A AUDI AG lança, em parceria com a Secretaria Municipal de Transportes de Munique, a Universidade de Munique e empresas privadas da Alemanha, um projeto para viabilizar a utilização de veículos movidos a propulsão elétrica. O ponta-pé inicial foi dado na cidade de Munique, considerada a cidade modelo de energia limpa.
Até o segundo semestre de 2011, devem ser entregues na cidade alemã vinte modelos Audi A1 e-tron – primeiro compacto da Audi, em versão elétrica. Para possibilitar a circulação dos veículos, 200 postos para abastecimento elétrico serão instalados pela cidade. Além de disponibilizar os carros, o projeto também irá mapear o comportamento do todos os fatores que envolvem a utilização da frota, tais como o desempenho dos carros, abastecimento de energia, comportamento do motorista, dos pedestres, de outros tipos de transportes verdes como bicicletas, além do comportamento dos veículos tradicionais.
Os interessados em participar do projeto poderão opinar, por meio de smartphone, sobre suas impressões e experiências com a nova frota verde. Este levantamento deverá contribuir para que as empresas envolvidas na ação encontrem soluções viáveis para tornar a eletromobilidade realidade. Para este projeto, a Audi investiu 10 milhões de Euros.
Audi A1 e-tron
Recém lançado na Europa, o Audi A1 é o primeiro carro compacto da montadora alemã. A versão e-tron, que utiliza energia limpa como propulsão, tem potência de 102cv, aceleração de 130km/h e autonomia de 50km sem emissão de poluentes. Para auxiliar o desempenho do veículo, um motor de combustão interna é acionado sempre que a bateria estiver se esgotando, possibilitando assim que o veículo se desloque até o local de abastecimento mais próximo. O Audi A1 e-tron permite ainda a transferência de dados do carro e do condutor para os postos de abastecimento. Esta tecnologia permite gerenciar o modelo e o desempenho do condutor ao volante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário