É notável a conquista das mulheres no mercado de trabalho. A cada ano, a participação dessas profissionais cresce, inclusive ocupando cargos nos quais, em outros tempos, seriam exclusivamente dos homens. O segmento da indústria automobilística é um bom exemplo da crescente presença do público feminino. Na Rede Volkswagen Caminhões e Ônibus, representada pela ACAV (Associação Brasileira dos Distribuidores Volkswagen Caminhões e Ônibus), elas exercem as mais diversas funções, desde secretárias, vendedoras de veículos, supervisoras, gerentes de vendas, peças, serviços até titulares. “Muitas profissionais construíram suas carreiras na Rede VWCO e hoje comandam áreas importantes dentro de uma concessionária”, explica Sérgio Zonta, presidente da ACAV. Neste universo de veículos pesados, Ana Lúcia Guilmo Manteca, supervisora de Peças da Marka, concessionária de Jaú, interior paulista, atua desde 1994. “Comecei na área de telemarketing de peças, fui promovida para vendedora e, atualmente, sou supervisora do departamento. Essa trajetória de sucesso em um setor até então considerado masculino se deve a dois fatores. Em primeiro lugar, gosto muito do que faço e, além disso, sempre trabalhei com pessoas que me respeitam”, conta Ana. A gerente de Serviços da Sudeste Caminhões, Neide de Rezende Reis Batista, localizada em Juiz de Fora (MG), também está traçando o seu caminho profissional dentro da Rede. Há cinco anos, Neide trabalha na concessionária e iniciou sua carreira no almoxarifado. Hoje ela é responsável pelo administrativo, passando pela distribuição dos serviços da oficina até o atendimento aos clientes. “Sou detalhista no que faço e comprometida para trazer os melhores resultados. Acredito que essas são características presentes nas mulheres e contribuem para o nosso sucesso’, destaca a gerente. A qualificação profissional é outro fator para impulsionar a carreira. As mulheres investem cada vez mais em estudos para desenvolver suas habilidades. “Para a ACAV, o aperfeiçoamento da Rede é importante para atender sempre bem os clientes. Por esse motivo, promovemos treinamentos e as mulheres sempre marcam presença. Elas são fundamentais para a marca manter sua liderança no mercado”, garante Zonta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário