segunda-feira, 21 de maio de 2012

Discovery 4 e Range Rover Sport, agora com câmbio de 8 velocidades e motor diesel mais potente

As novas linhas Range Rover Sport e Discovery 4 chegam ao mercado brasileiro equipadas com a novíssima transmissão de oito velocidades ZF 8HP70 e ampla tecnologia embarcada. Acompanhada do motor SDV6 Bi-Turbo Diesel, o novo câmbio traz uma relação de marchas que proporciona uma condução mais confortável, aliada à melhor eficiência no consumo de combustível e a menores índices de emissões de CO2.
Com oito velocidades, a relação de marchas é ampla e ideal para diversas situações. Em situações mais lentas do veículo, o conjunto câmbio e motor traz bastante robustez, ideal para retomadas e para a transposição de obstáculos na condução fora de estrada. No asfalto, a relação alongada das marchas mais altas proporciona melhor conforto e menor desgaste do motor, que passa a trabalhar a baixas rotações mesmo acima dos 120 km/h.
Para receber a nova transmissão, o motor 3.0 Bi-Turbo SDV6 Diesel foi adaptado e ganhou ainda mais potência, passando a desenvolver agora 256 cavalos, contra 245 da versão anterior. O sistema também garante que o propulsor trabalhe sempre com o nível ideal de torque a cada velocidade, o que proporciona extrema robustez.
“A nova transmissão de 8 velocidades é o complemento ideal para o nosso motor 3.0 Bi-Turbo Diesel SDV6. As novas relações, aliadas à capacidade de realizar várias mudanças de uma só vez, permitem que o motor trabalhe sempre na zona mais eficiente de seu desempenho”, afirma Paul Walker, engenheiro-chefe do projeto.
Para otimizar o espaço interno, a alavanca de câmbio foi substituída por um botão seletor de marchas giratório, a exemplo do que já existe em todos os veículos Jaguar e nas linhas Range Rover Vogue e Range Rover Evoque. Para não confundir, o comando giratório do sistema Terrain Response foi substituído por um novo controle, agora acionado por botões.
A ampla tecnologia embarcada na nova transmissão proporciona ao veículo um comportamento excepcional. Todo o processo de mudanças de velocidade leva apenas 0,2 segundo para se completar. Além da agilidade com que atua, o sistema compara a rotação do motor com a velocidade da turbina, antecipando-se às seguintes reduções. Isso se traduz em mudanças incrivelmente suaves entre as várias velocidades, oferecendo uma experiência de condução mais sofisticada.
O sistema de trocas sequenciais por meio de borboletas dispostas na parte traseira do volante acompanha a nova transmissão e oferece uma experiência ao volante extremamente esportiva, o que permite que o condutor utilize ao máximo o desempenho e a força do motor biturbo Diesel SDV6.
A transmissão ZF 8HP70 encontra-se repleta de características desenvolvidas para poupar energia. O seu sistema hidráulico também é mais eficiente, poupando o motor. O conversor de torque hidráulico está programado para ser bloqueado quando o veículo circula em baixa velocidade e à temperatura normal de funcionamento, o que diminui o consumo e aproveita mais uma vez o imenso torque a baixas rotações do motor.
O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona de forma constante o comportamento do veículo e do condutor para otimizar a resposta do câmbio a cada estilo de condução. O sistema também trabalha de forma a evitar mudanças de marcha não desejadas quando deparamos com um percurso repleto de curvas.
A utilização dos freios é monitorada para que a transmissão selecione a marcha mais adequada ao entrar e sair das curvas, o que garante a utilização do freio motor e ajuda a preservar as pinças e os discos. A transmissão pode saltar até seis mudanças sem necessidade de trocas sequenciais, o que favorece o conforto e o desempenhho em situações que exigem rápida retomada, como em casos de manobras de ultrapassagem.
A nova transmissão também atua de forma inteligente em outras situações. Se registar uma temperatura elevada, uma mudança mais curta é automaticamente selecionada, o que aumenta as rotações do motor e do compressor do sistema de ar condicionado para resfriar rapidamente o interior do veículo. Se a temperatura ambiente for baixa, o motor funciona a rotações mais elevadas para diminuir o tempo de aquecimento e as emissões de CO2.
“Com melhor desempenho, emissões de CO2 reduzidas, novos equipamentos e um design atualizado, Discovery 4 e Range Rover Sport consolidam-se como os veículos polivalentes e versáteis do mercado, tanto para quem busca robustez, quanto aos que não abrem mão da esportividade. Os modelos definem, pura e simplesmente, categorias próprias dentro de seus respectivos segmentos”, afirma o diretor-geral da Land Rover John Edwards.

Motor

Para receber a nova transmissão, o motor 3.0 Bi-Turbo Diesel SDV6 foi ajustado para ganhar mais potência e oferecer menor consumo de combustível e índices de emissões de CO2 reduzidos.
O propulsor passou de 245 para 256 cavalos de potência, mantendo impressionantes 600 Nm de torque a apenas 2.000 rpm. Tamanha potência deve-se a um um novo sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais e um sistema de injeção “common rail” de terceira geração. Os dois turbo-compressores trabalham de forma sequencial para oferecer o melhor torque da categoria em baixas velocidades e uma potência verdadeiramente impressionante em altas velocidades.
O novo motor disponibiliza 500 Nm de força em apenas 0,5 segundos depois de ligado, o que possibilita que o condutor tenha acesso imediato a 95% do torque máximo. Os injetores foram desenhados para reduzir o ruído ao mesmo tempo que otimizam a combustão. O sistema funciona em “modo de medição”, fornecendo a quantidade exata de combustível aos injetores, ao invés de bombear o excesso de combustível novamente para o depósito, o que evita a perda de energia no processo.
Todas as versões em ambas as linhas já são equipadas com filtros de partículas diesel (DPF) transformando-os assim nos motores diesel mais eficientes do mercado e em acordo com a nova fase Proconve L6 que regula os índices de emissões dos veículos movidos à Diesel no Brasil.

Range Rover Sport

O novo conjunto motor e câmbio favorecem muito o aspecto esportivo oferecido pelo Range Rover Sport. As mudanças sequenciais e o ganho de potência aliados à extrema força do propulsor biturbo Diesel dão ao motorista opção de condução altamente arrojada.
A transmissão de oito velocidades traz uma relação de marchas mais curta e faz o modelo responder imediatamente ao toque do motorista no acelerador, fazendo-o sentir toda a potência dos 256 cavalos que o empurram da imobilidade aos 100 km/h em 8,9 segundos, número impressionante para um veículo que pesa mais de 2.500 kg.
Por um lado, o modelo traz incrível robustez proporcionada pelo sistema Terrain Resposnse, que adapta ao simples toque de um botão todas as cofigurações de suspensão, aceleração e torque do veículo de acordo com o tipo de terreno em que se trafega (asfalto, terra, lama, neve, areia e pedras) é complementada pela suspensão pneumática com ajuste de altura.
Por outro, a alta performance é garantida pelas rodas de até 20’ que trazem pneus de perfil baixo, mais apropriados para o tráfego em alta velocidade. O aerofólio traseiro e a arrojada grade frontal dão o toque final de esportividade ao SUV.
Por dentro, o veículo mescla conceitos de esportividade e sofisticação. A disposição dos bancos e do painel de comandos remete a um verdadeiro cockpit. Já o luxo se faz presente em cada detalhe de acabamento do veículo, que utiliza de forma abundante o couro, disponível em diversas opções de cores. Ele está presente não apenas os bancos, mas no painel dentral, no volante e as nas portas. Madeira nobre, alumínio ou laca (piano black) são as opções de materiais que complementam o aspecto extremanente requintado do veículo.

Discovery 4

Mais premiado veículo da Land Rover em todos os tempos, o Land Rover Discovery 4 tem seu aspecto de versatilidade e robustez ainda mais evidente com o novo conjunto que traz motor biturbo Diesel 3.0 SDV6 e câmbio ZF 8HP70 de 8 velocidades.
O modelo ficou ainda mais robusto com o torque máximo de 600 Nm a apenas 2 mil RPMs, força suficiente para transpor os mais difíceis obstáculos em situações off road. Na pista, mesmo em altas velocidades, o propulsor pode rodar a baixas rotações, o que proporciona mais economia de combustível, índice de ruído interno praticamente inexistente e extremo conforto.
De série, a capacidade de transportar com conforto até sete passageiros em todos os tipos de terreno dá ao Discovery 4 um aspecto versátil, sem deixar de lado o luxo e a robustez.

Som e Entretenimento

Os sistemas de som da nova linha Discovery 4 e Range Rover Sport foram aperfeiçoados e passaram a utilizar a mais recente tecnologia eletrônica MOST Gen 2.1. As versões de entrada contam com 8 alto-falantes Premium Harman Kardon e tela a cores que substitui a anterior, com conexão Bluetooth, DAB e USB/iPod. Nas versões topo de linha, os veículos podem contar com sistemas de som de 11 ou até 17 alto-falantes, com potência que pode atingir os 825W.
O Sistema de Entretenimento dos Bancos Traseiros (RSE) inclui agora uma unidade DVD na parte frontal do equipamento de som que permite introduzir comodamente o disco no interior do habitáculo. Este sistema substitui o anterior carregador de 6 DVDs cujo acesso à disqueteira era feito pelo porta-malas. O sistema de som dos bancos traseiros é comandado por meio de fones de ouvido wifi graças à mais recente tecnologia WhiteFire™. Este sistema conta ainda com entradas para a ligação de consoles de vídeo e para a reprodução de arquivos MP4 armazenados em um dispositivo USB.

A função “Homelink” da Land Rover facilita a volta para casa

O sistema incorpora uma nova característica que simplifica a volta para casa quando esta tem portões de entrada ou portas de garagem com abertura por meio de comando à distância. A opção “Homelink” trabalha conjuntamente com a Assistência de Faróis de Longo Alcance memorizando a frequência de praticamente todos os comandos à distância utilizados para abrir e fechar portões ou garagens. Basta pressionar um simples botão.

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