quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Audi R8 5.2 FSI V10 quattro® começa a ser vendido no Brasil

Desempenho impressionante, dinamismo de tirar o fôlego e design elegante são características marcantes do novo Audi R8 5.2 FSI V10 quattro® que chega ao Brasil na versão cupê com preço de R$ 696.500. O automóvel de alta performance, derivado do modelo de competição que venceu cinco vezes a tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, acelera de 0 a 100km/hora em incríveis 3,9 segundos e tem velocidade máxima de 316 km/hora. O cupê de dois lugares, um verdadeiro carro de corrida para as ruas, está sendo apresentado pela primeira vez no Brasil no estande da concessionária Audi Carbel na 2ª edição da Bienal do Automóvel, em Belo Horizonte (MG), que começou hoje (quarta-feira, 9/12), e segue até o dia 13 de dezembro (domingo), no Complexo de Exposição Gameleira, que abrange o Parque de Exposições e o Expominas. O superesportivo da Audi é um dos destaques do evento, que espera receber um público de 150 mil pessoas. O Audi R8 está em exposição no estande de 168 metros quadrados da concessionária mineira, um dos maiores da feira, que exibe também o novo Audi S3, o Audi A4 e o Audi Q5, recentemente eleito Utilitário Esportivo Premium do Ano no Brasil. O mercado mineiro corresponde a aproximadamente 10% da comercialização de modelos novos no Brasil e Minas Gerais tem a segunda maior frota do País, atrás apenas do Estado de São Paulo. A 2ª. edição da Bienal conta com a presença de montadoras e fabricantes de automóveis nacionais e internacionais, representadas por suas redes de concessionárias, fornecedores de autopeças e serviços voltados à manutenção, personalização de carros, acessórios, sonorização e preparação de motores. Os visitantes podem ainda ver carros off-road, apreciar modelos antigos e personalizados, entre outras atrações. Graças à tecnologia Audi Space Frame (ASF) de construção leve, a carroceria do Audi R8 5.2 FSI V10 quattro pesa apenas 210 quilos, apesar dos reforços nas soleiras, túnel central, traseira, piso e colunas A e B. A rigidez elevada da carroceria ASF inclui ainda um quadro de motor integrado de magnésio ultra-leve, que fornece a base para o comportamento dinâmico do carro e oferece segurança superior. Numerosos detalhes demonstram o empenho dos designers Audi em criar um produto único. As entradas de ar frontais, que direcionadas para os três radiadores, são pintadas de preto com alto brilho, assim como os suportes da grade são revestidos com cromo. A versão cupê do Audi R8 vem equipada com “sideblades” atrás das portas, um direcionador de ar de grande superfície que refrigera o motor V10. Os faróis compostos por 24 LEDs são obras de arte da engenharia da montadora. Seus refletores lembram cascas de mexilhão, onde as luzes diurnas aparecem em faixas que formam uma curva na borda inferior do conjunto ótico. A tecnologia desenvolvida pela Audi não encontra concorrentes entre outros fabricantes. A lateral angulosa e larga do superesportivo ostenta emblemas V10 que aludem à potência do motor. A superfície escura entre as luzes traseiras enfatiza a largura do carro, assim como o sistema de escape com duas grandes saídas ovais e o spoiler traseiro, que se estende automaticamente à velocidades mais elevadas. O Audi de dois lugares apresenta um interior generosamente espaçoso, enfatizado pelo volante em couro de três raios multifuncional, que tem base achatada como nos carros de corrida. Os assentos são ajustáveis eletricamente e o sistema de informação inclui um cronômetro para registrar os tempos por volta em um circuito de corridas. Entre os poucos opcionais do modelo, destaque para o sistema de som Bang & Olufsen. O interior é confeccionado na cor preta. Um detalhe do couro dos bancos são pigmentos que refletem os raios infravermelhos, o que mantém a temperatura mais fria em até 20 graus Celsius. São três compartimentos de armazenamento integrados na parte traseira, em um dos quais há um CD changer. Para quem quer curtir a estrada em viagens curtas, há opção de levar a bagagem de final de semana em um compartimento frontal com capacidade para 100 litros. A versão mais recente do sistema de multimídia MMI Plus, com tela de 6,5 polegadas, é de série no Audi R8 5.2 FSI quattro®. O equipamento tem alta resolução, além de vir combinado com uma câmera na traseira para auxílio nas manobras de estacionamento. O Audi R8 5.2 FSI quattro®, que foi desenvolvido em cooperação com a quattro GmbH, deslumbra pelo desempenho excepcional. O motor V10 com cárter de alumínio, feito grande parte a mão, segue a tradição da Audi nas pistas de corrida. O propulsor aspirado produz 530 Nm de torque a 6.500 rpm e tem potência máxima de 525 hp, atingida a 8.000 rpm. A potência específica é 100,9 hp por litro, e a relação peso-potência é de 3,1 kg por cavalo. Além de tudo isto, o som do motor de dez cilindros é inconfundível e apaixonante, como notas musicais para os amantes da alta velocidade. O motor 5.2-litros FSI possui injeção direta de combustível. A alta taxa de compressão 12.5:1 permite a performance inigualável e eficiência no consumo de combustível. O sistema de lubrificação por cárter seco, outra tecnologia das pistas de corridas, garante que o fornecimento de óleo seja mantido mesmo com a aceleração lateral máxima de 1,2 G. O Audi R8 5.2 FSI está disponível com transmissão automática de seis velocidades, o câmbio R tronic, que oferece o modo de condução normal ou esportivo, ou ainda totalmente automático ou manual. Nesta última opção, o motorista pode fazer trocas rápidas usando o joystick no túnel central ou os paddles no volante. O modelo também vem com o sistema "Launch Control" - um programa que gerencia os engates perfeitos de marchas para maximizar a aceleração na partida. A tração permanente e integral quattro®, em conjunto com o bloqueio do diferencial no eixo traseiro, fornece força significativamente maior, estabilidade nas curvas mais velozes e precisão na condução. Como em um carro de corrida, há braços duplos triangulares de alumínio em todas as quatro rodas. A direção hidráulica por pinhão e cremalheira oferece alta precisão nas manobras. O chassi é ajustado para oferecer conforto, graças também ao padrão de tecnologia Audi Magnetic Ride, um sistema que utiliza campos magnéticos nos amortecedores, adaptando sua resposta, em milésimos de segundos, às condições da estrada e ao estilo do motorista. A suspensão esportiva com amortecedores convencionais está disponível como opcional. O R8 5.2 FSI quattro® vem equipado com rodas de 19 polegadas de 10 raios, pneus 235/35 na dianteira, e 295/30 na traseira. Os freios oferecem desempenho impressionante: são quatro discos internamente ventilados e perfurados, com pinças de oito pistões na frente e de quatro pistões na traseira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário