento da indústria automotiva e da sociedade, ambas as montadoras oferecerão seus amplos conhecimentos, inclusive sobre tecnologia verde, para a produção de automóveis cada vez melhores”, disse Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation.

Nenhum comentário:

Postar um comentário