A Dana comemora, este mês, 65 anos de atividades no Brasil. A empresa, que tem sua história estreitamente ligada à introdução da indústria automobilística no País, vive um novo momento com crescimento nos seus negócios na região do Mercosul e com o lançamento de novas tecnologias.
“No ano passado demos um importante passo para ampliar nossa presença no mercado e fortalecer ainda mais nossa participação dentro das operações mundiais da Dana”, explica Harro Burmann, presidente da Dana na América do Sul. “A estratégia da empresa para se tornar o único fornecedor, em toda a região, de sistemas completos de driveline já resultou na conquista de novos negócios e no fortalecimento das operações brasileiras, com a valorização do potencial, da competência e do talento brasileiros”, explica o executivo.
Primeira da indústria automobilística brasileira
No dia 10 de julho de 1947, nascia no Rio Grande do Sul a Albarus, hoje Dana. Fundada pelo imigrante alemão Ricardo Bruno Albarus, a então Albarus Cia. começou, antes mesmo da instalação das principais montadoras, durante osanos 50, como uma pequena oficina mecânica de precisão e, gradualmente, especializou-se na produção de peças para a crescente frota de veículos importados que circulavam pelo País.
Em 1948, para atender à solicitação de um cliente que desejava adquirir mil cruzetas, a Albarus diversificou a sua linha de produtos e passou a fabricar o importante componente. A encomenda foi feita pela empresa Figueiras, de Porto Alegre, e tinha como destino o mercado de reposição de autopeças para os veículos utilitários da marca Jeep.
Pouco depois, a Ford "descobriria" a Albarus. O primeiro pedido da fabricante norte-americana mudou o destino da empresa e marcou o início da produção de cruzetas para as montadoras, ainda para o mercado de reposição, pois a indústria automotiva brasileira só se estabeleceria alguns anos depois, no final dos anos 50.
Em 1955, por uma sugestão da Ford, Ricardo Albarus aproximou-se da Dana Corporation - então Spicer Manufacturing Co., fabricante norte-americana de eixos cardans - em busca de novas tecnologias. Essa associação selou o início das atividades da Dana no Brasil e foi o primeiro investimento da companhia fora dos EUA. Em pouco tempo, a Dana assumiu o controle acionário da Albarus e constituiu-se, a partir dos anos 70, em um dos mais importantes fornecedores de autopeças para as montadoras de veículos instaladas no Brasil.
No ano de 1993 a empresa dava seus primeiros passos em direção a um mercado cada vez mais globalizado. Ainda conhecida por Albarus, passou por um período de transição, que introduziu o nome Dana Albarus no mercado brasileiro. Alguns anos depois, a marca Dana ganhou o destaque esperado, mas o nome Dana Albarus permanece ainda hoje como uma referência de qualidade no mercado.
Em 2011, a Dana fez um importante movimento e tornou-se o único fornecedor de sistemas completos de driveline, com produção local no Brasil e na Argentina, para toda a América do Sul. A empresa passou a fabricar uma nova família completa de eixos dianteiros na unidade de Sorocaba, que resultou no investimento de US$ 150 milhões, o maior já feito pela companhia fora dos Estados Unidos.
Esse movimento da Dana para a produção de eixos médios e pesados, iniciada em outubro do ano passado na planta de Sorocaba, permitiu o aumento nas vendas anuais em cerca de US$ 400 milhões e elevou o faturamento na América do Sul para US$ 1,5 bilhão. Os eixos e cardans são fornecidos para as principais montadoras instaladas no Mercosul, como Agrale, Ford, MAN, Mercedes-Benz, Volvo, Scania e Toyota, entre outras.
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