Veículos que trafegam maior parte do tempo em grandes centros urbanos em baixa velocidade apresentam maior desgaste em peças, como embreagem, freios e sistema de arrefecimento. Por isso, é preciso ficar atento a esses componentes e realizar a manutenção preventiva para evitar grandes custos com reparos ou até mesmo um acidente.
Quanto ao sistema de freios, a recomendação da Bosch é fazer a verificação a cada cinco mil quilômetros. As peças devem ser inspecionadas pela oficina mecânico especializada de sua confiança, primeiramente de forma visualmente e a partir daí, se necessário, fazer a substituição de itens danificados, o que garante maior segurança e um menor custo de manutenção do sistema.
Outro item importante é o fluído de freio. Deve ser levado em consideração a especificação correta do fluído para cada tipo de veículo. A aplicação de um produto não adequada pode reduzir a eficiência da frenagem ou mesmo danificar o sistema, colocando em risco a segurança dos ocupantes do automóvel.
Além do desgaste natural, a embreagem é um dos elementos mais prejudicados no trânsito caótico das grandes cidades. A sua durabilidade, então, varia conforme a utilização do conjunto e condições de uso. Dessa forma, a manutenção se resume na troca dos componentes avariados quando necessário. Contudo, existem algumas dicas que podem ajudar na conservação do mecanismo:
* Evite dirigir com o pé apoiado no pedal de embreagem. Isso causa o desgaste prematuro do conjunto;
* As trocas bruscas das marchas não são r ecomendadas, pois danificam o disco, ocasionando barulho e até impossibilitando a troca de marchas;
* Não ande em altas velocidades com marchas baixas ou em baixas velocidades com marchas altas. Essa prática sobrecarrega o disco, podendo inutilizá-lo por completo, além de gerar níveis de consumo de combustível maiores do que se utilizado a marcha correta para cada velocidade do veículo.
Facilmente, encontramos pelas ruas veículos parados com problemas no sistema de arrefecimento. Isso ocorre porque muitos motoristas não se preocupam com a manutenção correta e se esquecem que a performance, a vida útil dos elementos internos e o consumo de combustível são afetados diretamente quando o motor opera fora da faixa de temperatura recomendada.
Para manter esse processo funcionando adequadamente, só água limpa, como muitos pensam, não é suficiente. Além disso, é necessária a adição de aditivos anti-oxidantes nas proporções corretas, para que seja formada uma e spécie de película protetora na parte interna do tubo e nos componentes metálicos do motor, evitando a sua corrosão.
Ainda que tudo esteja em ordem no sistema, existe a possibilidade de em dias quentes ocorrer o superaquecimento. Neste caso, algumas dicas podem ajudar:
* Espere alguns minutos para retirar a tampa do radiador para não se queimar;
* Não adicione água fria no motor superaquecido, pois a mudança brusca de temperatura poderá danificá-lo.
* Se houver líquido suficiente, o superaquecimento pode ter sido causado por um problema elétrico ou mecânico. Chame o reboque ou acione o seguro. Se o problema foi falta de líquido, deixe o motor esfriar naturalmente e complete com água, excepcionalmente, e vá direto ao mecânico.
A rotação do motor em marcha lenta também aumenta o desgaste do sistema de ignição dos veículos. "Motores que trabalham com uma temperatura maior, como os veículos que circulam no trânsito de uma grande cidade, têm mai s chances de sofrer com a carbonização nas velas de ignição do que um carro que roda na estrada", ressalta Daniel Lovizaro, Chefe de Assistência Técnica da divisão Automotive Aftermarket da Robert Bosch Brasil.
Por isso, a Bosch recomenda realizar, periodicamente, a troca das velas de ignição, conforme a recomendação do fabricante. Na troca das velas, o mecânico deve consultar o manual do veículo ou a tabela de aplicação disponível em autopeças e oficinas mecânicas, para verificar qual é o modelo correto para o motor daquele veículo. Neste momento também é fundamental que sejam avaliados o estado de conservação dos cabos e bobinas de ignição, as quais também têm papel fundamental para um funcionamento do veículo.
A Rede Bosch Service, que possui mais de 1400 oficinas em todo o Brasil, apoia a manutenção preventiva como forma de garantir a segurança e o bom funcionamento do veículo. As oficinas contam com equipamentos de última geração, que possibilitam diag nósticos rápidos e precisos. Um diferencial presente nos dias de hoje, em que oficinas parceiras se beneficiam no suporte oferecido pela Bosch, inclui o fornecimento de produtos com alta qualidade e garantia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário