segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Caminhões de bombeiros: mais rápidos e seguros com as transmissões automáticas Allison

Existe um consenso mundial de que os veículos equipados com transmissão automática são os mais eficientes e confiáveis para serem usados no combate ao fogo. São mais rápidos, estão sempre em disponibilidade, portanto, atendem as contingências com maior presteza
Poucas atividades exigem um veículo com tanta confiabilidade e precisão de funcionamento quanto os destinados ao combate ao fogo. Seja nas cidades, ou em qualquer outra modalidade de emergência para o qual os bombeiros são acionados. E no decorrer dos tempos ficou largamente comprovado que os veículos mais adequados para essa atividade são aqueles em que o motorista não tem que fazer trocas de marchas, mantendo sua atenção somente no trânsito e em como chegar mais rápido a uma ocorrência.
"Talvez isso tenha começado com a cultura dos norte-americanos de usar câmbios automáticos em quase 100% dos carros que circulam por suas cidades e estradas, independente da sua utilização. Mas nos veículos de emergência as transmissões automáticas facilitam muito a vida do motorista, principalmente a dos bombeiros. Nesse caso, onde geralmente há uma maior concentração de veículos no trajeto percorrido para o atendimento de um chamado, ele não perde tempo com as mudanças de marchas, além de também evitar erros nessa operação. Portanto, é no trânsito urbano onde mais se percebem as vantagens e a agilidade dos veículos automáticos. A resistência destes veículos geralmente também é maior", analisa o Cel. Luiz Humberto Navarro, Comandante Geral do Corpo de Bombeiros de São Paulo.
"Dentro do conceito do Corpo de Bombeiros posso falar sobre manutenção e durabilidade de transmissões automáticas com algum conhecimento sobre assunto, já que trabalhei na manutenção (CSM/M Subs - V. Maria) dos nossos veículos por nove anos. Nesse período, com uma frota de mais de 200 veículos com transmissões Allison, nós nunca tivemos problemas com uma única unidade. O máximo que fizemos foram as revisões e manutenção de troca de filtros e do óleo lubrificante".
Para Clovis Kitahara, gerente de marketing da Allison Transmission, "Essa percepção positiva que o Corpo de Bombeiro tem das transmissões automáticas Allison, é um excelente ‘termômetro’ para a empresa. Confirma que nossos produtos são robustos, proporcionam maior agilidade aos veículos fazendo com que eles cheguem mais rapidamente às ocorrências. E, principalmente, são extremamente confiáveis. Seria inadmissível um veículo de emergência deixar de atender a um chamado por uma eventual falha em um dos seus componentes mecânicos. Outra vantagem que identificamos em aplicações de emergência é a possibilidade de se definir calibrações eletrônicas específicas para o modo ‘performance’, garantindo o máximo desempenho do caminhão em situações extremas".
Ao comentar sobre a antiga parceria entre bombeiros e a empresa o Cel. Navarro foi enfático: "Nossos contatos profissionais sempre foram excelentes. A Allison esteve presente sempre que foi solicitada, seja para treinamento de pessoal, manutenção ou operacional, nunca deixou de nos atender prontamente. É uma grande parceira. Gostaríamos que no futuro, dentro das nossas possibilidades orçamentárias, pudéssemos ter um maior número de veículos equipados com transmissão automática na nossa frota".
A Allison Transmission vem fazendo um grande trabalho junto aos Corpos de Bombeiros de vários Estados do País. Recentemente, durante o decorrer da Ligabom - Liga Nacional dos Bombeiros, evento realizado dentro do Senabom - XI Seminário Nacional dos Bombeiros em Blumenau (SC), a empresa teve atuação destacada com uma palestra ministrada a todos os 26 Comandantes Gerais dos Estados Brasileiros, comprovando os benefícios das transmissões automáticas nos serviços de emergência. Também proporcionou aos oficiais presentes no evento, a possibilidade da avaliação dinâmica de um caminhão VW 17.250E Worker equipado com transmissão automática Allison S3000, em operação no Corpo de Bombeiros do Estado de Santa Catarina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário