domingo, 1 de abril de 2012

BorgWarner fornecerá a primeira caixa de transmissão ativa de duas velocidades com tração nas quatro rodas para a Ford F-150

Com tecnologia TOD (Torque-On-Demand), a BorgWarner Inc. passará a fornecer, para aplicação na picape americana Ford F-150 2012 - modelos Lariat, King Ranch, Harley-Davidson (foto) e Platinum -, a primeira caixa de transmissão ativa de duas velocidades, com tração automática em todas as rodas, além de tração em tempo integral em alta e baixa velocidades.
A tecnologia TOD proporciona tração aprimorada e grande estabilidade. Ela redistribui, automaticamente e sem interferência do motorista, o torque das rodas traseiras para as dianteiras. E os sistemas de controle do veículo monitoram sinais como o do ângulo de esterçamento, posição do pedal do acelerador e velocidade das rodas, equilibrando a quantidade de torque ideal nos dois eixos em qualquer situação de dirigibilidade.
Assim os condutores apreciarão os benefícios de tração em todas as rodas numa vasta gama de situações de direção – desde a condução normal até a direção “off-road” ou reboque. Prevendo o deslizamento e fornecendo a devida correção no torque, a tecnologia TOD melhora a tração, aumenta a estabilidade e reforça a dinâmica do veículo.
Além da capacidade aprimorada de sustentação na estrada, o modo de tração TOD em duas rodas proporciona economia otimizada de combustível, até que seja necessário acionar a tração reforçada “automática” em todas as rodas.
“A BorgWarner sente-se satisfeita por continuar nossa longa parceria com a Ford, ao proporcionar àqueles que dirigem uma F-150, um controle de tração sem emendas, seja na estrada ou fora dela e em condições de tempo normal ou de mau tempo” – afirmou Joe Fadool, presidente e gerente geral de Sistemas de Transmissão de Torque da empresa.
A BorgWarner Inc. também fornece uma série de outras tecnologias para a Ford F-150, como variador de fases para o comando de válvulas dos motores V8 5.0 e 6.2, caixa de transferência proporcional, placas de fricção de transmissão automática de 6 velocidades e turbo EcoBoost do motor 3.5.

Nenhum comentário:

Postar um comentário