quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

PSA Peugeot Citroën e Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) firmam acordo de Cooperação Técnica

A PSA Peugeot Citroën e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) firmaram hoje um acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de viabilizar parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento e criação de cursos de extensão e aperfeiçoamento ligados à área automotiva. O documento foi assinado em uma cerimônia no Centro de Produção de Porto Real da PSA Peugeot Citroën, na região Sul-Fluminense do Rio de Janeiro, onde está localizado também o Campus Regional UERJ em Resende.
Esta interação, entre empresa e meio acadêmico, promove um ambiente propício ao desenvolvimento tanto da região como do país.
Na cerimônia, a UERJ foi representada por seu reitor, prof. Ricardo Vieiralves, a Coordenadora de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento, profª. Tatiane Alves Baptista, e o Diretor do Centro de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica e Incubadora de Empresas (Sul-Fluminense) - CDIT, prof. Alexandre Alvarenga Palmeira. A PSA Peugeot Citroën foi representada pelo Diretor Industrial América Latina, Tarcísio Telles, pelo Diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo, François Sigot, pela Diretora de Recursos Humanos e Informática, Monice Santos, e pela Responsável pela Universidade PSA na América Latina, Anna Tavares, entre outros executivos do Grupo. Também estiveram presentes representantes de prefeituras, instituições locais e regionais, além de figuras representativas do meio acadêmico.
“Tenho certeza de que esta parceria vai render frutos importantes para o Grupo PSA e a UERJ, além de contribuir de maneira significativa para o crescimento da região, incentivando a maior capacitação da mão de obra local e o desenvolvimento de novas pesquisas e projetos no estado do Rio”, afirma Carlos Gomes, Presidente Brasil e América Latina da PSA Peugeot Citroën.
A parceria é conduzida pela Universidade PSA e pelo CDIT/UERJ que juntos trabalharão para identificar as oportunidades de ações e projetos conjuntos, onde será priorizada a região Sul Fluminense. “O CDIT, foi criado em 2011, pelo Reitor, justo no intuito de promover, no Sul-Fluminense, a ciência, a tecnologia e inovação, visando apoiar a pesquisa, o desenvolvimento e o empreendedorismo por meio da interação entre universidade, empresas e o governo, transformando o conhecimento em riqueza, gerando novos produtos e processos, formando recursos humanos qualificados, criando novos empregos, novas empresas e promovendo o bem estar social e ambiental, contando para isto com o CEED e toda a Universidade”, afirma a profª. Tatiane Alves Baptista.
“A Incubadora de Empresas Sul-Fluminense, também sediada no Campus de Resende tem importante papel nesta parceria, na sua missão de apoiar empresas inovadoras e novos negócios focando no desenvolvimento de fornecedores locais e em capacitação”, destaca o profº Alexandre Alvarenga Palmeira. Ressalta ainda: “Como os projetos serão desenvolvidos em conjunto, eles possibilitarão uma nova forma de parceria de transferência mútua de tecnologia que envolve uma infra-estrutura de laboratórios. Esta relação trará uma melhor formação dos nossos alunos”.
O acordo com a UERJ reforça o compromisso da PSA Peugeot Citroën de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento no Brasil. A empresa já mantém parcerias e projetos com outras importantes instituições de ensino e pesquisa brasileiras, como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário