segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Com pequenos cuidados, câmbio automático sem problemas

Com o final do ano e as férias escolares, chega a hora de colocar o carro na estrada para aquelas sonhadas férias. Se o veículo estiver equipado com câmbio automático, nem os congestionamentos serão capazes de tirar o prazer da viagem. Mas a Brasil Automático - líder nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas - alerta para alguns cuidados que devem ser tomados pelos motoristas antes e durante as férias. A primeira dica pode parecer simples, mas chega a ser esquecida ou mesmo desconhecida por algumas pessoas. Sempre que o carro estiver no plano, em velocidade de cruzeiro, o câmbio automático deve permanecer em "D" (Drive), inclusive nas ultrapassagens. Antes de arrancar com o veículo em subidas, o ideal é colocar a alavanca em "1" ou "L" (Low). Nesta posição, a transmissão suporta um esforço maior, pois está com a sua pressão interna elevada, impedindo que os elementos internos patinem. Se o sistema for "Tiptronic" ou similar, será preciso dar um toque para trás na alavanca de marchas, no sentido da redução, ao levá-la para o trilho de trocas manuais. Dessa forma, a transmissão entrará em "L" automaticamente. A posição "1" ou "L" também deve ser utilizada em descidas muito íngremes ou serras, pois ativa automaticamente o freio motor. Com esse cuidado, o motorista poupa o sistema de freios do veículo. Se a descida for longa e moderada, como é comum algumas vezes, vale o mesmo cuidado. É prudente ir reduzindo (por exemplo: de "D" para "4", "3", "2" ou mesmo para "1") até que se perceba que a transmissão automática está auxiliando na frenagem. Antes de trafegar por terrenos escorregadios (barro, areia, grama ou pedra) é preciso posicionar a alavanca do câmbio, com o veículo ainda parado, em "2" ou "I" (alguns modelos contam com uma tecla própria: "Winter" ou "Snow"). Essa posição reduz o torque aplicado nas rodas e evita que o veículo atole devido ao giro excessivo. Com alguns pequenos cuidados e a manutenção preventiva em dia, o câmbio automático dificilmente deixa os motoristas pelo caminho. Então, antes de pegar a estrada, esteja sempre alerta: - para manchas de fluido avermelhado no piso da garagem (podem indicar vazamentos); - no nível do fluido, que precisa ser verificado periodicamente e mantido sempre dentro das marcas. Nem acima, nem abaixo; - ao completar o nível, é preciso utilizar apenas o fluido indicado no manual do veículo ou transmissão; - ao notar barulhos estranhos ou trancos nas trocas de marchas, procure imediatamente um profissional especializado. Além de garantir a tranquilidade das férias, a inspeção constante da transmissão automática é fundamental para ampliar a durabilidade do sistema e tornar a manutenção muito mais barata. Na maioria das vezes, grandes quebras são causadas por pequenos problemas. Referência nacional em treinamentos e literatura sobre transmissões automáticas, a Brasil Automático realiza cursos em sua nova sede (na cidade de São Caetano do Sul/SP) e também em outros estados e países, em parceria com escolas, empresas e sindicatos. Desde 2000, a empresa oferece uma completa literatura técnica sobre o tema em português. São mais de 70 manuais, com dados sobre o funcionamento, montagem, desmontagem, especificações e operação dos principais modelos de câmbios nacionais. A equipe de suporte técnico da Brasil Automático também esclarece as dúvidas dos reparadores pela internet. As questões podem ser relatadas no site - http://www.brasilautomatico.com.br/ - ou enviadas para o e-mail treinamentos@brasilautomatico.com.br.

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