Depois de anunciar a comercialização da versão 4 portas (Sportback) na semana passada, a Audi começa a vender no Brasil o novo Audi A5 Coupé, um veículo considerado uma obra-prima pelo seu criador, o designer italiano Walter De’Silva, que na época do lançamento do modelo, em 2008, chefiava a equipe de projetistas na Audi e atualmente é o chefe do departamento de design de todo o grupo Volkswagen. O novo modelo tem preço a partir de R$ 202.700,00.
O Audi A5 Coupé, que também começou a ser vendido no Brasil há quatro anos atrás, passou por algumas atualizações recentemente e chega ao mercado brasileiro na versão Ambition, equipado com motor 2.0 turbo FSI de 211 cv de potência, e agora com câmbio S tronic de sete velocidades.
Com suas linhas elegantes, o novo Audi A5 Coupé já é um clássico moderno e recebeu o Prêmio de Design da Alemanha, em 2010. O modelo de duas portas também é bastante versátil no dia a dia em função da ampla porta dianteira. Graças à construção de baixo peso da carroceria em aço e dos para-lamas dianteiros em alumínio, o modelo pesa apenas 1.550 quilos. A versão Coupé recebeu as mesmas atualizações do Audi A5 Sportback, tanto no interior, quanto no exterior do modelo.
Design e interior
O Audi A5 Coupé brinca com as proporções dos coupês clássicos e a curvatura do teto confere uma elegância esportiva. Os novos faróis se assemelham a uma cunha, com as luzes diurnas em LED e xenônio nos dois fachos de luz. A montadora oferece ainda ajuste automático de altura e um par de eficientes faróis de neblina, aprimorados e e moldurados por uma lâmina preta de alto brilho. As luzes traseiras com LEDs foram também modificadas.
A carroceria do modelo impressiona pela alta rigidez, excelente segurança em acidentes, conforto vibracional refinado e baixo peso. São 15 opções de cores disponíveis para a carroceria e duas opções de cores internas – preto, cinza . O modelo tem 4.626 mm de comprimento, 1.854 mm de largura e 1.372 mm de altura, com 2.751 mm de distância entre-eixos.
O acabamento externo inclui ainda soleiras de portas em alumínio, retrovisores com ajustes elétricos e na cor do veículo e frisos decorativos brilhantes. As rodas de liga leve são de18 polegadas (com pneus 245/40).
Novos materiais também fazem o interior do Audi A5 Coupé mais elegante do que nunca e os controles se tornaram ainda mais intuitivos. Bancos esportivos em couro, com ajustes elétricos, estão disponíveis para o condutor e passageiro da frente. O banco traseiro é bipartido e o modelo vem equipado com teto solar elétrico “Open Sky”.
Entre os itens de conforto e conveniência, destaque para alavanca de câmbio em couro, ar-condicionado automático, computador de bordo com marcador de temperatura, controle de cruzeiro, espelho retrovisor interno com função antiofuscante automática, vidros com isolante térmico e volante esportivo multifuncional, em couro, com shift paddles. O acabamento é em alumínio escovado. O compartimento de bagagem oferece capacidade para 455 litros, capacidade superior a dos concorrentes diretos.
Motor e transmissão
O novo Audi A5 Coupé Ambition vem equipado com motor turbo 2.0 FSI, de quatro cilindros e 1.984 cilindradas, que gera 211 cv de potência máxima, entre 4.300 e 6.000 rpm. O torque máximo é de 350 Nm, disponível entre 1.500 e 4.200rpm.
A velocidade máxima é de 245 km/hora e a aceleração de 0 a 100 km/hora é feita em apenas 6,5 segundos. A versão anterior, com motor de 3.2 litros de 265 cv, tinha praticamente a mesma acelaração de 0 a 100km/hora – 6,4 segundos. Mesmo com um motor mais compacto e com menos cavalos que o antecessor, o desempenho e eficiência do novo Audi A5 Coupé impressionam, graças à tecnologia do turbocompressor, novo câmbio S tronic, ao alto torque e menor peso.
Entre os destaques de tecnologia está o sistema AVS (Audi Valvelift System) que varia a abertura e fechamento das válvulas do motor, alterando o desempenho em baixas e altas rotações. Seguindo o desenvolvimento tecnológico da marca, o novo Audi A5 Coupé também utiliza o sistema KERS de recuperação de energia cinética aumentando com isso a eficiência no consumo de combustível. Com isso, apesar da alta performance, o consumo médio é de 14,2 km/litro (cidade/estrada), ou seja, 27,9% mais econômico que o 3.2 V6, que fazia 11,1 km/litro entre cidade/estrada. A emissão de CO2 na utilização combinada diminuíu de 215 g/km para 159 g/km, ou seja, 26%.
A Audi oferece a transmissão ideal para cada potência de motor e na família A5 não é diferente. A versão cupê de 211 cv vem agora equipado com câmbio S tronic de 7 velocidades. Também é de série a nova direção assistida eletromecânica, que reduz o consumo de combustível, e o programa de estabilização eletrônica (ESP).
O sistema quattro de tração integral permanente está disponível como item de série e apresenta novo diferencial central e a função de vetorização de torque, que garante ainda mais tração, estabilidade e resposta dinâmica, porque atua nas quatro rodas: se uma delas fica sem atrito, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração para fazer uma curva, por exemplo.
Outros equipamentos
No Pacote Advanced, os opcionais oferecidos pela montadora são o Audi Drive Select – sistema que possibilita selecionar o modo de condução mais atraente para o motorista, modificando características da direção, motor e módulos de controle do amortecimento; o Audi Side Assist - que alerta o condutor sobre o posicionamento de veículos em pontos cegos e que permite a troca de faixa mais segura; o computador de bordo colorido; e o sistema Keyless-Go (que permite ao motorista abrir a porta e dar a partida sem a chave).
A versão mais atualizada do Controle de Cruzeiro Adaptativo (Adaptive Cruise Control), que utiliza radares para manter o modelo a uma distância constante do veículo à frente, também está no pacote opcional. Se o sistema detecta a possibilidade de colisão na traseira do veículo à frente a uma velocidade inferior a 30 km / h, o equipamento irá executar uma frenagem.
Outros opcionais são espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecidos; sistema de som Bang & Olufsen; e sistema Keyless-Go, caso o cliente não peça o Pacote Advanced.
Sistemas de informação e entretenimento
Os sistemas de informação e entretenimento na Audi A5 Coupé também foram significativamente melhorados. A unidade MMI (Multi Mídia Interface) Plus, com sistema de navegação e comando de voz ativo (o veículo interage com o condutor) é um dos opcionais.
A operação é intuitiva, por meio do botão MMI com joystick ou controle por voz integrado. O MMI Navigation Plus inclui uma tela em cores de 7 polegadas e de alta qualidade, com apresentação de mapas em 3D e disco rígido para músicas e dados.
Em qualquer uma das versões, com rádio Symphony de série ou MMI com sistema de navegação opcional, o carro é equipado com sistema Bluetooth e Audi Music Interface.
Nenhum comentário:
Postar um comentário