quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Honda CBR 600RR 2012: para os amantes de velocidade

Sinônimo de alta tecnologia, potência e leveza, a CBR 600RR tornou-se referência entre as motocicletas Super Sports de média cilindrada. Agora o modelo 2012 chega às concessionárias Honda com as novas cores vermelha e preta.
Com um design compacto e arrojado, o modelo conta com uma carenagem frontal que proporciona ótima captação de ar, aerodinâmica e o desempenho da motocicleta. Graças ao sistema Ram Air, ar captado é direcionado de maneira mais rápida, aumentando a velocidade de entrada da mistura ar / combustível e proporcionando, assim, incremento na potência do motor, principalmente em altas velocidades.
Destaque também para o conjunto óptico dotado de faróis com refletores multifocais e sistema Line Beam, que oferece iluminação forte e constante, resultando em harmonia estética e segurança, principalmente em pilotagem noturna.
O painel de instrumentos é totalmente esportivo e dispõe de tacômetro eletrônico com mostrador analógico, além de dois displays com boa visibilidade para leitura da velocidade, hodômetros parcial e total, marcador de combustível e relógio.
O modelo conta ainda com o escapamento Centre-Up 4 x 2 x 1, com saída única sob a carenagem traseira. Seu posicionamento permite ótima inclinação em curvas.

Tecnologia herdada dos modelos de competições

A CBR 600RR é equipada com um propulsor de 599 cm3, com quatro cilindros em linha, DOHC (Double Over Head Camshaft), com duplo comando de válvulas, quatro tempos, 16 válvulas (quatro para cada cilindro) e arrefecido a líquido. Alcança potência máxima de 120 cv a 13.500 rpm e torque de 6,73 kgf.m a 11.250 rpm, proporcionando respostas rápidas em qualquer faixa de rotação.
A motocicleta recebe o sistema de injeção eletrônica PGM-DSFI (Programmed Dual Sequential Fuel Injection System), que processa com precisão a quantidade de combustível que compõe a mistura, obtendo o máximo de eficiência. O sistema gera respostas rápidas ao comando do acelerador e, aliado ao catalisador e ao sensor de oxigênio, reduz as emissões de gases poluentes.
O modelo conta com um sensor responsável por manter o ponto ideal de ignição e monitorar a combustão dos cilindros, evitando a pré-ignição e autodetonação do combustível. Já o sistema de transmissão denominado Low-Lash proporciona suavidade às trocas de marchas (seis velocidades).
Para dar leveza e resistência, o chassi da CBR 600RR foi construído por meio de um sistema de fundição em alumínio denominando FDC (Fine Die-Cast), que permite reduzir a quantidade de soldas. O modelo traz também o avançado Amortecedor de Direção Eletrônico Honda (HESD), que utiliza um atuador hidráulico e um módulo eletrônico que, através do sensor de velocidade, anula eventuais oscilações do guidão percebidas nas rápidas acelerações, melhorando a maneabilidade em baixas velocidades e proporcionando maior firmeza à medida que a velocidade aumenta.
Com a tecnologia derivada das pistas de competições, a suspensão dianteira é do tipo telescópica investida (Upside Down) e apresenta sistema HMAS (Honda Multi Action System), possibilitando a regulagem da velocidade de compressão e de retorno dos amortecedores. Já a traseira, a suspensão Unit Pro-Link isola por completo o chassi de impactos e torções registrados durante a pilotagem, tornando o conjunto mais leve e rígido. Além de permitir que a roda traseira mantenha sempre o contato com o solo e assim transmitir toda a potência gerada pelo motor.
A CBR 600RR recebe pneus radiais esportivos de perfil baixo e sem câmara, e rodas de alumínio de três pontas com aro de 17’’. Localizado sobre o chassi, o tanque de combustível tem capacidade para 18 litros.
Para assegurar eficiência e segurança nas frenagens, o modelo conta com duas opções de freios. A versão Standard dispõe de dois discos flutuantes de 310 mm de diâmetro, com acionamento hidráulico, e cáliper de fixação radial com quatro pistões na dianteira. Na traseira, há um único disco com diâmetro de 220 mm com acionamento hidráulico e cáliper de pistão simples.
Já a versão com freios C-ABS (Combined Anti-Lock Brake System) evita o travamento das rodas, oferecendo total segurança mesmo em situações de frenagem bruscas, tanto em retas quanto em curvas. A tecnologia foi desenvolvida especialmente para os modelos superesportivos, possibilitando manter a estabilidade e o controle da motocicleta, evitando o mergulho da suspensão dianteira, perda da estabilidade e levantamento da roda traseira em frenagens mais fortes.
O modelo traz ainda H.I.S.S. (Honda Ignition Security System): um sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição, fazendo com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor. A tecnologia, considerada um diferencial da Honda, proporciona mais segurança ao estacionar o veículo em locais públicos.
A CBR 600RR modelo 2012 está disponível nas cores preta e vermelha. O modelo tem preço público sugerido de R$ 47.900,00, e a versão C-ABS o preço de R$ 50.900,00. A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário