Segundo dados da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção da indústria automotiva deve contabilizar aproximadamente 4 milhões de automóveis em 2010. Além da rapidez e agilidade na produção, fatores decisivos para este bom desempenho, os fabricantes também contam com uma grande aliada: a tecnologia.
Dentre as inúmeras opções, uma delas está chamando a atenção da indústria automotiva, os digitalizadores tridimensionais. Com o uso do aparelho no processo de fabricação de veículos é possível reduzir o tempo gasto com a engenharia e, assim, acelerar o lançamento dos produtos no mercado. Outra vantagem é garantir a alta qualidade das peças, diminuindo a possibilidade de retrabalho. “Um erro na produção de uma peça de grande valor, como um motor de carro, por exemplo, bem como o tempo perdido para refazê-la representa milhões de reais em prejuízo. Com o digitalizador 3D, esse risco diminui consideravelmente”, afirma Israel Nacaxe, diretor da Spatium 3D, empresa especializada em produtos e serviços para a digitalização e medição tridimensional
Segundo Nacaxe, em 2009 a procura por aparelho scanner aumentou significativamente em comparação a 2008. E esse número deve continuar crescendo. Conforme dados da Frost & Sullivan, conceituada empresa de consultoria e pesquisa de mercado, estima-se que o setor de digitalizadores 3D movimentará US$ 600 milhões no mundo em 2012, com taxas de crescimento anuais de 15 a 20%. “O retorno é rápido e justifica o investimento”, afirma Nacaxe.
Pensando na necessidade do mercado e no crescimento do setor de digitalizadores, a Spatium 3D criou o primeiro scanner 3D com tecnologia 100% nacional. O uso do digitalizador gera dados detalhados de medição de qualquer peça do veículo, desde motor até o painel decorativo, e permite reconstruir essas peças a partir do modelo original. Além disso, o aparelho também reproduz o objeto escaneado por meio da duplicação digital da imagem, que uma vez criada, pode ser utilizada inúmeras vezes. Assim, a tecnologia diminui custos para todo o setor produtivo, pois evita desperdício de matéria-prima, mão de obra e otimiza as vendas.
A Spatium 3D é a única fabricante no Brasil de scanners tridimensionais com tecnologia nacional. O aparelho Spatium 3D scanner permite medição sem contato e é capaz de digitalizar até dois milhões de pontos em dois segundos. Outro diferencial é a mobilidade. O scanner pesa 7 quilos e, portanto, pode ser usado em locais de difícil acesso e em peças de qualquer tamanho, desde uma moeda até um avião. O software roda em qualquer computador, usa Windows e não tem a necessidade de outro sistema para suportá-lo.
Além da indústria automotiva, a tecnologia é aplicável em diferentes segmentos como indústria de base (siderúrgica), de bens intermediários (autopeças, mecânica, agrícola e naval), de bens de consumo (eletroeletrônicos e eletrodomésticos) e de processos (óleo & gás). Também pode ser usada para a restauração de monumentos e edificações, esculturas e obras de arte, na reconstrução de superfícies e por empresas fabricantes de produtos odontológicos e próteses ortopédicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário