A Fiat encerrou o ano de 2011 com a marca de 754.276 automóveis e comerciais leves emplacados, alcançando a liderança do mercado brasileiro pelo décimo ano. O desempenho da Fiat corresponde a uma participação de 22% no total de emplacamentos de automóveis e comerciais leves registrados no ano, com uma vantagem de 55,8 mil unidades sobre a segunda colocada no ranking brasileiro.
Contribuíram para este desempenho as boas vendas do Uno, com 272.859 unidades emplacadas, e a picape Strada, com 118.620 unidades comercializadas. Entre os comerciais leves, o modelo Ducato confirmou a liderança no mercado de furgões grandes, com 13.486 unidades emplacadas.
Gama de produtos ampliada e renovada
Ao completar 35 anos de atividades no Brasil, a Fiat ampliou e renovou sua gama de produtos ao longo de 2011. O primeiro grande lançamento do ano foi o novo Fiat 500, um ícone mundial, que chegou cheio de novidades. Entre elas, ele foi o primeiro modelo da marca no Brasil a receber o novo e revolucionário motor 1.4 16V com tecnologia MultiAir — criada e patenteada pela Fiat Powertrain —, que privilegia potência, torque, economia e baixas emissões.
A seguir, foi lançado o Freemont, destinado a ocupar o topo de linha da marca Fiat. O modelo é o primeiro veículo resultante da associação da Fiat com o grupo Chrysler. Produzido em Toluca, no México, o Fiat Freemont foi projetado para atender às diferentes exigências dos consumidores que buscam um veículo espaçoso, cômodo, seguro, completo, gostoso de dirigir e versátil para o dia a dia ou para o tempo livre nos finais de semana, com versões para cinco ou sete ocupantes.
Outro lançamento importante e estratégico para Fiat foi o novo Palio. O bem-sucedido hatchback da marca, com mais de 2,5 milhões de unidades vendidas no Brasil e uma história de ousadia e inovação, ganhou uma nova geração. Totalmente novo, o novo Palio ficou mais bonito, robusto, confortável, seguro e maior, sendo bem recebido pelo público e pela crítica especializada. O novo Fiat Palio conquistou seis prêmios desde o seu lançamento:“Carro do Ano 2012”, da revista Auto Esporte; “Melhor Compacto 2012”, da premiação Ten Best, da revista Car and Driver; “Melhor Carro Nacional até 1.000 cc” e “Melhor Carro Nacional de 1001 até 1.599 cc”, do Top Car TV; “Melhor Popular Imprensa Automotiva 2011”, da Abiauto; "Melhor Hatch", segundo a agência de notícias automotivas Auto Press, responsável por abastecer dezenas de jornais em todo o país, cuja tiragem somada ultrapassa 800 mil exemplares.
R$ 10 bilhões em investimentos
A Fiat iniciou em 2011 um novo ciclo de investimentos no Brasil – o maior de sua história – com um total de R$ 10 bilhões a serem aplicados até 2014 no desenvolvimento de novos produtos, novos processos e tecnologias e ampliação da capacidade de produção. A fábrica de Betim, em Minas Gerais, terá sua capacidade de produção ampliada de 800 mil para 950 mil unidades por ano. O acréscimo de capacidade anual de 150 mil unidades equivale na prática a uma nova fábrica.
A Fiat também instalará uma nova fábrica em Goiana, Pernambuco, com capacidade para produzir 250 mil automóveis por ano, a partir de 2014. O complexo contará também com centro de pesquisa, desenvolvimento e projeto de novos produtos e plataformas, centro de treinamento e capacitação, pista de teste, campo de provas e parque de fornecedores integrado.
A comemoração dos 35 anos
Para comemorar os 35 anos de presença no Brasil, a Fiat veiculou em 2011 uma campanha publicitária que sintetiza sua trajetória: Fiat 35 anos. Movidos pela paixão. Movidos pelos brasileiros. A campanha mostrou como, ao longo de sua história no Brasil, a Fiat enlaçou seu crescimento com o desenvolvimento de Betim, da região metropolitana, de Minas Gerais e do país, estabelecendo uma forte relação com os consumidores brasileiros. No decorrer destes 35 anos, os brasileiros e a Fiat cresceram e progrediram juntos, o que reforça seus laços de união e identidade. A pergunta “O que te move?” norteou a campanha, que destacou que a Fiat é movida pelos brasileiros.
A Fiat também comemorou seus 35 anos através da promoção de um concerto público do tenor italiano Andrea Bocelli, que reuniu um público superior a 80 mil pessoas na Praça da Estação, em Belo Horizonte, em novembro. A apresentação fez parte do Momento Itália-Brasil, conjunto de eventos artísticos, culturais e de negócios que, entre outubro de 2011 e junho de 2012, celebrarão a secular e construtiva colaboração entre italianos e brasileiros.
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