sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017


Novo motor e um visual ainda mais agressivo
Audi RS 3 Sportback recebe atualização
 
 
 
O novo Audi RS 3 Sportback completa a vanguarda esportiva da fabricante de Ingolstadt no segmento de compactos premium. Seguindo a estreia mundial do RS 3 Sedan no Salão do Automóvel de Paris 2016, o RS 3 Sportback agora está pronto para ser apresentado no Salão de Genebra deste ano. Com motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção, dinamismo excepcional e um visual ainda mais agressivo, o carro oferece uma experiência emocional de direção.
 
“O RS 3 Sportback oferece aos nossos consumidores uma introdução atraente ao universo RS” afirma Stephan Winkelmann, CEO da Audi Sport GmbH. “Desde 2011 o esportivo compacto se provou extremamente bem-sucedido no mercado. Com o novo motor de cinco cilindros, o modelo está entre os melhores de sua categoria e continua batendo recordes nas pistas.”
 
De 0 a 100 km/h em 4,1 segundos
Por trás da impressionante performance do RS 3 Sportback está o motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção – o 2.5 TFSI. O propulsor entrega 400 cv de potência – 33 cv a mais que o anterior – e é 26 kg mais leve graças ao seu cárter de alumínio, entre outras características. O torque máximo de 480 Nm é disponibilizado a partir de uma rotação baixa, de 1.700 rpm, e se mantém constante a até 5.850 giros. Dessa forma o modelo consegue acelerar até os 100 km/h em 4,1 segundos. O efeito dessa extraordinária potência é intensificado pelo inconfundível som do cinco-cilindros, que provém da alternância da ignição entre os cilindros diretamente adjacentes e amplamente espaçados. Sob demanda, a Audi pode aumentar a velocidade máxima de 250 km/h para 280 km/h.
 
Para uma melhor preparação da mistura de combustível, o novo motor 2.5 TFSI emprega a dupla injeção direta no coletor de admissão e nas câmaras de combustão. Na parte de exaustão, o Audi valvelift system controla a duração de abertura da válvula dependendo da aceleração e velocidade do motor – para um consumo moderado com carga baixa ou parcial, bem como uma resposta mais espontânea do acelerador e um alto nível de potência e tração com carga máxima.
 
Sistema de tração quattro com distribuição variável de potência
A transmissão S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração integral permanente quattro transferem a potência do cinco-cilindros para a estrada. A embreagem eletro-hidráulica multi-plate distribui o torque variável entre os eixos. A tração quattro é integrada ao sistema de dinâmico de direção Audi drive select, assim como a direção, o câmbio S tronic, o gerenciamento do motor, as abas de escape ajustáveis, além da suspensão RS sport (opcional) com amortecedores adaptativos. O motorista pode variar individualmente o funcionamento desses componentes entre três modos – comfort, auto e dynamics (conforto, automático e dinâmico). O manuseio é aperfeiçoado pelo uso do ESC (controle eletrônico de estabilidade) com controle de torque seletivo e modo sport ajustado especialmente para o RS.
 
Bitola mais larga e ajuste esportivo da suspensão
Junto à direção progressiva, o eixo traseiro four-link e a suspensão rebaixada em 25 mm em relação ao A3, o RS 3 Sportback combina dinamismo fascinante a uma estabilidade superior. Comparado ao modelo de produção, a bitola do eixo dianteiro é 20 mm mais larga – e as caixas de rodas são, consequentemente, mais robustas. De série, as rodas têm 19 polegadas de diâmetro e os pneus medem 235/35, enquanto os discos de freios têm 310 mm de diâmetro. Opcionalmente, os clientes podem escolher discos de fibra de carbono na dianteira. No eixo traseiro, são usados discos também com 310 mm.
 
Exclusivo design RS
Por fora, o RS 3 Sportback demonstra sua potência com a bela grade Singleframe brilhante com padrão colmeia, grandes entradas de ar e acabamento angular nas soleiras. Com a redesenhada lâmina no para-choque dianteiro, a frente do carro tem aparência mais larga. Faróis de LEDs com a distinta assinatura de iluminação da marca são de série, e os faróis matrix de LEDs são oferecidos como opcionais. Na traseira há um elegante spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais. O logo quattro, localizado na parte de baixo da grade Singleframe, dá o toque final na aparência dinâmica do carro, assim como o emblema RS 3 na grade e na tampa do porta-malas.
 
Contador de voltas, indicador de aumento de pressão e tela especial RS
Os dois relógios de instrumentos circulares têm fundo preto com agulhas vermelhas e indicadores na cor branca. O sistema de informação ao motorista centralmente posicionado inclui indicador de aumento de pressão, termômetro de óleo e contador de voltas. O painel totalmente digital Audi virtual cockpit mostra dados do sistema de infotainment e está disponível como opcional. Uma tela especial RS desloca o tacômetro para o centro, exibindo em ambos os lados as informações sobre torque, força G e pressão dos pneus. Quando a transmissão está operando em modo manual, uma escala de cores indica ao motorista o momento para a troca de marcha pelos shift paddles ou pela alavanca seletora quando o motor se aproxima da rotação máxima.        
 
Interior esportivo e conforto excepcional
O RS 3 Sportback é equipado com bancos esportivos revestidos de couro Napa de série. Como opcional são oferecidos bancos RS com contornos mais pronunciados e encostos de cabeça integrados para motorista e passageiro dianteiro. Emblemas RS são estampados nos encostos dos assentos de ambas as configurações. O volante esportivo de couro da linha RS tem base aplanada e traz botões para a operação do sistema de infotainment. O principal elemento de controle é o botão rotativo e de pressão localizado no túnel do console central. Um touchpad pode ser integrado na superfície do botão opcionalmente, permitindo ações como rolar a tela, dar zoom e escrever textos. Também está incluso no sistema um recurso de pesquisa de texto que conclui automaticamente a entrada do usuário após apenas algumas letras terem sido inseridas. O controle de voz pode processar questões e comandos formulados pelo motorista em linguagem cotidiana.
 
Online com o Audi connect
Quando se falta de infotainment, o RS 3 Sportback é extremamente versátil. Um módulo LTE traz os serviços do Audi connect a bordo, incluindo navegação com Google Earth e Google Street View, bem como informações sobre preços de combustíveis, previsão do tempo, viagem e trânsito. O aplicativo Audi MMI connect permite aos usuários transferir seus calendários de smartphones para o sistema MMI. O motorista pode ainda pode enviar destinos do Google Maps e destinos especiais para o sistema de navegação, além de transmitir músicas da internet. Apple Car Play e Android Auto podem ser usados para mostrar os aplicativos selecionados para a tela a bordo e suprir as necessidades de telefonia, música e navegação. Além disso, o sistema de navegação inclui um hotspot wi-fi que permite aos passageiros conectar seus dispositivos móveis à internet.
 
Outros destaques incluem o Audi phone box, o sistema de som Bang&Olufsen com 705 watts de potência e muitos dispositivos de assistência ao motorista. Em tráfego lento de até 65 km/h, por exemplo, o traffic jam assist mantém o carro a uma distância segura do veículo da frente e pode assumir a direção por alguns momentos. Novidade também no RS 3 Sportback é o assistente de emergência, que freia o carro automaticamente se necessário, e o cross traffic assist, que avisa quando um veículo cruza a traseira quando o motorista está saindo de uma vaga de estacionamento. 
 
Lançamento
Encomendas para o RS 3 Sportback e o RS 3 Sedan podem ser feitas na Europa a partir de abril; já o lançamento comercial ocorre em agosto.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário