quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dafra Next 250: mistura de naked e street

Depois do sucesso do maxi scooter Citycom 300i, a Dafra lança no Brasil a Next 250, mais uma motocicleta em parceria com a taiwanesa SYM, referência em tecnologia e qualidade em mercados como Europa, América do Norte e Sudeste Asiático. A Next 250 apresenta um visual agressivo, com linhas fortes e marcantes bem ao estilo naked, dizendo já a partir do design qual é sua proposta: uma street de média cilindrada de estilo arrojado, alto desempenho e muito conforto.
Com o lançamento da Next 250, a marca passa a atuar em um importante segmento do mercado brasileiro que em 2011 emplacou mais de 110 mil motos e foi disputado praticamente por apenas dois modelos.
A produção do modelo começa nesta semana em Manaus (AM) e o produto deve estar em todas as concessionárias na segunda quinzena de abril com preço público sugerido de R$ 10.190,00, nas cores pérola, vermelha e preta e um pacote de peças de reposição extremamente competitivo.

Diferenciação em cada detalhe

A nova Next 250 se destaca por apresentar robustez e agressividade em design e por trazer mais modernidade à categoria. É possível identificar em cada detalhe a inovação do projeto e o cuidado na escolha dos materiais.
O farol em formato piramidal integrado ao conjunto frontal traz um visual mais moderno à motocicleta e proporciona excelente iluminação, garantindo maior segurança especialmente na condução noturna.
O painel é bonito e muito funcional, combinando itens analógicos e digitais, oferecendo uma rápida leitura dos dados. Além de mostrador analógico de RPM, possui display digital com iluminação azul em LED que informa hodômetro total e parcial, velocímetro, hora, voltagem da bateria, indicador de marcha, combustível e gravação da velocidade máxima atingida, um item que agrada qualquer motociclista. Também apresenta luz indicadora para o momento exato da troca de óleo do motor, aviso para que o condutor desacione o cavalete lateral para a saída da motocicleta, gerenciamento da injeção eletrônica, tacômetro, indicador de neutro e alerta de temperatura do motor.
A busca pela diferenciação também fica evidente no inovador desenho tridimensional das rodas de liga leve aro 17” equipadas com pneus Pirelli Sport Demon, assim como em outros detalhes, como na tampa do tanque em estilo aviação, spoiler do motor e alças traseiras na cor da motocicleta e na lanterna traseira em LED. Vale destacar, ainda, o escapamento em aço inox, único na categoria.

Motor e transmissão

O motor de 249,4 cm3, monocilíndrico, quatro tempos, SOHC (Single Over Head Camshaft) é outro item que traduz o estilo da Next 250. Extremamente forte, conta com refrigeração líquida o que permitiu que o modelo alcançasse 25 cv de potência a 7.500 rpm e torque de 2,75 Kgf.m à 6.000 rpm , sendo o maior torque da categoria, mesmo em comparação com motores de maior cilindrada presentes nesse segmento. Estas características tornam  a moto excelente em baixas e especialmente em altas velocidades, o que a torna ideal para pilotagem em rodovias ou centros urbanos de vias rápidas.
Um dos grandes destaques deste lançamento é o sistema de injeção eletrônica Keihin, desenvolvido para o mercado brasileiro em trabalho conjunto entre as engenharias de Dafra e SYM, que permite ótimas retomadas em qualquer faixa de rotação ou velocidade. Isso se traduz em maior ganho de desempenho e maior eficiência do consumo de combustível. Vale destacar que o motor da nova Next 250 foi estrategicamente disposto no chassi com o objetivo de posicionar melhor o centro de gravidade do conjunto, proporcionando uma ótima ciclística do modelo.
Única no segmento a contar com câmbio de seis marchas, a Next 250 teve a transmissão calibrada de tal forma que fosse priorizada uma melhor utilização do conjunto, resultando num escalonamento muito bem distribuído. Dessa maneira, a motocicleta alcança, nas trocas das marchas, um crescimento de aceleração linear sem trancos, sem contar a grande economia de combustível que é consequência também do sistema de acionamento de válvulas. O sistema de um só comando e balancins roletados acionando as quatro válvulas diminui o atrito do motor reduzindo o consumo de combustível. Aqui vale mais um destaque, já que a Next 250 alcança o melhor consumo rodoviário e urbano da categoria, sendo que na estrada chega a ser 15% mais econômica que as concorrentes. O tanque de combustível do modelo tem capacidade para 14 litros.

Posição de pilotagem

Para agradar aos motociclistas do segmento, a marca realizou inúmeros estudos de ergonomia o que deixou o modelo completamente adequado ao gosto e porte do piloto brasileiro. Com isso, o modelo apresenta uma posição de pilotagem totalmente diferente do modelo comercializado na Europa e Ásia.
Para chegar ao nível de excelência em conforto e ergonomia, a engenharia da Dafra promoveu algumas mudanças no projeto original com o reposicionamento das pedaleiras e do guidão, considerando um usuário com estatura entre 1,75m a 1,80m, média do brasileiro de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O resultado das alterações é que com a Next 250 o piloto se acomoda muito naturalmente, com pernas e braços dispostos de forma confortável. Essas características proporcionam comodidade em trechos longos e de alta velocidade, assim como em percursos urbanos e mais carregados. O assento largo e com revestimento antiderrapante garante ainda mais conforto e segurança.

Conjunto perfeito para o dia a dia

Os freios a disco na dianteira e na traseira, ambos acionados hidraulicamente, são referência na categoria, com uma capacidade de frenagem acima da média. A progressividade no acionamento dos freios transmite grande segurança para o condutor, que terá controle total da motocicleta, até mesmo na frenagem mais brusca, em uma situação de emergência. No freio dianteiro destaque para dois itens que são semelhantes aos grandes modelos de motocicletas esportivas: mangueira de malha de aço (aeroquip) e regulagem da altura do freio em quatro níveis, novamente a única da categoria com estes atributos.
As suspensões garantem muita confiança e segurança para o condutor, com o equilíbrio certo entre conforto e rigidez, permitindo um controle perfeito na condução. O conjunto tem desempenho excepcional em curvas de baixa, média e alta velocidades, além de permitir ótima absorção de impactos, mesmo em pisos mais irregulares, o que certamente irá surpreender os motociclistas.
O chassi da Next 250 é firme e rígido, com o motor bem centralizado. Isso só poderia resultar numa excelente ciclística, bastante estável, evitando as indesejadas “torções” nos momentos de frenagens ou em curvas diversas.
A motocicleta conta, ainda, com sensores de segurança na embreagem, de cavalete central, engine stop e foi preparada e testada para a utilização de bauleto com 5kg de carga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário