sexta-feira, 11 de maio de 2012

Novo Audi A4 2013, o completo, chega ao Brasil

Um carro completo. Definição simples, porém perfeita, para o novo Audi A4 2.0 TFSI Ambiente, que está chegando agora nas concessionárias da marca alemã em todo o País. Com novas soluções para a dirigibilidade e para o entretenimento a bordo, o carro vem com novo design e vai encantar os amantes da velocidade, do conforto e da tecnologia.
O A4 está na oitava geração, incluindo nesta conta as versões do Audi 80, seu antecessor, que foi lançado em 1972. É o modelo mais vendido da Audi no mundo, com mais de dez milhões de unidades comercializadas. O A4, com sua elegância e esportividade, é um dos modelos mais importantes para a marca Audi. O novo estilo é marcado pelas fortes linhas horizontais na dianteira e pelos vincos do capô mais acentuados, que deixaram o modelo com o design ainda mais agressivo. A grade frontal, formada por uma única peça, tem novo formato, é pintada na cor cinza escuro e tem moldura cromada. Na parte inferior, as entradas de ar ficaram maiores e mais pronunciadas. As luzes de neblina agora são retangulares e mais eficientes.
Os faróis também mudaram. Externamente, o formato é novo: a linha inferior lembra uma onda. Por dentro, o posicionamento e formato de lâmpadas e refletores foram trocados. Luzes de xenon são de série, assim como as luzes diurnas, que passaram a ter quatro LEDs com condutores de iluminação feitos por polímeros especiais. Formam uma luz continua e desenho ainda mais visível que os 18 LEDs dos faróis da versão anterior. Outra vantagem do sistema atual é de gastar menos energia. A regulagem de altura do facho é automática e são equipados com lavadores elétricos. Com isso, o conjunto é eficiente e, ao mesmo tempo, harmonioso.
Na traseira, as lanternas também têm novo design com LEDs que proporcionam melhor visibilidade. O para-choque, que possui um difusor de ar, foi redesenhado e o escapamento possui duas ponteiras. O comprimento do A4 se manteve em 4,70 m. O entre-eixos e a largura também não se modificaram (2,81 m e 1,83 m, respectivamente).

Interior

O interior do novo A4 está ainda mais refinado. O volante de couro recebeu novo desenho, mais esportivo. O painel é preto, com detalhes na cor cinza e apliques em alumínio. O carpete no assoalho também é preto. O cliente poderá escolher quatro combinações de cores para bancos, revestimentos de porta e forro de teto. Os comandos multimídia, tanto no volante quanto no console, foram aprimorados e, ao mesmo tempo, ficaram mais simples e intuitivos de usar.
 O novo A4 pode contar com o opcional MMI (Multi Mídia Interface), com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage via voz com o condutor). É possível navegar pelas diversas mídias (jukebox, SD Card, CDs, rádio e sistema de navegação) sem deixar de estar atento ao trânsito, utilizando apenas a voz. Aperfeiçoamentos também foram aplicados no sistema de ar-condicionado e na transmissão automática. O porta-malas manteve a capacidade de 480 litros.

Motores

Os motores do A4 se destacam pelos baixos índices de emissões de poluentes, pelas rápidas respostas e pelo eficiente consumo. São o estado da arte em termos de tecnologia veicular. Inicialmente haverá duas versões disponíveis, ambas com bloco de quatro cilindros, 2 litros, turbocompressor e injeção direta. O primeiro, disponível para a versão Ambiente, tem 180 cv de potência a 4.000 rpm, índice que se mantém até os 6.000 rpm. O torque é de 320 Nm, disponíveis entre 1.500 e 3.900 rpm. O outro motor, que equipará a versão Ambition, prevista para chegar em julho, tem 211 cv de potência, de 4.300 rpm a 6.000 rpm. O torque é de 350 Nm na faixa entre 1.500 rpm a 4.200 rpm.

A curva de torque desses motores são quase planas e indicam disposição para acelerar desde as baixas rotações, proporcionando prazer ao dirigir e rápidas respostas. O A4 Ambiente, equipado com motor 2.0 TFSI de 180 cv, acelera de 0 a 100 km/h em apenas 8,2 segundos e atinge velocidade máxima de 226 km/h.

Transmissão

As caixas de câmbio mudam de acordo com a versão. O A4 Ambiente, com motor de 180 cv, utiliza câmbio Multitronic (continuamente variável com nova programação). No modo automático, o motorista pode pisar até o fim do acelerador e observar o conta-giros: como no avião, a rotação se mantém praticamente estável, enquanto a velocidade aumenta sem que o motorista sinta qualquer tranco. Para quem preferir o sistema tradicional, o Multitronic permite a simulação de oito marchas.
Já o A4 Ambition utiliza câmbio S-Tronic, automático sequencial de dupla embreagem e sete marchas. Essa caixa troca as marchas mais rapidamente do que um piloto de competição. Junto com a caixa S-Tronic vem a tração quattro como item de série.

Chassi

A estrutura do A4 está em dia com o seu compromisso com a esportividade, a precisão, o conforto e a segurança. O novo A4 teve recalibragem nos braços da suspensão traseira e nos amortecedores. A maioria dos componentes da suspensão é de alumínio. O carro usa o sistema multilink na dianteira, com cinco braços, e trapezoidal na traseira, com uma estrutura suspensa em quatro pontos e as mangas de eixo na parte inferior, ligada aos amortecedores.
A direção passa a ter assistência elétrica e, além de apresentar respostas rápidas, é ainda mais precisa nas manobras. Novidade importante é que o sistema não consome energia, já que não tem ligação com o motor como são as direções convencionais. A nova direção representa uma economia de 0,3 litros de gasolina por 100 quilômetros rodados e reduz em 7 gramas por quilômetro as emissões de CO2.
O novo A4 têm ESP (controle de estabilidade) e diferencial de deslizamento limitado. As rodas disponíveis de série são aro 17 com pneus 225/50. A versão Ambiente, por R$ 149.700,00, vem equipada também com bancos dianteiros com ajustes elétricos, piloto automático, sensor de luz e chuva, teto solar, espelhos retrovisores externos elétricos, airbag lateral dianteiro e de cabeça, faróis bi-xenônio, freio de estacionamento eletromecânico, sensor de estacionamento traseiro, rádio Symphony, Audi Music Interface e Bluetooth.

Nenhum comentário:

Postar um comentário