segunda-feira, 1 de março de 2010

VW Amarok tem tecnologia ZF

Fazer uma pick-up altamente competitiva e muito mais versátil – esse era o foco do desenvolvimento da Volkswagen Amarok. E com esse objetivo, a tecnologia da ZF deu contribuição significativa para o novo veículo. A picape Amarok, da Volkswagen, é equipada com vários componentes fabricados pelo Grupo ZF, como a transmissão manual ZF Ecolite 6S-450 (foto) de seis velocidades, o conjunto diferencial do eixo dianteiro (na versão 4X4), componentes de suspensão e direção hidráulica. O mais recente modelo da VW tem capacidade de carga superior a uma tonelada e comportamento comparável a um automóvel, com câmbio de engates leves, curtos e precisos. Produzida no Brasil, a transmissão manual ZF Ecolite 6S-450 é a mais moderna do mercado e foi desenvolvida pelas engenharias da ZF do Brasil e da Hungria. O grande diferencial do produto é ter sido projetado dentro do conceito “car-like” (comportamento de um automóvel) para aplicação em um veículo comercial, com tração 4x2 e 4x4, e torque máximo de 450 Nm. A precisão dos engates de marchas foi obtido graças a um inédito design das guias de seleção, que reduz o curso da alavanca, possibilita condução esportiva e tem trocas mais rápidas e suaves. A transmissão é uma das mais leves do mercado, apenas 63 kg, graças a seu design que conta, entre outros, com sistema de mudança inovador mono-haste e carcaça de alumínio. A relação de marchas, com duas overdrives, faz com que o motor trabalhe em rotações menores, o que também resulta em redução do consumo de combustível, da emissão de poluentes, do nível de ruído e vibrações no veículo e menor desgaste do motor. Além disso, o melhor escalonamento de marchas permite conciliar maior capacidade de saída em rampa com maior velocidade final. A nova transmissão exigiu um investimento de cerca de R$ 40 milhões para o seu desenvolvimento e para aplicação da mais moderna tecnologia aos processos de produção, montagem e testes. A ZF Ecolite 6S 450 é produzida em Sorocaba e enviada para a planta da Volkswagen, em Pacheco, Argentina. Na versão 4X4, a ZF também fornece o conjunto diferencial do eixo dianteiro, importado da Alemanha, que é uma versão modificada da versão utilizada na VW Touareg e foi desenvolvido para transmitir torque de até 400 Nm para as rodas dianteiras. A Volkswagen Amarok é ainda equipada com componentes de suspensão fornecidos pela ZF e direção hidraúlica da ZF Sistemas de Direção, também utilizada hoje no VW Touareg. Com relação variável, a direção proporciona respostas rápidas e precisas, em alta velocidade, sem risco de “oversteering” e, por outro lado, permite melhor dirigibilidade e conforto em manobras de estacionamento ou em espaço reduzido.

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