Câmbios Manuais
Câmbio ou caixa de câmbio, caixa de marchas ou simplesmente marcha, velocidades (mais usado pelos patrícios do além mar) são um conjunto de engrenagens usadas para aumentar a velocidade ou a força do motor para as rodas. Os motores a combustão interna trabalham bem sempre em uma faixa estreita de rotações em que a curva máxima da potência coincide com a curva máxima do torque. Para melhorar o desempenho do veículo a caixa de câmbio desmultiplica os giros aumentando a força nas marchas baixas e igualando ou aumentando os giros em velocidades altas, tornando o veículo mais prático de ser conduzido. Vou mostrar os tipos mais comuns de câmbios usados nos carros hoje em dia:
“Câmbio H”
Usado em praticamente todo o tipo de veículo, desde os humildes carros 1.0 à alguns dos esportivos mais rápidos. A característica é o desenho esquemático da posição das marchas ou a “grelha” usada nos superdesportivos mais antigos. Nos carros mais antigos era de três marchas, que ganharam uma quarta longa mais usada como “Overdrive” ou sobremarcha, isto é, uma marcha alta para economizar combustível em viagens com velocidades constantes. Nos anos 80 os câmbios começaram a ter 4 marchas reais acrescida de uma 5ª mais longa fazendo o papel de Overdrive. Dos anos 90 para cá, com o encurtamento dos câmbios para facilitar a vida dos motores 1.0l, que carecem de potência e principalmente de torque a 5ª perdeu essa função ficando como uma marcha de velocidade mesmo.
Agora que a economia de combustível e o aumento de eficiência são a ordem da vez, os câmbios ganharam mais uma marcha, a 6ª. O pioneiro foi o Siena 6 Marchas, cujo câmbio ganhou uma primeira bem curta para conseguir arrastar com algum ânimo os 1.200 kg do carro com um anêmico motor de 1.0l. Com o desconto de impostos sobre motores até 2.0l, a versão deixou de ter sentido e foi descontinuada. Hoje esse câmbio configura alguns carros de tipos diversos, como alguns esportivos da linha T-Jet da Fiat e alguns sedãs médios como o Kia Cerato. Quanto ao número de marchas, talvez se estabilize na sexta nos câmbios manuais. Mas nos automáticos e automatizados a tendência é aumentar enquanto o cerco contra a emissão de CO² apertar.
Não confundir com câmbios automatizados, são largamente usados em carros de corrida devido à facilidade de uso. As marchas são engatadas na sequencia empurrando a alavanca para frente ou para trás, dependendo da preferência do fabricante, e alguns deles dispensam o uso de embreagem à partir da 2ª marcha tendo como mecanismo acionador algum circuito hidráulico. E aí entra os câmbios semi-automáticos que abordarei na semana que vem, inté.
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